Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907 |
Resumo: | Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologias |
id |
UTFPR-12_2a735e4a98bebb91079c2f0f89f3b817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26907 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-01-07T14:37:19Z2022-01-07T14:37:19Z2021-08-26JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologiasO objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática, tendo como meta contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em Física, envolvidos no estudo da Termologia, destacando a importância da compreensão dos conceitos de Temperatura, Calor e Calorimetria. Tal proposta visa a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as quais influenciam na prática do dia a dia dos alunos em sala de aula, porém utilizou-se de recursos metodológicos que possibilitassem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como base o papel frequente do aluno, portanto adotou-se a abordagem qualitativa onde observou-se a participação e a pesquisa em ação tendo por intermédio a investigação. A aplicação da pesquisa tem como referencial teórico as teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e Marco Antônio Moreira sustentando as teorias da aprendizagem significativa e crítica, foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual na cidade de São Pedro do Iguaçu, no Paraná. Para a elaboração da proposta inicial foram utilizados a plataforma Wordwall como forma de promover a ludicidade, o simulador PhetColorado para propor situações problemas e formulários do Google Forms para identificar os conhecimentos prévios e propor atividades avaliativas. No entanto, com a situação de isolamento social provocada pela pandemia Covid19, as aulas passaram a ser ofertadas em ambiente de sala de aula virtual Google Classroom, por meio do recurso do Google Meet como forma de propor interações e aulas dialogadas sobre as temáticas abordadas e a plataforma Khan Academy para o desenvolvimento de atividades, destacando ainda a construção de Mapas Conceituais como ferramenta pedagógica ao final do trabalho. Neste contexto, destacase o papel do educador que vem contribuir com o ensino e aprendizagem da física, porém verificouse, através dos dados, o sucesso da aprendizagem significativa crítica, que foram justificadas pelos resultados apontados, onde observa-se a compreensão dos significados com clareza.The aim of this work was to develop, apply and investigate the pedagogical potential of a Teaching Sequence, having as our goal to contribute with the teaching and learning of basic Physic elements involved in the Thermology study, evidencing the importance of understanding of Temperature, Heat, and Calorimetry concepts. This putting aims the use of the TCIs, which influence the daily practice of students in the classroom, however, we used methodological resources that enable the student to learn in a meaningful and critical way, based on the frequent role of the student, so the qualitative approach was adopted, where participation and research in action was observed, through the investigation. The application of the research has as theoretical framework the theories of significant learning by David Ausubel and Marco Antônio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning, and was applied on a Second grade of a public Highschool, in São Pedro do Iguaçu, Paraná. For drafting the initial proposal, It was used the Wordwall plataform to promote the playfulness, the Phet Colorado simulator to propose problem situations and the Google Forms to identify the previous knowledge and offer evaluative activities. However, the social isolation situation from COVID19 pandemic, were inserted the Google Classroom as the virtual Classroom enviroment, the resources of Google Meet as the way to offer the interaction and dialogue classes about the addressed thenatics and Khan Academy platform to propound activities, also highlighting the construction of Conceptual Maps as pedagogical tools in the end of the work. In this context, the teacher role is contrasted in the learning development that contributes with the teaching and learning of the Physics footing, however, it was verified, through the data, the success of critical significant learning, which were justified by the results indicated, where the understanding of meanings is clearly observed.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoTermologiaMaterial didáticoFísica (Ensino médio)ThermologyUma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologiasA didactic proposal for the teaching of termology with the use of technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoFontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Santos, Oscar Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938Fontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Laczkowski, Ivan Marcelohttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827http://lattes.cnpq.br/9125564173199172Costa, Luciano Gonsalveshttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883https://orcid.org/ 0000-0002-0482-8767http://lattes.cnpq.br/1075681738355535Jankowski, Rosanereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpropostatermologiaensinotecnologia.pdfapplication/pdf1496789http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/1/propostatermologiaensinotecnologia.pdf0ceaa7578308804f429d99b4e72106f9MD51propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdfapplication/pdf756250http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/2/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf1a5f9b40a6262f1cb0b72b35b1ef333dMD52TEXTpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.txtpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.txtExtracted texttext/plain289381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/3/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.txt8d5887f786e4dac6a12bb7d3ea0e2911MD53propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txtpropostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain83616http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/5/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txt362f913be30c14d552f4c4c00a73dbe7MD55THUMBNAILpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpgpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/4/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpg43cabbb7c6d0f0c73cb66efd5b4d6856MD54propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpgpropostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/6/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpg743fcefcbc2d485244e343ea3d471029MD561/269072022-01-08 04:05:31.023oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26907Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-01-08T06:05:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A didactic proposal for the teaching of termology with the use of technologies |
title |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias Jankowski, Rosane CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Termologia Material didático Física (Ensino médio) Thermology Ensino |
title_short |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
title_full |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
title_sort |
Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias |
author |
Jankowski, Rosane |
author_facet |
Jankowski, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fontes, Adriana da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Oscar Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fontes, Adriana da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Laczkowski, Ivan Marcelo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9125564173199172 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Costa, Luciano Gonsalves |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2854189961084292 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-0482-8767 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1075681738355535 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jankowski, Rosane |
contributor_str_mv |
Fontes, Adriana da Silva Santos, Oscar Rodrigues dos Fontes, Adriana da Silva Laczkowski, Ivan Marcelo Costa, Luciano Gonsalves Batista, Michel Corci |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Termologia Material didático Física (Ensino médio) Thermology Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Termologia Material didático Física (Ensino médio) Thermology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologias |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-07T14:37:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-07T14:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907 |
identifier_str_mv |
JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/1/propostatermologiaensinotecnologia.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/2/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/3/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/5/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/4/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/6/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ceaa7578308804f429d99b4e72106f9 1a5f9b40a6262f1cb0b72b35b1ef333d 8d5887f786e4dac6a12bb7d3ea0e2911 362f913be30c14d552f4c4c00a73dbe7 43cabbb7c6d0f0c73cb66efd5b4d6856 743fcefcbc2d485244e343ea3d471029 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044041921069056 |