Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7806 |
Resumo: | Um estilo de vida saudável está diretamente relacionado com a prática de atividade física. A diminuição da prática de atividades físicas e o aumento da exposição a hábitos sedentários por parte dos adolescentes é cada vez mais comum, gerando um aumento no índice de sobrepeso e obesidade nessa faixa etária. Estudos têm apontado que a maioria dos hábitos desenvolvidos na adolescência são transmitidos para a vida adulta, tornando necessárias iniciativas que minimizem esse problema. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto do transporte ativo no nível de atividade física de adolescentes. As informações sobre atividade física, sedentarismo e transporte ativo foram coletadas através de dois questionários, sendo um respondido pelo responsável e o outro pelo próprio adolescente. Os participantes foram submetidos a uma avaliação antropométrica para cálculo de IMC. A prevalência de sobrepeso foi de 29,2%, sendo que as meninas apresentaram maior percentual que os meninos (38,7% vs 22,0%). Apenas 22,2% dos adolescentes apresentaram valores suficientes de atividade física, enquanto 93,1% foram classificados como sedentários. Com relação ao transporte ativo, apenas 16,6% da amostra utiliza tal atividade e os principais motivos da não utilização são o grande trânsito de veículos (n=68; 94,4% de concordância), a distância (n=65; 90,3% de concordância) e o risco de assaltos (n=59; 81,9% de concordância). Esse estudo concluiu que o transporte ativo é um ponto importante a ser analisado nas atividades diárias dos adolescentes pois impactou positivamente nas variáveis, apresentando valores menores de IMC e hábitos sedentários e valores maiores de atividade física, porém sua utilização entre a amostra foi baixa, apontando para a necessidade de mais estudos dessa natureza. |
id |
UTFPR-12_17117f179c9e017d6d0fe2b42cfdb54c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7806 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T12:53:45Z2020-11-11T12:53:45Z2014-03-21MODESTO, Jhomyr Dias. Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7806Um estilo de vida saudável está diretamente relacionado com a prática de atividade física. A diminuição da prática de atividades físicas e o aumento da exposição a hábitos sedentários por parte dos adolescentes é cada vez mais comum, gerando um aumento no índice de sobrepeso e obesidade nessa faixa etária. Estudos têm apontado que a maioria dos hábitos desenvolvidos na adolescência são transmitidos para a vida adulta, tornando necessárias iniciativas que minimizem esse problema. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto do transporte ativo no nível de atividade física de adolescentes. As informações sobre atividade física, sedentarismo e transporte ativo foram coletadas através de dois questionários, sendo um respondido pelo responsável e o outro pelo próprio adolescente. Os participantes foram submetidos a uma avaliação antropométrica para cálculo de IMC. A prevalência de sobrepeso foi de 29,2%, sendo que as meninas apresentaram maior percentual que os meninos (38,7% vs 22,0%). Apenas 22,2% dos adolescentes apresentaram valores suficientes de atividade física, enquanto 93,1% foram classificados como sedentários. Com relação ao transporte ativo, apenas 16,6% da amostra utiliza tal atividade e os principais motivos da não utilização são o grande trânsito de veículos (n=68; 94,4% de concordância), a distância (n=65; 90,3% de concordância) e o risco de assaltos (n=59; 81,9% de concordância). Esse estudo concluiu que o transporte ativo é um ponto importante a ser analisado nas atividades diárias dos adolescentes pois impactou positivamente nas variáveis, apresentando valores menores de IMC e hábitos sedentários e valores maiores de atividade física, porém sua utilização entre a amostra foi baixa, apontando para a necessidade de mais estudos dessa natureza.A healthy lifestyle is directly related to physical activity. Decreased physical activity and increased exposure to sedentary habits in adolescents is increasingly common, generating an increase in the rate of overweight and obesity among this age group. Studies have shown that most of the habits developed in adolescence are transmitted to adulthood, making necessary the initiatives that minimize this problem. The aim of this study was to verify the impact of active trasnportation in the level of physical activity in adolescents. The Information about physical activity, sedentary and active trasnportation were collected by two questionnaires, one answered by the guardian and the other by the adolescents themselves. Participants underwent an anthropometric assessment to calculate BMI. The prevalence of overweight was 29.2%, presented a higher percentage than boys (38.7% vs 22.0%). Only 22.2% of the sample had sufficient amounts of physical activity while 93.1% were classified as sedentary. With respect to active transportation, only 16.6% of the sample uses this activity and the main reasons for non-use are the uncertainty in traffic, distance and social insecurity. This study concluded that active transportation is an important issue to be considered in the daily activities of adolescents because has impacted positively on variables, with lower BMI and sedentary habits and higher amounts of physical activity, but its use among the sample was low, pointing the need for more studies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Educação FísicaEducação FísicaAdolescênciaQualidade de vidaExercícios físicos para jovensAdolescenceQuality of lifeExercise for youthImpacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaUlbricht, LeandraModesto, Jhomyr Diasreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COEFI_2013_2_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/1/CT_COEFI_2013_2_04.pdf.jpg7ecbfca2b4f1cf1bef9c0292de20640cMD51ORIGINALCT_COEFI_2013_2_04.pdfapplication/pdf771927http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/2/CT_COEFI_2013_2_04.pdfebee670919d0a132d7915b22abc118f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_COEFI_2013_2_04.pdf.txtExtracted texttext/plain84816http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/4/CT_COEFI_2013_2_04.pdf.txt1765ddf3e22303006b6ab5128f0c73fbMD541/78062020-11-11 10:53:46.019oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:53:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
title |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
spellingShingle |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba Modesto, Jhomyr Dias Educação Física Adolescência Qualidade de vida Exercícios físicos para jovens Adolescence Quality of life Exercise for youth |
title_short |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
title_full |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
title_fullStr |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
title_sort |
Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba |
author |
Modesto, Jhomyr Dias |
author_facet |
Modesto, Jhomyr Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulbricht, Leandra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modesto, Jhomyr Dias |
contributor_str_mv |
Ulbricht, Leandra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Física |
topic |
Educação Física Adolescência Qualidade de vida Exercícios físicos para jovens Adolescence Quality of life Exercise for youth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Qualidade de vida Exercícios físicos para jovens Adolescence Quality of life Exercise for youth |
description |
Um estilo de vida saudável está diretamente relacionado com a prática de atividade física. A diminuição da prática de atividades físicas e o aumento da exposição a hábitos sedentários por parte dos adolescentes é cada vez mais comum, gerando um aumento no índice de sobrepeso e obesidade nessa faixa etária. Estudos têm apontado que a maioria dos hábitos desenvolvidos na adolescência são transmitidos para a vida adulta, tornando necessárias iniciativas que minimizem esse problema. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto do transporte ativo no nível de atividade física de adolescentes. As informações sobre atividade física, sedentarismo e transporte ativo foram coletadas através de dois questionários, sendo um respondido pelo responsável e o outro pelo próprio adolescente. Os participantes foram submetidos a uma avaliação antropométrica para cálculo de IMC. A prevalência de sobrepeso foi de 29,2%, sendo que as meninas apresentaram maior percentual que os meninos (38,7% vs 22,0%). Apenas 22,2% dos adolescentes apresentaram valores suficientes de atividade física, enquanto 93,1% foram classificados como sedentários. Com relação ao transporte ativo, apenas 16,6% da amostra utiliza tal atividade e os principais motivos da não utilização são o grande trânsito de veículos (n=68; 94,4% de concordância), a distância (n=65; 90,3% de concordância) e o risco de assaltos (n=59; 81,9% de concordância). Esse estudo concluiu que o transporte ativo é um ponto importante a ser analisado nas atividades diárias dos adolescentes pois impactou positivamente nas variáveis, apresentando valores menores de IMC e hábitos sedentários e valores maiores de atividade física, porém sua utilização entre a amostra foi baixa, apontando para a necessidade de mais estudos dessa natureza. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T12:53:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T12:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MODESTO, Jhomyr Dias. Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7806 |
identifier_str_mv |
MODESTO, Jhomyr Dias. Impacto do transporte ativo nos níveis de atividade física em adolescentes da cidade de Curitiba. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/1/CT_COEFI_2013_2_04.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/2/CT_COEFI_2013_2_04.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7806/4/CT_COEFI_2013_2_04.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ecbfca2b4f1cf1bef9c0292de20640c ebee670919d0a132d7915b22abc118f9 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 1765ddf3e22303006b6ab5128f0c73fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923028699185152 |