Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952 |
Resumo: | Sistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética. |
id |
UTFPR-12_3de8797f266d05b5dcb0f5954d0d19af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27952 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-11T18:53:21Z2022-04-11T18:53:21Z2019-09-13SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952Sistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética.Passive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although they allow better performance. In this document was developed an active electromagnetic damper for automotive use and its control system through simulations as proof of concept of its behavior. This document shows all the studies involved in this project, such as mechanical parts of the damper, the simulations of the electromagnetic circuit by means of software FEMM, Finite Elements Methods Magnetics, which uses the finite elements method, the topology of the mechanical part, which is designed based in past studies, the actuator system to power the damper coils, buck converter, the simulation of the designed damper with two control systems, PID, Proportional-Integral-Derivative, and fuzzy controller, and the results obtained in relation to the criteria of comfort energy efficiency.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia de Controle e AutomaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSAutomóveis - AmortecedoresEletromagnetismoCampos magnéticosControladores PIDControle automáticoAutomobiles - Shock absorbersElectromagnetismMagnetic fieldsPID controllersAutomatic controlDesenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemasDevelopment of an active mechanical damper based on electromagnetic and system control principlesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaOroski, ElderPinho, Antônio CarlosMello, Alexandre José Tuoto SilveiraPece, CarloFrencl, Victor BaptistaSato, Alysson AkioCorrea, Eliezer LuzziBruno, Felipe de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEAU_2019_2_01.pdfCT_COEAU_2019_2_01.pdfapplication/pdf3913369http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/1/CT_COEAU_2019_2_01.pdfd7f88f1f4e02c53223437ee76160e7f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEAU_2019_2_01.pdf.txtCT_COEAU_2019_2_01.pdf.txtExtracted texttext/plain131142http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/3/CT_COEAU_2019_2_01.pdf.txt909416afb7f55038025baa9a74799be9MD53THUMBNAILCT_COEAU_2019_2_01.pdf.jpgCT_COEAU_2019_2_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/4/CT_COEAU_2019_2_01.pdf.jpg760c31d37f0db9ddc8adfaa1f4f171a6MD541/279522022-04-12 03:07:23.53oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-12T06:07:23Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Development of an active mechanical damper based on electromagnetic and system control principles |
title |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas Sato, Alysson Akio CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS Automóveis - Amortecedores Eletromagnetismo Campos magnéticos Controladores PID Controle automático Automobiles - Shock absorbers Electromagnetism Magnetic fields PID controllers Automatic control |
title_short |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
title_full |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
title_sort |
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas |
author |
Sato, Alysson Akio |
author_facet |
Sato, Alysson Akio Correa, Eliezer Luzzi Bruno, Felipe de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Eliezer Luzzi Bruno, Felipe de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oroski, Elder |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pinho, Antônio Carlos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mello, Alexandre José Tuoto Silveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pece, Carlo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Frencl, Victor Baptista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Alysson Akio Correa, Eliezer Luzzi Bruno, Felipe de Oliveira |
contributor_str_mv |
Oroski, Elder Pinho, Antônio Carlos Mello, Alexandre José Tuoto Silveira Pece, Carlo Frencl, Victor Baptista |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS Automóveis - Amortecedores Eletromagnetismo Campos magnéticos Controladores PID Controle automático Automobiles - Shock absorbers Electromagnetism Magnetic fields PID controllers Automatic control |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automóveis - Amortecedores Eletromagnetismo Campos magnéticos Controladores PID Controle automático Automobiles - Shock absorbers Electromagnetism Magnetic fields PID controllers Automatic control |
description |
Sistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-11T18:53:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-11T18:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952 |
identifier_str_mv |
SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Engenharia de Controle e Automação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/1/CT_COEAU_2019_2_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/3/CT_COEAU_2019_2_01.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27952/4/CT_COEAU_2019_2_01.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7f88f1f4e02c53223437ee76160e7f9 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 909416afb7f55038025baa9a74799be9 760c31d37f0db9ddc8adfaa1f4f171a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922907463876608 |