Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jankowski, Rosane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907
Resumo: Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologias
id UTFPR-12_2a735e4a98bebb91079c2f0f89f3b817
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26907
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-01-07T14:37:19Z2022-01-07T14:37:19Z2021-08-26JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologiasO objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática, tendo como meta contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em Física, envolvidos no estudo da Termologia, destacando a importância da compreensão dos conceitos de Temperatura, Calor e Calorimetria. Tal proposta visa a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as quais influenciam na prática do dia a dia dos alunos em sala de aula, porém utilizou-se de recursos metodológicos que possibilitassem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como base o papel frequente do aluno, portanto adotou-se a abordagem qualitativa onde observou-­se a participação e a pesquisa em ação tendo por intermédio a investigação. A aplicação da pesquisa tem como referencial teórico as teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e Marco Antônio Moreira sustentando as teorias da aprendizagem significativa e crítica, foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual na cidade de São Pedro do Iguaçu, no Paraná. Para a elaboração da proposta inicial foram utilizados a plataforma Wordwall como forma de promover a ludicidade, o simulador PhetColorado para propor situações problemas e formulários do Google Forms para identificar os conhecimentos prévios e propor atividades avaliativas. No entanto, com a situação de isolamento social provocada pela pandemia Covid­19, as aulas passaram a ser ofertadas em ambiente de sala de aula virtual Google Classroom, por meio do recurso do Google Meet como forma de propor interações e aulas dialogadas sobre as temáticas abordadas e a plataforma Khan Academy para o desenvolvimento de atividades, destacando ainda a construção de Mapas Conceituais como ferramenta pedagógica ao final do trabalho. Neste contexto, destaca­se o papel do educador que vem contribuir com o ensino e aprendizagem da física, porém verificou­se, através dos dados, o sucesso da aprendizagem significativa crítica, que foram justificadas pelos resultados apontados, onde observa-­se a compreensão dos significados com clareza.The aim of this work was to develop, apply and investigate the pedagogical potential of a Teaching Sequence, having as our goal to contribute with the teaching and learning of basic Physic elements involved in the Thermology study, evidencing the importance of understanding of Temperature, Heat, and Calorimetry concepts. This putting aims the use of the TCIs, which influence the daily practice of students in the classroom, however, we used methodological resources that enable the student to learn in a meaningful and critical way, based on the frequent role of the student, so the qualitative approach was adopted, where participation and research in action was observed, through the investigation. The application of the research has as theoretical framework the theories of significant learning by David Ausubel and Marco Antônio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning, and was applied on a Second grade of a public Highschool, in São Pedro do Iguaçu, Paraná. For drafting the initial proposal, It was used the Wordwall plataform to promote the playfulness, the Phet Colorado simulator to propose problem situations and the Google Forms to identify the previous knowledge and offer evaluative activities. However, the social isolation situation from COVID­19 pandemic, were inserted the Google Classroom as the virtual Classroom enviroment, the resources of Google Meet as the way to offer the interaction and dialogue classes about the addressed thenatics and Khan Academy platform to propound activities, also highlighting the construction of Conceptual Maps as pedagogical tools in the end of the work. In this context, the teacher role is contrasted in the learning development that contributes with the teaching and learning of the Physics footing, however, it was verified, through the data, the success of critical significant learning, which were justified by the results indicated, where the understanding of meanings is clearly observed.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoTermologiaMaterial didáticoFísica (Ensino médio)ThermologyUma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologiasA didactic proposal for the teaching of termology with the use of technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoFontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Santos, Oscar Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938Fontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Laczkowski, Ivan Marcelohttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827http://lattes.cnpq.br/9125564173199172Costa, Luciano Gonsalveshttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883https://orcid.org/ 0000-0002-0482-8767http://lattes.cnpq.br/1075681738355535Jankowski, Rosanereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpropostatermologiaensinotecnologia.pdfapplication/pdf1496789http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/1/propostatermologiaensinotecnologia.pdf0ceaa7578308804f429d99b4e72106f9MD51propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdfapplication/pdf756250http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/2/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf1a5f9b40a6262f1cb0b72b35b1ef333dMD52TEXTpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.txtpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.txtExtracted texttext/plain289381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/3/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.txt8d5887f786e4dac6a12bb7d3ea0e2911MD53propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txtpropostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain83616http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/5/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txt362f913be30c14d552f4c4c00a73dbe7MD55THUMBNAILpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpgpropostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/4/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpg43cabbb7c6d0f0c73cb66efd5b4d6856MD54propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpgpropostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/6/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpg743fcefcbc2d485244e343ea3d471029MD561/269072022-01-08 04:05:31.023oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26907Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-01-08T06:05:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A didactic proposal for the teaching of termology with the use of technologies
title Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
Jankowski, Rosane
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Termologia
Material didático
Física (Ensino médio)
Thermology
Ensino
title_short Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
title_full Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
title_sort Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias
author Jankowski, Rosane
author_facet Jankowski, Rosane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontes, Adriana da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0948799905374439
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Oscar Rodrigues dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3450355380659938
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fontes, Adriana da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0948799905374439
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Laczkowski, Ivan Marcelo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9125564173199172
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Luciano Gonsalves
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2854189961084292
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Batista, Michel Corci
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0482-8767
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1075681738355535
dc.contributor.author.fl_str_mv Jankowski, Rosane
contributor_str_mv Fontes, Adriana da Silva
Santos, Oscar Rodrigues dos
Fontes, Adriana da Silva
Laczkowski, Ivan Marcelo
Costa, Luciano Gonsalves
Batista, Michel Corci
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Termologia
Material didático
Física (Ensino médio)
Thermology
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Termologia
Material didático
Física (Ensino médio)
Thermology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologias
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-07T14:37:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-07T14:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907
identifier_str_mv JANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/1/propostatermologiaensinotecnologia.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/2/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/3/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/5/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/4/propostatermologiaensinotecnologia.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26907/6/propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ceaa7578308804f429d99b4e72106f9
1a5f9b40a6262f1cb0b72b35b1ef333d
8d5887f786e4dac6a12bb7d3ea0e2911
362f913be30c14d552f4c4c00a73dbe7
43cabbb7c6d0f0c73cb66efd5b4d6856
743fcefcbc2d485244e343ea3d471029
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044041921069056