Fios de roca e tramas sentimentais: personagens tecelãs em O Continente, Os Sinos da Agonia e O Voo da Guará Vermelha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piaceski, Daiana Patrícia Follman Pasquim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2422
Resumo: Na roca, no tear, no entrelaçar de fios para a construção de uma tessitura (como ninar e contar histórias aos filhos) pousa, quase sempre, as mãos das mulheres; extrapolando o entendimento literal dos atos de costurar, coser, tecer, fiar, o texto literário apresenta-os, muitas vezes, metaforicamente, como um artifício feminino para ultrapassar ou subverter a ordem patriarcal vigente, assunto espinha dorsal em alicerce teórico empreendido nesta pesquisa. Como corpus teórico, busca-se fundamentação para este trabalho em História das Mulheres do Brasil, Histórias íntimas, Casa Grande & Senzala, Um Teto todo Seu, O Segundo Sexo, e outras. Os textos ficcionais aqui analisados, O Continente (1949), Os Sinos da Agonia (1974) e O voo da Guará Vermelha, (2005), apresentam três perfis diferentes de mulheres que correspondem, de uma forma ou de outra, ao arquétipo - definição de Carl Jung (1976) - da mulher tecelã, cada qual emanando desejos distintos. Seguindo o coração está Ana Terra, no texto de Erico Verissimo (1905-1975), bem como as mulheres em sua linha de sucessão, Bibiana e Maria Valéria; tomada por seus instintos de femme fatale vem Malvina, do mineiro Autran Dourado (1926-2012); enfrentando as imposições sociais, argumentação profundamente arraigada na figura feminina - emerge soropositiva a prostituta Irene, personagem delineada por Maria Valéria Rezende (1942). Analisa-se a construção dessas personagens femininas que, moldadas dentro de um plano arquetípico, correspondem à figura da mulher tecelã e, assim, conseguem ser “donas de seus destinos”, mesmo sob a condição de ordem patriarcal, por meio de suas ações, de seus desejos, de suas influências. Pesquisou-se nas principais histórias literárias brasileiras, como a organizada por Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Carlos Nejar e outros, fundamentação para a explanação sobre a fortuna crítica das obras, além dos principais cadernos literários impressos e on line, bem como em reportagens. Além disso, formatou-se exclusiva entrevista por telefone, que a escritora Maria Valéria Rezende concedeu diretamente à autora. O trabalho dispõe de levantamento teórico, bibliográfico e literário: inicia com a teoria do patriarcado, seguindo com a fortuna crítica das obras, perpassa os arquétipos do inconsciente coletivo e da mitologia grega, para chegar de fato às obras, onde se identificaram algumas relações de significado que fomentaram as discussões sobre o tema. A análise evidencia os contornos dados às personagens tecelãs, contextualizando-as, temática e historicamente, dentro do universo patriarcal a que elas se encontram submetidas. Mostra como tais mulheres criaram subterfúgios para se colocar nesse universo governado pelo homem e, até mesmo, como fizeram para controlá-lo.
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O trabalho dispõe de levantamento teórico, bibliográfico e literário: inicia com a teoria do patriarcado, seguindo com a fortuna crítica das obras, perpassa os arquétipos do inconsciente coletivo e da mitologia grega, para chegar de fato às obras, onde se identificaram algumas relações de significado que fomentaram as discussões sobre o tema. A análise evidencia os contornos dados às personagens tecelãs, contextualizando-as, temática e historicamente, dentro do universo patriarcal a que elas se encontram submetidas. Mostra como tais mulheres criaram subterfúgios para se colocar nesse universo governado pelo homem e, até mesmo, como fizeram para controlá-lo.In the spinning wheel, in the loom, in the interlacing of threads for the construction of a text (like telling a lullaby to the children) rests, almost always, the hands of the women; Extrapolating the literal understanding of sewing, darning, weaving, spinning, the literary text often presents them metaphorically, as a feminine artifice to overcome or subvert the prevailing patriarchal order, a backbone issue on a theoretical basis undertaken in this research. As a theoretical corpus, the foundation for this work in História das Mulheres do Brasil, Histórias íntimas, Casa Grande & Senzala, Um Teto todo Seu, O Segundo Sexo, and others. The fictional texts analyzed here, O Continente (1949), Os Sinos da Agonia (1974) and O voo da Guará Vermelha, (Objetiva, 2005), present three different profiles of women corresponding, in one way or another, to a Archetype - definition by Carl Jung (1976) - of the weaver woman, each emanating different desires. Following the heart is Ana Terra, within text of Erico Verissimo (1905-1975), As well as the women in their line of succession, Bibiana and Maria Valéria; Taken by her instincts of femme fatale comes Malvina, by Autran Dourado (1926-2012); Facing the social impositions, an argument deeply rooted in the female figure - emerges the seropositive prostitute Irene, a character written by Maria Valéria Rezende (1942). It is analyzed a construction of female people who, molded within an achetypal plane, corresponds the figure of the weaver woman and, thus, they manage to be "owners of their destinies", even under a patriarchal order, through their actions, your desires, your influences. Searches related to the main Brazilian literary histories, such as one organized by Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Carlos Nejar and others, foundations for the explanation about the critical resourses of the works, besides the literary articles printed and online. In addition, an exclusive interview made on the telephone, which the writer Maria Valéria Rezende gave directly to the author. The work has theoretical, bibliographical and literary fundamentals: it begins with a patriarchy's theory, followed with a critical resourses of the works, crosses the archetypes of the collective unconscious and Greek mythology, in order to arrive at the literature works, where some relations of meaning which fostered as discussions about the theme. The analysis reveals the contours given to weaver characters, contextualizing them, thematically and historically, inside the patriarchal universe to which they are submitted. It shows how such women have created subterfuges to place themselves in this universe governed by man, and even, as they do to control it.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALetrasLiteratura brasileiraPersonagens literáriosPatriarcadoLiteratura - AnáliseBrazilian literatureCharacters and characteristics in literaturePatriarchyLiterature - AnalysisFios de roca e tramas sentimentais: personagens tecelãs em O Continente, Os Sinos da Agonia e O Voo da Guará VermelhaYarns of a spinning wheel and sentimental plots: weaver characters in O Continente, Os Sinos da Agonia and O Voo da Guará Vermelhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoMenon, Maurício Cesarhttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026Menon, Maurício CesarFortes, Rita das Graças FelixLima, Marcos Hidemi dehttp://lattes.cnpq.br/2181506160000051Piaceski, Daiana Patrícia Follman Pasquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_PPGL_M_Piaceski, Daiana Patrícia Follman Pasquim_2017.pdfPB_PPGL_M_Piaceski, Daiana Patrícia Follman Pasquim_2017.pdfapplication/pdf1703852http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2422/1/PB_PPGL_M_Piaceski%2c%20Daiana%20Patr%c3%adcia%20Follman%20Pasquim_2017.pdfc0e4aaf58728286b88b1da0a7c8e21f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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