Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cintia Klaumann
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727
Resumo: Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes.
id UTFPR-12_19190c3d44a5d4335f1041af6d6d601e
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9727
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T16:18:07Z2020-11-12T16:18:07Z2015-07-01LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes.We live in the information age, where the telecommunications systems have been the instrument of integration and economic development. In this context telephone operators has been gaining meaning prominent. This work is to present the importance of quality indicators for measuring the performance and quality of services provided by fixed and mobile operators in the region of Curitiba. To do so will be initially presented a vision and the concept of the indicators used to measure the performance of operators. Following the most relevant services for customers and finally there will be an analysis of the quality of services provided by operators based on these indicators. This way, you can assess the quality of services also showing which providers have the highest rates of complaints among consumers. The fixed and mobile sectors were analyzed. With this study it is concluded that the indicators there are disclosed, but do not reflect how customers evaluate the quality and are not all operators that invest in a system of continuous improvement and a process of after-sales quality thus creating dissatisfaction of their clients.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Sistemas de TelecomunicaçõesUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOESSistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)Controle de qualidadeSistemas de telefonia celularSistemas telefônicosTelecomunicaçõesTelephone systems - Curitiba (Paraná)Quality controlCell phone systemsTelephone systemsTelecommunicationAvaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de CuritibaQuality evaluation of telephony operators Services in Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaPinto, Ubiradir MendesPinto, Ubiradir MendesMachado, Edilson CarlosMiziara, Alexandre JorgeLima, Cintia Klaumanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COTEL_2015_1_7.pdfapplication/pdf2168837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/1/CT_COTEL_2015_1_7.pdf25cf1e700f8a1c628fcc6795330cae43MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COTEL_2015_1_7.pdf.txtExtracted texttext/plain71071http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/3/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.txt801690f3fbcacdd82876d69c3a9d7c3bMD53THUMBNAILCT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/4/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpgdd56723f0f3192be3482aba68feabfaaMD541/97272020-11-12 14:18:07.224oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T16:18:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality evaluation of telephony operators Services in Curitiba
title Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
spellingShingle Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
Lima, Cintia Klaumann
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES
Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)
Controle de qualidade
Sistemas de telefonia celular
Sistemas telefônicos
Telecomunicações
Telephone systems - Curitiba (Paraná)
Quality control
Cell phone systems
Telephone systems
Telecommunication
title_short Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
title_full Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
title_fullStr Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
title_sort Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba
author Lima, Cintia Klaumann
author_facet Lima, Cintia Klaumann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Ubiradir Mendes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinto, Ubiradir Mendes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Machado, Edilson Carlos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cintia Klaumann
contributor_str_mv Pinto, Ubiradir Mendes
Pinto, Ubiradir Mendes
Machado, Edilson Carlos
Miziara, Alexandre Jorge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES
Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)
Controle de qualidade
Sistemas de telefonia celular
Sistemas telefônicos
Telecomunicações
Telephone systems - Curitiba (Paraná)
Quality control
Cell phone systems
Telephone systems
Telecommunication
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)
Controle de qualidade
Sistemas de telefonia celular
Sistemas telefônicos
Telecomunicações
Telephone systems - Curitiba (Paraná)
Quality control
Cell phone systems
Telephone systems
Telecommunication
description Vivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T16:18:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T16:18:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727
identifier_str_mv LIMA, Cintia Klaumann. Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/1/CT_COTEL_2015_1_7.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/3/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9727/4/CT_COTEL_2015_1_7.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25cf1e700f8a1c628fcc6795330cae43
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
801690f3fbcacdd82876d69c3a9d7c3b
dd56723f0f3192be3482aba68feabfaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923045009784832