Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Lisandra
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3628
Resumo: Ser inovador na maneira de relacionar-se e atender aos clientes, não depende do tamanho da empresa que almeja esses objetivos e sim de sua consciência sobre a importância de definir o espaço de atuação que quer ser conquistado no mercado. Para tanto, toda empresa precisa definir qual a maneira que ela quer ser vista e lembrada por seus clientes, ou seja, toda a empresa necessita ter um posicionamento no mercado em que está inserida. O presente estudo objetiva identificar as variáveis ou indicadores de posicionamento que influenciam a tomada de decisão dos agricultores na aquisição de cultivares de trigo. Variáveis essas que poderão ser utilizadas por empresas para efetivação do processo de transferência de inovações tecnológicas, com o intuito de ampliar ou manter sua participação no mercado, estreitando as relações entre cliente-empresa. As variáveis de posicionamento estabelecidas referem-se às de maior percepção por parte dos triticultores no momento da escolha por uma cultivar. Como resultados, são identificados os fatores relevantes, técnicos e ou comportamentais, que influenciam na tomada de decisão no momento da compra destes clientes. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de campo e, para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas pesquisas qualitativas, de caráter exploratório. Através de entrevistas com agricultores considerados empresários rurais, formadores de opinião, foram extraídas através da técnica de análise de conteúdo, quais as motivações, percepções, crenças, valores, opiniões, experiências, atitudes, estilo de vida, comportamentos e intenções que interferem diretamente no processo de tomada de decisão e que são consideradas neste estudo varáveis de posicionamento. Conhecendo melhor o que e como pensam seus clientes, as empresas podem melhorar seu posicionamento no mercado que estão inseridas e a transferência das cultivares de trigo desenvolvidas por ela.
id UTFPR-12_2148166bd45f6b58c5e9b7cee9f720e2
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3628
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-11-30T11:18:16Z5000-01-012018-11-30T11:18:16Z2007-12-15LUNARDI, Lisandra. Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3628Ser inovador na maneira de relacionar-se e atender aos clientes, não depende do tamanho da empresa que almeja esses objetivos e sim de sua consciência sobre a importância de definir o espaço de atuação que quer ser conquistado no mercado. Para tanto, toda empresa precisa definir qual a maneira que ela quer ser vista e lembrada por seus clientes, ou seja, toda a empresa necessita ter um posicionamento no mercado em que está inserida. O presente estudo objetiva identificar as variáveis ou indicadores de posicionamento que influenciam a tomada de decisão dos agricultores na aquisição de cultivares de trigo. Variáveis essas que poderão ser utilizadas por empresas para efetivação do processo de transferência de inovações tecnológicas, com o intuito de ampliar ou manter sua participação no mercado, estreitando as relações entre cliente-empresa. As variáveis de posicionamento estabelecidas referem-se às de maior percepção por parte dos triticultores no momento da escolha por uma cultivar. Como resultados, são identificados os fatores relevantes, técnicos e ou comportamentais, que influenciam na tomada de decisão no momento da compra destes clientes. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de campo e, para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas pesquisas qualitativas, de caráter exploratório. Através de entrevistas com agricultores considerados empresários rurais, formadores de opinião, foram extraídas através da técnica de análise de conteúdo, quais as motivações, percepções, crenças, valores, opiniões, experiências, atitudes, estilo de vida, comportamentos e intenções que interferem diretamente no processo de tomada de decisão e que são consideradas neste estudo varáveis de posicionamento. Conhecendo melhor o que e como pensam seus clientes, as empresas podem melhorar seu posicionamento no mercado que estão inseridas e a transferência das cultivares de trigo desenvolvidas por ela.Being innovative when dealing with and serving customers does not depend on the size of the company which seeks these goals but on the importance of defining the market space which is to be conquered. In order to achieve this, every company must define in what way it wants to be seen and remembered by its customers, that is, every company must have a certain positioning in the market. The current study aims to identify the positioning variables or indicators that influence farmer’s decision-making in the purchase of wheat varieties. These variables may be used by companies for the accomplishment of the technological innovation transfer process, with the object of widening or maintaining its market stake, bringing clients and customers closer together. The established positioning variables refer to those of greater perception on behalf of wheat-farmers at the moment of their choosing a variety. As a result, relevant factors are identified, be they technical or behavioral, that influence these customers’s decision-making upon purchase. This study is a field study and to achieve the proposed objectives, qualitative probing surveys were used. By interviewing farmers considered agricultural businessmen, opinion makers, using the content analysis technique, the motivations, perceptions, beliefs, values, opinions, experiences, attitudes, way-of-life, behaviors and intentions which interfere directly in the decision-making process and which are considered as positioning variables in this study were extracted. By better knowing what and how their customers think, companies can improve their market positioning and the transfer of wheat varieties developed.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoProcesso decisórioTransferência de tecnologiaTrigoDecision makingTechnology transferWheatVariáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaKovaleski, João Luizhttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586Lhambi, Júlio CésarPilatti, Luiz AlbertoHatakeyama, KazuoKovaleski, João Luizhttp://lattes.cnpq.br/5116582634256367Lunardi, Lisandrainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdfPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdfapplication/pdf1601663http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/5/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf1e560cc4dcd6628a0e363c75c433aac7MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/6/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD56TEXTPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdf.txtPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain232843http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/7/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf.txt53458f674128b74fbcd16619eba230d2MD57THUMBNAILPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Lunardi, Lisandra_2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/8/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf.jpg6967b64c53fb705632cab9f0daed8f33MD581/36282018-12-01 03:00:45.139oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-12-01T05:00:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
title Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
spellingShingle Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
Lunardi, Lisandra
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Processo decisório
Transferência de tecnologia
Trigo
Decision making
Technology transfer
Wheat
Engenharia de Produção
title_short Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
title_full Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
title_fullStr Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
title_full_unstemmed Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
title_sort Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo
author Lunardi, Lisandra
author_facet Lunardi, Lisandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kovaleski, João Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4238962623790586
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lhambi, Júlio César
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pilatti, Luiz Alberto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hatakeyama, Kazuo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Kovaleski, João Luiz
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5116582634256367
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Lisandra
contributor_str_mv Kovaleski, João Luiz
Lhambi, Júlio César
Pilatti, Luiz Alberto
Hatakeyama, Kazuo
Kovaleski, João Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Processo decisório
Transferência de tecnologia
Trigo
Decision making
Technology transfer
Wheat
Engenharia de Produção
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório
Transferência de tecnologia
Trigo
Decision making
Technology transfer
Wheat
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de Produção
description Ser inovador na maneira de relacionar-se e atender aos clientes, não depende do tamanho da empresa que almeja esses objetivos e sim de sua consciência sobre a importância de definir o espaço de atuação que quer ser conquistado no mercado. Para tanto, toda empresa precisa definir qual a maneira que ela quer ser vista e lembrada por seus clientes, ou seja, toda a empresa necessita ter um posicionamento no mercado em que está inserida. O presente estudo objetiva identificar as variáveis ou indicadores de posicionamento que influenciam a tomada de decisão dos agricultores na aquisição de cultivares de trigo. Variáveis essas que poderão ser utilizadas por empresas para efetivação do processo de transferência de inovações tecnológicas, com o intuito de ampliar ou manter sua participação no mercado, estreitando as relações entre cliente-empresa. As variáveis de posicionamento estabelecidas referem-se às de maior percepção por parte dos triticultores no momento da escolha por uma cultivar. Como resultados, são identificados os fatores relevantes, técnicos e ou comportamentais, que influenciam na tomada de decisão no momento da compra destes clientes. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de campo e, para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas pesquisas qualitativas, de caráter exploratório. Através de entrevistas com agricultores considerados empresários rurais, formadores de opinião, foram extraídas através da técnica de análise de conteúdo, quais as motivações, percepções, crenças, valores, opiniões, experiências, atitudes, estilo de vida, comportamentos e intenções que interferem diretamente no processo de tomada de decisão e que são consideradas neste estudo varáveis de posicionamento. Conhecendo melhor o que e como pensam seus clientes, as empresas podem melhorar seu posicionamento no mercado que estão inseridas e a transferência das cultivares de trigo desenvolvidas por ela.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-30T11:18:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-30T11:18:16Z
5000-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUNARDI, Lisandra. Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3628
identifier_str_mv LUNARDI, Lisandra. Variáveis de posicionamento competitivo e sua influência na tomada de decisão dos agricultores quanto à transferência de tecnologias da Embrapa Trigo. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/5/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/6/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/7/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3628/8/PG_PPGEP_M_Lunardi%2c%20Lisandra_2007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e560cc4dcd6628a0e363c75c433aac7
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
53458f674128b74fbcd16619eba230d2
6967b64c53fb705632cab9f0daed8f33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922989719420928