Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guandalin, Wellington Luiz Gava
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24947
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de um sistema de acionamento de válvulas aplicado a um motor monocilíndrico de quatro tempos, voltado a alta eficiência energética. É de suma importância compreender o funcionamento do motor e seus componentes para desenvolver alterações visando um bom rendimento com segurança. Um dos sistemas mais importantes é o trem de válvulas. Uma análise baseada em estudos já realizados permite compreender o seu comportamento, bem como obter os principais esforços envolvidos para avaliar e realizar o dimensionamento de uma nova mola adequada ao sistema de acordo com seu funcionamento para uma nova faixa de rotação de trabalho. O desenvolvimento de um modelo simplificado permite a realização de cálculos fornecendo bons resultados para o objetivo em questão, que juntamente com a simulação fornece os parâmetros necessários para dimensionar a nova mola e avaliar quanto a sua solicitação. Por meio da revisão bibliográfica foi possível desenvolver uma metodologia para realizar as análises cinemáticas e dinâmicas e posteriormente a simulação dinâmica para confrontar os resultados e validar o método utilizado. A partir dos resultados obtidos, uma nova mola foi projetada satisfazendo as condições impostas pelo sistema.
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spelling 2021-05-13T12:54:03Z2021-05-13T12:54:03Z2019-11-20GUANDALIN, Wellington Luiz Gava. Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24947Este trabalho apresenta a análise de um sistema de acionamento de válvulas aplicado a um motor monocilíndrico de quatro tempos, voltado a alta eficiência energética. É de suma importância compreender o funcionamento do motor e seus componentes para desenvolver alterações visando um bom rendimento com segurança. Um dos sistemas mais importantes é o trem de válvulas. Uma análise baseada em estudos já realizados permite compreender o seu comportamento, bem como obter os principais esforços envolvidos para avaliar e realizar o dimensionamento de uma nova mola adequada ao sistema de acordo com seu funcionamento para uma nova faixa de rotação de trabalho. O desenvolvimento de um modelo simplificado permite a realização de cálculos fornecendo bons resultados para o objetivo em questão, que juntamente com a simulação fornece os parâmetros necessários para dimensionar a nova mola e avaliar quanto a sua solicitação. Por meio da revisão bibliográfica foi possível desenvolver uma metodologia para realizar as análises cinemáticas e dinâmicas e posteriormente a simulação dinâmica para confrontar os resultados e validar o método utilizado. A partir dos resultados obtidos, uma nova mola foi projetada satisfazendo as condições impostas pelo sistema.This work presents an analysis of a valve drive system applied in a single-cylinder engine of four stroke, focused on high energy efficiency. It’s so important to understand the running of engine and its parts to develop changes aiming at good performance with safety. One of the most important system is the valve train. An analysis based on studies already done allows to understand its behavior, as well as obtain the main forces involved to evaluate it and perform the sizing of new spring appropriate for the system according to its operation. The development of a simplified model allows to realize calculations providing good results for the present purpose that in addition with the simulation can supply required parameters to size the new spring and evaluate it as for its application. Through the bibliographical review was possible to develop a methodology to perform the kinematic analysis, dynamic analysis and posteriorly the dynamic simulation to confront the results and validate the used method. From the obtained results the new spring was designed satisfying the imposed conditions by the system.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAVálvulasCinemáticaDinâmicaMovimentos mecânicosMolasValvesKinematicsDynamicsMechanical movementsSprings (Mechanism)Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndricoAnalysis of a valve drive system from a single-cylinder engineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoRodrigues, Fabio Rodrigo MandelloBratti, GiovanniAdamczuk, Paulo RogerioRodrigues, Fabio Rodrigo MandelloGuandalin, Wellington Luiz Gavainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_DAMEC_2019_2_28.pdfPB_DAMEC_2019_2_28.pdfapplication/pdf2161112http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24947/1/PB_DAMEC_2019_2_28.pdf5d14b507f02587fb710f5bb89805dfb7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24947/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_DAMEC_2019_2_28.pdf.txtPB_DAMEC_2019_2_28.pdf.txtExtracted texttext/plain92664http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24947/3/PB_DAMEC_2019_2_28.pdf.txtd4466133ccd0541de03d089f0120b806MD53THUMBNAILPB_DAMEC_2019_2_28.pdf.jpgPB_DAMEC_2019_2_28.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24947/4/PB_DAMEC_2019_2_28.pdf.jpg4953896d19fd89689657d8f8d540feafMD541/249472021-05-14 03:11:46.697oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24947TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-05-14T06:11:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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