Estudo de um sistema para automatização de manobras de “docking” de veículos longos, principalmente bitrens e rodotrens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29960 |
Resumo: | A automatização de funções e sistemas automotivos é uma das grandes tendências da indústria nas próximas décadas, juntamente com a eletrificação e conectividade. Além disso, a incessante busca pela otimização de atividades e redução de custo é uma característica presente desde o início das atividades deste setor. O mercado de veículos comerciais brasileiro é considerado muito singular se comparado ao resto do mundo, isso se deve a diferença de legislações, condições rodoviárias e combinações de transporte, principalmente no que se trata de uso em maior escala de Bitrens e Rodotrens em rodovias, característica comparável apenas ao mercado Australiano. A partir destas particularidades um sistema para automação de manobras de “docking” em veículo com 3 combinações é apresentado e discutido neste trabalho. Desde a modelagem matemática para testes virtuais, contemplando os sensores e atuadores necessários para a tarefa e a proposta de um algoritmo de controle. |
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2022-10-19T13:53:01Z2022-10-19T13:53:01Z2020-03-05ARAUJO, Tiago Gonçalves. Estudo de um sistema para automatização de manobras de “docking” de veículos longos, principalmente bitrens e rodotrens. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29960A automatização de funções e sistemas automotivos é uma das grandes tendências da indústria nas próximas décadas, juntamente com a eletrificação e conectividade. Além disso, a incessante busca pela otimização de atividades e redução de custo é uma característica presente desde o início das atividades deste setor. O mercado de veículos comerciais brasileiro é considerado muito singular se comparado ao resto do mundo, isso se deve a diferença de legislações, condições rodoviárias e combinações de transporte, principalmente no que se trata de uso em maior escala de Bitrens e Rodotrens em rodovias, característica comparável apenas ao mercado Australiano. A partir destas particularidades um sistema para automação de manobras de “docking” em veículo com 3 combinações é apresentado e discutido neste trabalho. Desde a modelagem matemática para testes virtuais, contemplando os sensores e atuadores necessários para a tarefa e a proposta de um algoritmo de controle.Automation of automotive functions and systems is one of industry main tendencies for the coming decades, alongside with electrification and connectivity. Furthermore, the uninterrupted seeking for optimization and cost reduction is intrinsic characteristic of this sector. The Brazilian commercial vehicles market is considered very singular if compared to the rest of the world, due to differences in legislation, road conditions and transport combinations, primarily due to larger scale usage of Bitrens and Rodotrens at highways, attribute comparable only to the Australian market. Starting from these singularities one system for automation of docking maneuvers for vehicles with 2 trailers is presented and discussed at this paper. From the mathematical modelling for virtual tests, contemplating the sensors and actuators demanded for the task and a proposal of control algorithm.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaSistemas Embarcados para a Indústria AutomotivaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLEAutomaçãoIndústria automobilísticaSistemas difusosCaminhõesAutomationAutomobile industry and tradeFuzzy SystemsTrucksEstudo de um sistema para automatização de manobras de “docking” de veículos longos, principalmente bitrens e rodotrensStudy of a system for automation of docking maneuvers for long vehicles, manly rodotrens and bitrensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSchneider, Guilherme AlceuSchneider, Guilherme AlceuNabas, Kleber Kendy HorikawaBertol, Omero FranciscoAraujo, Tiago Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CESEB_V_2020_05.pdfCT_CESEB_V_2020_05.pdfapplication/pdf1370817http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29960/1/CT_CESEB_V_2020_05.pdf17943398fa1f87cd7cac20e9badffd8eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29960/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CESEB_V_2020_05.pdf.txtCT_CESEB_V_2020_05.pdf.txtExtracted texttext/plain74613http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29960/3/CT_CESEB_V_2020_05.pdf.txt89d364fd7179e9e9bac2d026ff53295dMD53THUMBNAILCT_CESEB_V_2020_05.pdf.jpgCT_CESEB_V_2020_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29960/4/CT_CESEB_V_2020_05.pdf.jpg3bd11d59958c11473fb871838acec1f3MD541/299602022-10-20 03:06:42.087oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-10-20T06:06:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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