E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro, Wagner Leandro Sotto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27586
Resumo: Com o crescimento da área de jogos digitais, especialmente nos últimos anos coma inserção dos e-sports, o uso de ferramentas a partir do conceito de lúdico digital também se expandiu, principalmente com a criação de jogos direcionados à área da educação. Nesse segmento, a plataforma de aprendizado por meio de jogos Kahoot! é uma das ferramentas mais utilizadas, com dinâmicas no formato de testes de múltipla escolha que podem ser compartilhados e permitem a customização das perguntas e respostas que farão parte de cada partida. Tecnologias digitais estão sendo inseridas cada vez mais na rotina da sociedade e principalmente nas instituições de ensino, e mesmo com opções como o Kahoot!, a quantidade de ferramentas baseadas em jogos para a área da educação ainda é pequena. Aliado a este fato, estão a baixa capacidade de customização e adequada usabilidade das ferramentas existentes de jogos educativos, fatores que influenciam diretamente na eficácia da transmissão do conhecimento. Sendo assim, neste trabalho foi desenvolvido o E-Battle, um jogo digital capaz de auxiliar educadores a transmitirem conhecimentos de diferentes disciplinas através da customização do conteúdo por estes, com elementos que estimulam a competição entre grupos de alunos pelo aprendizado. Os resultados dos experimentos realizados mostram que o E-Battle obteve sucesso em junto c om educador estimular a transmissão do conhecimento e o aprendizado, fazendo uso da competição entre grupos de estudantes.
id UTFPR-12_35aec63ab61adfcf8af103ba11e6f5eb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27586
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-03-09T23:11:49Z2022-03-09T23:11:49Z2021-12-10DESTRO, Wagner Leandro Sotto. E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27586Com o crescimento da área de jogos digitais, especialmente nos últimos anos coma inserção dos e-sports, o uso de ferramentas a partir do conceito de lúdico digital também se expandiu, principalmente com a criação de jogos direcionados à área da educação. Nesse segmento, a plataforma de aprendizado por meio de jogos Kahoot! é uma das ferramentas mais utilizadas, com dinâmicas no formato de testes de múltipla escolha que podem ser compartilhados e permitem a customização das perguntas e respostas que farão parte de cada partida. Tecnologias digitais estão sendo inseridas cada vez mais na rotina da sociedade e principalmente nas instituições de ensino, e mesmo com opções como o Kahoot!, a quantidade de ferramentas baseadas em jogos para a área da educação ainda é pequena. Aliado a este fato, estão a baixa capacidade de customização e adequada usabilidade das ferramentas existentes de jogos educativos, fatores que influenciam diretamente na eficácia da transmissão do conhecimento. Sendo assim, neste trabalho foi desenvolvido o E-Battle, um jogo digital capaz de auxiliar educadores a transmitirem conhecimentos de diferentes disciplinas através da customização do conteúdo por estes, com elementos que estimulam a competição entre grupos de alunos pelo aprendizado. Os resultados dos experimentos realizados mostram que o E-Battle obteve sucesso em junto c om educador estimular a transmissão do conhecimento e o aprendizado, fazendo uso da competição entre grupos de estudantes.With the growth of the digital games area, especially in recent years with the inser-tion of e-sports, the use of tools based on the concept of digital play also expanded,mainly with the creation of games aimed at the area of education. In this segment,the Kahoot! It’s one of the most used tools, with dynamics in the format of multi-ple tests choice that can be shared and allow for the customization of questions andanswers that will be part of each match. Digital technologies are being introducedincreasingly in the routine of society and especially in educational institutions, andeven with options like Kahoot!, the amount of tools based on games for the areaof education is still small. Allied to this fact, they are low customization capacityand adequate usability of existing tools for educational games, factors that directly influence the effectiveness of transmission of knowledge. Therefore, in this work,E-Battle was developed, a digital game capable of helping educators to transmit kno-wledge from different disciplines by customizing the content by them, with elementsthat encourage competition between groups of students for learning. The results ofthe experiments carried out show that the E-Battle was successful in, together withthe educator, stimulating the transmission of knowledge and learning, making use ofcompetition between groups of studentsporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáSanta HelenaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos educativosAprendizagemTecnologia educacionalEducational gamesLearningEducational technologyE-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimentoE-Battle - dynamic and customizable learning in the classroom using competition for knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSanta HelenaNaves, Thiago FrançaNaves, Thiago FrançaBrilhador, AndersonIto, Giani CarlaDestro, Wagner Leandro Sottoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdfebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdfapplication/pdf18954612http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/1/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdfa07f9da5641cfc760965be367dd02790MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdf.txtebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdf.txtExtracted texttext/plain200869http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/3/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdf.txtc43e50892c6882b0a017edd6c510f1fbMD53THUMBNAILebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdf.jpgebattleaprendizagemcompetiçãoconhecimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/4/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdf.jpg709fb6e1dfe3fc50461cb8d7267cbee1MD541/275862022-03-10 03:06:21.621oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-03-10T06:06:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv E-Battle - dynamic and customizable learning in the classroom using competition for knowledge
title E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
spellingShingle E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
Destro, Wagner Leandro Sotto
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos educativos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educational games
Learning
Educational technology
title_short E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
title_full E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
title_fullStr E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
title_full_unstemmed E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
title_sort E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento
author Destro, Wagner Leandro Sotto
author_facet Destro, Wagner Leandro Sotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naves, Thiago França
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Naves, Thiago França
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brilhador, Anderson
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ito, Giani Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Destro, Wagner Leandro Sotto
contributor_str_mv Naves, Thiago França
Naves, Thiago França
Brilhador, Anderson
Ito, Giani Carla
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos educativos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educational games
Learning
Educational technology
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educational games
Learning
Educational technology
description Com o crescimento da área de jogos digitais, especialmente nos últimos anos coma inserção dos e-sports, o uso de ferramentas a partir do conceito de lúdico digital também se expandiu, principalmente com a criação de jogos direcionados à área da educação. Nesse segmento, a plataforma de aprendizado por meio de jogos Kahoot! é uma das ferramentas mais utilizadas, com dinâmicas no formato de testes de múltipla escolha que podem ser compartilhados e permitem a customização das perguntas e respostas que farão parte de cada partida. Tecnologias digitais estão sendo inseridas cada vez mais na rotina da sociedade e principalmente nas instituições de ensino, e mesmo com opções como o Kahoot!, a quantidade de ferramentas baseadas em jogos para a área da educação ainda é pequena. Aliado a este fato, estão a baixa capacidade de customização e adequada usabilidade das ferramentas existentes de jogos educativos, fatores que influenciam diretamente na eficácia da transmissão do conhecimento. Sendo assim, neste trabalho foi desenvolvido o E-Battle, um jogo digital capaz de auxiliar educadores a transmitirem conhecimentos de diferentes disciplinas através da customização do conteúdo por estes, com elementos que estimulam a competição entre grupos de alunos pelo aprendizado. Os resultados dos experimentos realizados mostram que o E-Battle obteve sucesso em junto c om educador estimular a transmissão do conhecimento e o aprendizado, fazendo uso da competição entre grupos de estudantes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T23:11:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-09T23:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DESTRO, Wagner Leandro Sotto. E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27586
identifier_str_mv DESTRO, Wagner Leandro Sotto. E-Battle - aprendizagem dinâmica e personalizável em sala de aula utilizando competição pelo conhecimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Santa Helena
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Santa Helena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/1/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/3/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27586/4/ebattleaprendizagemcompeti%c3%a7%c3%a3oconhecimento.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a07f9da5641cfc760965be367dd02790
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
c43e50892c6882b0a017edd6c510f1fb
709fb6e1dfe3fc50461cb8d7267cbee1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923224617222144