Utilização do carvão de pneus inservíveis para remoção do corante azul de metileno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, João Felipe Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24480
Resumo: O pneu inservível é um resíduo que apresenta uma gama de compostos químicos em sua estrutura, os quais podem ocasionar danos ao meio ambiente e à saúde pública quando não destinados corretamente. O sistema de coleta e destinação de pneus foi estabelecido por leis e decretos, que evidenciaram as responsabilidades dos fabricantes. Assim, a pirólise surgiu como uma alternativa eficiente na logística reversa. Ao final deste processo, cerca de 46% do peso do pneu constitui-se por um carvão. A destinação deste material,aliado à produção de um adsorvente de baixo custo,surge como uma inovação na remediação de efluentes industriais, pois soluciona o problema da disposição de um resíduo poluidor e auxilia na preservação dos corpos hídricos. O carvão de pneus inservíveis foi cedido por uma empresa do ramo que realiza a pirólise completa do pneumático. O preparo do carvão para a adsorção seguiu a padronização do material com um jogo de peneiras, desmineralização ácida (HCl), ativação com vapor d’água, caracterização físico-químicas, espectroscópicase avaliação do potencial de adsorção: cinética, isotermas e parâmetros termodinâmicos. Para os estudos da adsorção utilizou-se uma solução sintética de azul de metileno (AM), devido a sua grande aplicabilidade na indústria e consecutivamente nos remanescentes dos processos ao qual o mesmo é empregado. Os resultados revelam 80%de carbono para o carvão bruto (CVB)e 85% para o desmineralizado e ativado (CVDA). Verificou-se que a desmineralização eliminou inorgânicos como Fe, Ca, Mg e Na, reduzindo a concentração de Zn (76%), Al (65%), S (46%) e Cu (25%). Os resultados cinéticos e termodinâmicos da adsorção do corante AM com CVDA sugerem um processo rápido e espontâneo, atingindo-se a capacidade de adsorção de equilíbrio qeigual a7,57 mg.g-1em 50 min.
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spelling 2021-03-01T12:54:02Z2021-03-01T12:54:02Z2020-10-30SANTIAGO, João Felipe Rocha. Utilização do carvão de pneus inservíveis para remoção do corante azul de metileno. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24480O pneu inservível é um resíduo que apresenta uma gama de compostos químicos em sua estrutura, os quais podem ocasionar danos ao meio ambiente e à saúde pública quando não destinados corretamente. O sistema de coleta e destinação de pneus foi estabelecido por leis e decretos, que evidenciaram as responsabilidades dos fabricantes. Assim, a pirólise surgiu como uma alternativa eficiente na logística reversa. Ao final deste processo, cerca de 46% do peso do pneu constitui-se por um carvão. A destinação deste material,aliado à produção de um adsorvente de baixo custo,surge como uma inovação na remediação de efluentes industriais, pois soluciona o problema da disposição de um resíduo poluidor e auxilia na preservação dos corpos hídricos. O carvão de pneus inservíveis foi cedido por uma empresa do ramo que realiza a pirólise completa do pneumático. O preparo do carvão para a adsorção seguiu a padronização do material com um jogo de peneiras, desmineralização ácida (HCl), ativação com vapor d’água, caracterização físico-químicas, espectroscópicase avaliação do potencial de adsorção: cinética, isotermas e parâmetros termodinâmicos. Para os estudos da adsorção utilizou-se uma solução sintética de azul de metileno (AM), devido a sua grande aplicabilidade na indústria e consecutivamente nos remanescentes dos processos ao qual o mesmo é empregado. Os resultados revelam 80%de carbono para o carvão bruto (CVB)e 85% para o desmineralizado e ativado (CVDA). Verificou-se que a desmineralização eliminou inorgânicos como Fe, Ca, Mg e Na, reduzindo a concentração de Zn (76%), Al (65%), S (46%) e Cu (25%). Os resultados cinéticos e termodinâmicos da adsorção do corante AM com CVDA sugerem um processo rápido e espontâneo, atingindo-se a capacidade de adsorção de equilíbrio qeigual a7,57 mg.g-1em 50 min.The discarded tire is a waste that presents a range of chemical compounds in its structure, which can cause damage to the environment and public health when not properly disposed. The tire collection and disposal system was established by law,which highlighted the manufacturer ́sresponsibilities. Thus, pyrolysis emerged as an efficient alternative in reverse logistics. At the end of this process, about 46% of the tire's weight consists of coal. The destination of this material, combined with the production of a low-cost adsorbent, emerges as an innovation in the remediation of industrial effluents, as it solves the problem of the disposal of a polluting waste and helps in the preservation of water bodies. Thedescardedtire coal was provided by a company in the industry that performs the complete pyrolysis of the tire. The preparation of coal for adsorption followed the standardization of the material with a set of sieves, acid demineralization (HCl), activation with water vapor, physico-chemical and spectroscopic characterization and evaluation of the adsorption potential: kinetics, isotherms and thermodynamic parameters. For the studies of adsorption a synthetic solution of methylene blue (AM) was used, due to its great applicability in the industry and consecutively in the remnants of the processes to which it is used. The results reveal 80% carbon for crude coal (CVB) and 85% for demineralized and activated coal (CVDA). It was found that demineralization eliminated inorganics such as Fe, Ca, Mg and Na, reducing the concentration of Zn (76%), Al (65%), S (46%) and Cu (25%). The kinetic and thermodynamic results of the adsorption of the AM dye with CVDA suggest a fast and spontaneous process, reaching the equilibrium adsorption capacity qeequal to7.57 mg.g-1in 50 min.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e BioquímicosUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAEngenharia/Tecnologia/GestãoAdsorçãoSustentabilidadeCorantes e tingimentoGestão integrada de resíduos sólidosAdsorptionSustainabilityDyes and dyeingIntegrated solid waste managementUtilização do carvão de pneus inservíveis para remoção do corante azul de metilenoUse of waste tire coal to remove methylene blue dyeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoMarques, Patricia Teixeirahttps://orcid.org/0000-0001-9463-2081http://lattes.cnpq.br/1618673812774317Kniess, Cláudia Terezinhahttps://orcid.org/0000-0002-1961-2037http://lattes.cnpq.br/8233265633962510Ferrari, Leila Denise Fiorentinhttp://lattes.cnpq.br/179151435882152Marques, Patricia Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/1618673812774317Rocha, Raquel Dalla Costa dahttps://orcid.org/0000-0002-0440-7583http://lattes.cnpq.br/9012885881353708https://orcid.org/0000-0001-8708-3870http://lattes.cnpq.br/0510675903420709Santiago, João Felipe Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcarvaopneusremocaocorante.pdfapplication/pdf5201698http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24480/1/carvaopneusremocaocorante.pdf01dfd1c1d19e7ad7258988b4c740c916MD51TEXTcarvaopneusremocaocorante.pdf.txtcarvaopneusremocaocorante.pdf.txtExtracted texttext/plain166059http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24480/2/carvaopneusremocaocorante.pdf.txt08f244566a327c5a6801a5d2edd09335MD52THUMBNAILcarvaopneusremocaocorante.pdf.jpgcarvaopneusremocaocorante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24480/3/carvaopneusremocaocorante.pdf.jpg0c9fbbc3a6e7d9e58541765fb8d7653fMD531/244802021-03-02 03:10:45.247oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24480Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-03-02T06:10:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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