Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727 |
Resumo: | Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes. |
id |
UTFPR-12_19190c3d44a5d4335f1041af6d6d601e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9727 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-12T16:18:07Z2020-11-12T16:18:07Z2015-07-01LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes.We live in the information age, where the telecommunications systems have been the instrument of integration and economic development. In this context telephone operators has been gaining meaning prominent. This work is to present the importance of quality indicators for measuring the performance and quality of services provided by fixed and mobile operators in the region of Curitiba. To do so will be initially presented a vision and the concept of the indicators used to measure the performance of operators. Following the most relevant services for customers and finally there will be an analysis of the quality of services provided by operators based on these indicators. This way, you can assess the quality of services also showing which providers have the highest rates of complaints among consumers. The fixed and mobile sectors were analyzed. With this study it is concluded that the indicators there are disclosed, but do not reflect how customers evaluate the quality and are not all operators that invest in a system of continuous improvement and a process of after-sales quality thus creating dissatisfaction of their clients.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Sistemas de TelecomunicaçõesUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOESSistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)Controle de qualidadeSistemas de telefonia celularSistemas telefônicosTelecomunicaçõesTelephone systems - Curitiba (Paraná)Quality controlCell phone systemsTelephone systemsTelecommunicationAvaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de CuritibaQuality evaluation of telephony operators Services in Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaPinto, Ubiradir MendesPinto, Ubiradir MendesMachado, Edilson CarlosMiziara, Alexandre JorgeLima, Cintia Klaumanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COTEL_2015_1_7.pdfapplication/pdf2168837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/1/CT_COTEL_2015_1_7.pdf25cf1e700f8a1c628fcc6795330cae43MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COTEL_2015_1_7.pdf.txtExtracted texttext/plain71071http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/3/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.txt801690f3fbcacdd82876d69c3a9d7c3bMD53THUMBNAILCT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/4/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpgdd56723f0f3192be3482aba68feabfaaMD541/97272020-11-12 14:18:07.224oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T16:18:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Quality evaluation of telephony operators Services in Curitiba |
title |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba Lima, Cintia Klaumann CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná) Controle de qualidade Sistemas de telefonia celular Sistemas telefônicos Telecomunicações Telephone systems - Curitiba (Paraná) Quality control Cell phone systems Telephone systems Telecommunication |
title_short |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
title_full |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
title_sort |
Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba |
author |
Lima, Cintia Klaumann |
author_facet |
Lima, Cintia Klaumann |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Ubiradir Mendes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pinto, Ubiradir Mendes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Edilson Carlos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Miziara, Alexandre Jorge |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Cintia Klaumann |
contributor_str_mv |
Pinto, Ubiradir Mendes Pinto, Ubiradir Mendes Machado, Edilson Carlos Miziara, Alexandre Jorge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná) Controle de qualidade Sistemas de telefonia celular Sistemas telefônicos Telecomunicações Telephone systems - Curitiba (Paraná) Quality control Cell phone systems Telephone systems Telecommunication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná) Controle de qualidade Sistemas de telefonia celular Sistemas telefônicos Telecomunicações Telephone systems - Curitiba (Paraná) Quality control Cell phone systems Telephone systems Telecommunication |
description |
Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T16:18:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-12T16:18:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727 |
identifier_str_mv |
LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/1/CT_COTEL_2015_1_7.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/3/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/4/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25cf1e700f8a1c628fcc6795330cae43 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 801690f3fbcacdd82876d69c3a9d7c3b dd56723f0f3192be3482aba68feabfaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923045009784832 |