Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886 |
Resumo: | A aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados. |
id |
UTFPR-12_3f66fa1655c2e83a3bc55badfbf8d05b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27886 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-06T15:31:50Z2022-04-06T15:31:50Z2021-12-10LEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886A aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados.Aviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAnálise numéricaFluidodinâmica computacionalMétodo dos elementos finitosAeronáuticaAerodinâmicaNumerical analysisComputational fluid dynamicsFinite element methodAeronauticsAerodynamicsEstudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas viasNumerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-waysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaSantos, Rodrigo VillacaSantos, Rodrigo VillacaLima, Luiz Eduardo MeloCarvalho, Marcelo Vasconcelos deLeuzenski, Alanreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsustetacaoarrastoasa.pdfsustetacaoarrastoasa.pdfapplication/pdf2662563http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/1/sustetacaoarrastoasa.pdfab4ab988cd9b119a344e06b86a35f210MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTsustetacaoarrastoasa.pdf.txtsustetacaoarrastoasa.pdf.txtExtracted texttext/plain86882http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/4/sustetacaoarrastoasa.pdf.txte47e2690092ecf0c7e81ee272ca08224MD54THUMBNAILsustetacaoarrastoasa.pdf.jpgsustetacaoarrastoasa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/5/sustetacaoarrastoasa.pdf.jpg03d3b2a54f812b1b79b14da07cc80a79MD551/278862022-04-07 03:08:28.258oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-07T06:08:28Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Numerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-ways |
title |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
spellingShingle |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias Leuzenski, Alan CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Análise numérica Fluidodinâmica computacional Método dos elementos finitos Aeronáutica Aerodinâmica Numerical analysis Computational fluid dynamics Finite element method Aeronautics Aerodynamics |
title_short |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
title_full |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
title_fullStr |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
title_full_unstemmed |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
title_sort |
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias |
author |
Leuzenski, Alan |
author_facet |
Leuzenski, Alan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Villaca |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Villaca |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Luiz Eduardo Melo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carvalho, Marcelo Vasconcelos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leuzenski, Alan |
contributor_str_mv |
Santos, Rodrigo Villaca Santos, Rodrigo Villaca Lima, Luiz Eduardo Melo Carvalho, Marcelo Vasconcelos de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Análise numérica Fluidodinâmica computacional Método dos elementos finitos Aeronáutica Aerodinâmica Numerical analysis Computational fluid dynamics Finite element method Aeronautics Aerodynamics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise numérica Fluidodinâmica computacional Método dos elementos finitos Aeronáutica Aerodinâmica Numerical analysis Computational fluid dynamics Finite element method Aeronautics Aerodynamics |
description |
A aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-06T15:31:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-06T15:31:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886 |
identifier_str_mv |
LEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/1/sustetacaoarrastoasa.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/4/sustetacaoarrastoasa.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27886/5/sustetacaoarrastoasa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab4ab988cd9b119a344e06b86a35f210 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b e47e2690092ecf0c7e81ee272ca08224 03d3b2a54f812b1b79b14da07cc80a79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923058647564288 |