Frenagem magnética: segurança e melhor desempenho automobilístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29817 |
Resumo: | O automobilismo é uma paixão mundial de mais de um século. No Brasil, conquistou milhares de fãs e apaixonados após a inauguração do Circuito da Gávea, composto por 12 km de inúmeras curvas muito fechadas, sendo que os carros já alcançavam 300 km/h em retas. A evolução da tecnologia permitiu a criação de veículos diversos e provas cada vez mais rápidas, sempre buscando aliar segurança e desempenho de maneira equilibrada. Contudo, os acidentes são uma realidade e por mais que elementos de segurança avançados existam, a vida do piloto está sempre em risco, como por exemplo o acidente que tirou a vida de Ayrton Senna em 1994. Curvas representam a região de maior perigo em um autódromo, pois a aceleração lateral a que o carro é submetido pode provocar um escape tangencial. Este, mesmo que não cause um acidente, ainda representa a perda de valiosos milissegundos ao piloto, pois uma vez derrapando, uma parte da energia do motor está sendo perdida nos pneus. Em uma curva, a somatória das forças nos três planos atuam sobre o comportamento do carro e em casos de chuva, a situação é agravada pela falta de aderência causada pela água. Nas corridas automobilísticas, todo piloto mais experiente sabe que quaisquer erros cometidos nas curvas serão refletidos no tempo final da corrida. Este trabalho propõe a investigação de um método controlado de aumento de aderência em curvas a ser adicionado aos veículos, tanto como forma de melhorar sua segurança quanto para aumentar seu desempenho, reduzindo a necessidade de frear na entrada das curvas. Este será composto por um sistema de ímãs acoplados ao veículo e pelo revestimento asfáltico com características magnéticas. |
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2022-10-04T13:11:06Z2022-10-04T13:11:06Z2022-06-21KAMINSKI, Fabiana Tais. Frenagem magnética: segurança e melhor desempenho automobilístico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29817O automobilismo é uma paixão mundial de mais de um século. No Brasil, conquistou milhares de fãs e apaixonados após a inauguração do Circuito da Gávea, composto por 12 km de inúmeras curvas muito fechadas, sendo que os carros já alcançavam 300 km/h em retas. A evolução da tecnologia permitiu a criação de veículos diversos e provas cada vez mais rápidas, sempre buscando aliar segurança e desempenho de maneira equilibrada. Contudo, os acidentes são uma realidade e por mais que elementos de segurança avançados existam, a vida do piloto está sempre em risco, como por exemplo o acidente que tirou a vida de Ayrton Senna em 1994. Curvas representam a região de maior perigo em um autódromo, pois a aceleração lateral a que o carro é submetido pode provocar um escape tangencial. Este, mesmo que não cause um acidente, ainda representa a perda de valiosos milissegundos ao piloto, pois uma vez derrapando, uma parte da energia do motor está sendo perdida nos pneus. Em uma curva, a somatória das forças nos três planos atuam sobre o comportamento do carro e em casos de chuva, a situação é agravada pela falta de aderência causada pela água. Nas corridas automobilísticas, todo piloto mais experiente sabe que quaisquer erros cometidos nas curvas serão refletidos no tempo final da corrida. Este trabalho propõe a investigação de um método controlado de aumento de aderência em curvas a ser adicionado aos veículos, tanto como forma de melhorar sua segurança quanto para aumentar seu desempenho, reduzindo a necessidade de frear na entrada das curvas. Este será composto por um sistema de ímãs acoplados ao veículo e pelo revestimento asfáltico com características magnéticas.Motorsport has been a worldwide passion for over a century. In Brazil, it won thousands of fans and lovers after the inauguration of Gávea Circuit, comprising 12 km of innumerable very tight turns, and the cars reached 300 km/h in straights. The evolution of technology allowed the creation of different vehicles and increasingly faster tests, always seeking to combine safety and performance in a balanced way. However, accidents are a reality and even though advanced safety elements exist, the pilot's life is always at risk, such as the accident that took Ayrton Senna’s life in 1994. Turns represent the region of greatest danger in a race track, as the lateral acceleration to which the car is subjected can cause a tangential escape. This, even if it doesn't cause an accident, still represents the loss of valuable milliseconds to the pilot, because once the car skids, a part of the engine's energy is being lost in the tires. In a turn, the sum of the forces in the three planes act on the car's behavior and in cases of rain, the situation is aggravated by the lack of grip caused by water. In auto racing, every more experienced driver knows that any mistakes made in turns will be reflected in the final time of the race. This work proposes the investigation of a controlled method of increasing grip on curves to be added to vehicles, both as a way to improve their safety as to increase their performance, reducing the need for braking when entering turns. This will consist of a magnets system coupled to the vehicle and an asphalt coating with magnetic characteristics.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia QuímicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia Químicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICACarros de corridaMagnetismoAsfaltoPavimentos de asfaltoAutomóveis - FreiosAutomobiles, RacingMagnetismAsphaltPavements, AsphaltAutomobiles - BrakesFrenagem magnética: segurança e melhor desempenho automobilísticoMagnetic braking: safety and improved automobile performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaPostigo, Matheus PereiraPostigo, Matheus PereiraRichter, Wagner EduardoBechlin, Marcos AndréKaminski, Fabiana Taisreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29817/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52ORIGINALfrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdffrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdfapplication/pdf2243787http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29817/4/frenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf5af620f7ca5549a39f8488777dbb9351MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29817/5/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD55TEXTfrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.txtfrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.txtExtracted texttext/plain56817http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29817/6/frenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.txtf266189a84d7b2eeb05bce7499741bc2MD56THUMBNAILfrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.jpgfrenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29817/7/frenagemagneticasegurancaedesempenho.pdf.jpgbeef0e1fa13a7f8267854906a4423947MD571/298172022-10-05 03:08:03.817oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-10-05T06:08:03Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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