Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23417 |
Resumo: | A inovação passou a ser o meio utilizado pelas organizações atuais para garantir competitividade e perenidade aos negócios. Qualidade já é considerada um requisito, por isso, para manter-se no mercado e obter rentabilidade é necessário estar em constante atualização, adaptar-se às normas e regulamentações e ter foco nas necessidades e desejos de consumidores e clientes, cada vez mais ávidos por novidades. Um setor que se destaca na economia é o setor de serviços, que faz a interface entre o setor produtivo e seu público-alvo. Este estudo buscou compreender a inovação, seus modelos, tipos e classificações e sua aplicabilidade no setor de serviços, com o objetivo de analisar um perfil de gestão da inovação em empresas prestadoras de serviços e avaliar critérios-chave passíveis de gerenciamento para alavancar resultados e promover a melhoria contínua. Para tanto, utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo aplicado um questionário autoavaliativo em uma empresa prestadora de serviços do ramo de energia elétrica, no sul do Brasil. Os resultados apontaram um perfil de gestão da inovação em estágio inicial, focado principalmente em melhoria de processos e estrutura, seguidos dos critérios cultura, financiamento, relacionamento, pessoas, estratégia e liderança, com práticas de melhoria já em andamento. Conclui-se que o questionário foi eficiente na autoavaliação servindo de orientação para a definição de objetivos e metas, com possibilidade de ser aplicado em outras empresas a fim de oferecer dados comparativos. |
id |
UTFPR-12_201334b8b5267b50bf25f9c6bf27fe7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23417 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-26T12:16:36Z2020-11-26T12:16:36Z2012-12-15CAVALCANTE, Carla Thais. Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23417A inovação passou a ser o meio utilizado pelas organizações atuais para garantir competitividade e perenidade aos negócios. Qualidade já é considerada um requisito, por isso, para manter-se no mercado e obter rentabilidade é necessário estar em constante atualização, adaptar-se às normas e regulamentações e ter foco nas necessidades e desejos de consumidores e clientes, cada vez mais ávidos por novidades. Um setor que se destaca na economia é o setor de serviços, que faz a interface entre o setor produtivo e seu público-alvo. Este estudo buscou compreender a inovação, seus modelos, tipos e classificações e sua aplicabilidade no setor de serviços, com o objetivo de analisar um perfil de gestão da inovação em empresas prestadoras de serviços e avaliar critérios-chave passíveis de gerenciamento para alavancar resultados e promover a melhoria contínua. Para tanto, utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo aplicado um questionário autoavaliativo em uma empresa prestadora de serviços do ramo de energia elétrica, no sul do Brasil. Os resultados apontaram um perfil de gestão da inovação em estágio inicial, focado principalmente em melhoria de processos e estrutura, seguidos dos critérios cultura, financiamento, relacionamento, pessoas, estratégia e liderança, com práticas de melhoria já em andamento. Conclui-se que o questionário foi eficiente na autoavaliação servindo de orientação para a definição de objetivos e metas, com possibilidade de ser aplicado em outras empresas a fim de oferecer dados comparativos.Innovation has become the medium used by the organizations current to ensure competitiveness and sustainability to the business. Quality is already considered a requirement, therefore, to keep you in the market and achieve profitability and necessary to be in constant update, adapt to the rules and regulations and have focus on the needs and desires of consumers and customers increasingly avid for novelties. An industry that stands out in the economy and the services sector, which makes the interface between the productive sector and its target audience. This study sought to understand innovation, its models, types and classifications and their applicability in the services sector, with the purpose of analyzing a profile of innovation management in companies providing services and evaluate key criteria can management to leverage results and promote continuous improvement. For both, we used the following methodological procedures: bibliographic research, descriptive, qualitative and case study, and a questionnaire applied into a services company in the industry of electric energy, in the south of Brazil. The results showed a profile of innovation management in the initial stage, mainly focused on improvement of processes and structure, followed by criteria culture, finance, relationship, people, strategy and leadership, with practices of improvement already in progress. It is concluded that the questionnaire was efficient in the self-assessment by serving as an orientation to the definition of objectives and goals, with possibility to be applied in other companies to provide comparative data.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaGestão Industrial: Conhecimento e InovaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOInovações tecnológicasIndústria de serviçosEnergia elétricaTechnological innovationsService industriesElectric powerAnálise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviçosProfile analysis of management of innovation: a case study on a services companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila deFrancisco, Antonio Carlos deBittencourt, Juliana Vitoria MessiasMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila deCavalcante, Carla Thaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdfapplication/pdf733124http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/2/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdfe535696839f0fa68dc9978136879d369MD52TEXTPG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.txtExtracted texttext/plain113588http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/3/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.txtf009cd77ffe420ef94d1e267aa11f0b8MD53THUMBNAILPG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/4/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.jpg17890443e25d9db59f06812acfa4273fMD541/234172020-11-26 10:16:36.67oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-26T12:16:36Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Profile analysis of management of innovation: a case study on a services company |
title |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
spellingShingle |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços Cavalcante, Carla Thais CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Inovações tecnológicas Indústria de serviços Energia elétrica Technological innovations Service industries Electric power |
title_short |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
title_full |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
title_fullStr |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
title_sort |
Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços |
author |
Cavalcante, Carla Thais |
author_facet |
Cavalcante, Carla Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco, Antonio Carlos de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bittencourt, Juliana Vitoria Messias |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Carla Thais |
contributor_str_mv |
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Francisco, Antonio Carlos de Bittencourt, Juliana Vitoria Messias Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Inovações tecnológicas Indústria de serviços Energia elétrica Technological innovations Service industries Electric power |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovações tecnológicas Indústria de serviços Energia elétrica Technological innovations Service industries Electric power |
description |
A inovação passou a ser o meio utilizado pelas organizações atuais para garantir competitividade e perenidade aos negócios. Qualidade já é considerada um requisito, por isso, para manter-se no mercado e obter rentabilidade é necessário estar em constante atualização, adaptar-se às normas e regulamentações e ter foco nas necessidades e desejos de consumidores e clientes, cada vez mais ávidos por novidades. Um setor que se destaca na economia é o setor de serviços, que faz a interface entre o setor produtivo e seu público-alvo. Este estudo buscou compreender a inovação, seus modelos, tipos e classificações e sua aplicabilidade no setor de serviços, com o objetivo de analisar um perfil de gestão da inovação em empresas prestadoras de serviços e avaliar critérios-chave passíveis de gerenciamento para alavancar resultados e promover a melhoria contínua. Para tanto, utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo aplicado um questionário autoavaliativo em uma empresa prestadora de serviços do ramo de energia elétrica, no sul do Brasil. Os resultados apontaram um perfil de gestão da inovação em estágio inicial, focado principalmente em melhoria de processos e estrutura, seguidos dos critérios cultura, financiamento, relacionamento, pessoas, estratégia e liderança, com práticas de melhoria já em andamento. Conclui-se que o questionário foi eficiente na autoavaliação servindo de orientação para a definição de objetivos e metas, com possibilidade de ser aplicado em outras empresas a fim de oferecer dados comparativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-26T12:16:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-26T12:16:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Carla Thais. Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23417 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Carla Thais. Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/2/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/3/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23417/4/PG_CEGI-CI_VIII_2012_04.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b e535696839f0fa68dc9978136879d369 f009cd77ffe420ef94d1e267aa11f0b8 17890443e25d9db59f06812acfa4273f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923171838197760 |