Os sentidos e significados da formação em engenharia de controle e automação (ECA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): uma análise com egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassar, Lucas Paulatti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29670
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo os sentidos e significados da formação em engenharia para egressos do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Partiuse do pressuposto de que o modelo convencional de formação universitária em engenharia no Brasil não é capaz de proporcionar aos estudantes uma formação profissional completa e conectada à realidade do mundo do trabalho, que promova uma discussão critica a respeito das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e que supere a dicotomia teoria-prática e a concepção determinista do conhecimento científico e tecnológico – classificado como neutro, autônomo e universal. Fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey e em autores de abordagem materialista histórico-dialética e do campo de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a pesquisa teve os objetivos de: debater questões relativas à tecnociência no contexto da engenharia no Brasil; identificar problemas, pontos de contradição e potencialidades do ensino de engenharia; e ampliar as zonas de sentido sobre a formação da identidade profissional de engenheiros/as. O percurso de investigação consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo, mediante entrevistas semiestruturadas com dez egressos de ECA da UTFPR, graduados entre os anos 2016 e 2021. Em virtude da pandemia da COVID-19 e do isolamento social decretado pelas autoridades sanitárias durante o decorrer da pesquisa, as entrevistas ocorreram em modo remoto, com áudio e imagem gravados. Justifica-se esta pesquisa em função da lacuna de estudos que problematizem a formação universitária em engenharia no Brasil sob a perspectiva dos egressos, ou mesmo para a área específica de Engenharia de Controle e Automação e a partir de uma abordagem epistemológica qualitativa, isto é, que preconize a singularidade subjetiva tanto do pesquisador, quanto dos sujeitos pesquisados. Os resultados indicam que a atual formação universitária em engenharia no Brasil não compreende as dimensões sociais do desenvolvimento tecnocientífico e do próprio processo formativo, e como estes se fortalecem mutuamente nas sociedades modernas capitalistas, tornando difícil aos/às egresso/as de engenharia reconhecer sua identidade profissional e o papel da profissão na reprodução da sociedade de classes. No entanto, identificamos também que o processo formativo em engenharia é marcado por experiências contraditórias e diferenciadas capazes de ampliar os sentidos e significados da formação em engenharia, como por exemplo, através de relações motivadoras entre professor e aluno, da contextualização do conhecimento com a realidade profissional, de atividades de estágio em que o estudante consegue se identificar com a profissão, ou mesmo mediante a restrita oportunidade de intercâmbio estudantil.
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Partiuse do pressuposto de que o modelo convencional de formação universitária em engenharia no Brasil não é capaz de proporcionar aos estudantes uma formação profissional completa e conectada à realidade do mundo do trabalho, que promova uma discussão critica a respeito das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e que supere a dicotomia teoria-prática e a concepção determinista do conhecimento científico e tecnológico – classificado como neutro, autônomo e universal. Fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey e em autores de abordagem materialista histórico-dialética e do campo de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a pesquisa teve os objetivos de: debater questões relativas à tecnociência no contexto da engenharia no Brasil; identificar problemas, pontos de contradição e potencialidades do ensino de engenharia; e ampliar as zonas de sentido sobre a formação da identidade profissional de engenheiros/as. O percurso de investigação consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo, mediante entrevistas semiestruturadas com dez egressos de ECA da UTFPR, graduados entre os anos 2016 e 2021. Em virtude da pandemia da COVID-19 e do isolamento social decretado pelas autoridades sanitárias durante o decorrer da pesquisa, as entrevistas ocorreram em modo remoto, com áudio e imagem gravados. Justifica-se esta pesquisa em função da lacuna de estudos que problematizem a formação universitária em engenharia no Brasil sob a perspectiva dos egressos, ou mesmo para a área específica de Engenharia de Controle e Automação e a partir de uma abordagem epistemológica qualitativa, isto é, que preconize a singularidade subjetiva tanto do pesquisador, quanto dos sujeitos pesquisados. Os resultados indicam que a atual formação universitária em engenharia no Brasil não compreende as dimensões sociais do desenvolvimento tecnocientífico e do próprio processo formativo, e como estes se fortalecem mutuamente nas sociedades modernas capitalistas, tornando difícil aos/às egresso/as de engenharia reconhecer sua identidade profissional e o papel da profissão na reprodução da sociedade de classes. No entanto, identificamos também que o processo formativo em engenharia é marcado por experiências contraditórias e diferenciadas capazes de ampliar os sentidos e significados da formação em engenharia, como por exemplo, através de relações motivadoras entre professor e aluno, da contextualização do conhecimento com a realidade profissional, de atividades de estágio em que o estudante consegue se identificar com a profissão, ou mesmo mediante a restrita oportunidade de intercâmbio estudantil.The research has as its object of study the senses and meanings of engineering education for graduates of the Control and Automation Engineering (ECA) course at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Curitiba campus. It was assumed that the conventional model of university education in engineering in Brazil is not capable of providing students with a complete professional education connected to the reality of the world of work, which promotes a critical discussion about the relationship between science and technology. And society and that overcomes the theory-practice dichotomy and the deterministic conception of scientific and technological knowledge – classified as neutral, autonomous and universal. Based on González Rey’s Qualitative Epistemology and on authors with a historical-dialectical materialist approach and in the field of studies in Science, Technology and Society (CTS), the research aimed to: debate issues related to technoscience in the context of engineering in Brazil; identify problems, points of contradiction and potentialities of engineering education; and to expand the areas of meaning on the formation of the professional identity of engineers in Brazil. The investigation path consisted of a bibliographic and documentary research and field research, through semi-structured interviews with ten graduates of ECA from UTFPR, graduated between 2016 and 2021. Due to the COVID-19 pandemic and the social isolation decreed by the health authorities during the course of the research, the interviews took place remotely, with audio and image recorded. This research is justified due to the lack of studies that problematize university education in engineering in Brazil from the perspective of graduates, or even for the specific area of Control and Automation Engineering and from a qualitative epistemological approach, that is, that advocates the subjective singularity of both the researcher and the researched subjects. The results indicate that the current university education in engineering in Brazil does not understand the social dimensions of technoscientific development and the training process itself, and how these mutually strengthen each other in modern capitalist societies, making it difficult for engineering graduates to recognize their professional and the role of the profession in the reproduction of class society. However, we also identified that the training process in engineering is marked by contradictory and differentiated experiences capable of expanding the senses and meanings of engineering education, for example, through motivating relationships between teacher and student, the contextualization of the knowledge of the professional reality, of internship activities in which the student can identify with the profession, or even through the restricted opportunity of student exchange.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSociais e HumanidadesEducaçãoEngenharia - Estudo e ensinoEngenharia - PráticaProfessores e alunosTecnologiaEpistemologia socialCiência - Orientação profissionalEducationEngineering - Study and teachingEngineering - PracticeTeacher-student relationshipsTechnologySocial epistemologyScience - Vocational guidanceOs sentidos e significados da formação em engenharia de controle e automação (ECA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): uma análise com egressosSenses and meanings of Control and Automation Engineering education at Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): an analysis with graduatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaDias, Maria Sara de Limahttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400http://lattes.cnpq.br/4807954398668607Aquino, Alysson Eduardo de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7751114823823565Fraga, Lais Silveirahttps://orcid.org/0000-0002-2315-389Xhttp://lattes.cnpq.br/1447465612426848Dias, Maria Sara de Limahttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400http://lattes.cnpq.br/4807954398668607Amorim, Mário Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909http://lattes.cnpq.br/5344824750599654https://orcid.org/0000-0002-7585-8103http://lattes.cnpq.br/0528095749888911Kassar, Lucas Paulattireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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description A pesquisa tem como objeto de estudo os sentidos e significados da formação em engenharia para egressos do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Partiuse do pressuposto de que o modelo convencional de formação universitária em engenharia no Brasil não é capaz de proporcionar aos estudantes uma formação profissional completa e conectada à realidade do mundo do trabalho, que promova uma discussão critica a respeito das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e que supere a dicotomia teoria-prática e a concepção determinista do conhecimento científico e tecnológico – classificado como neutro, autônomo e universal. Fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey e em autores de abordagem materialista histórico-dialética e do campo de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a pesquisa teve os objetivos de: debater questões relativas à tecnociência no contexto da engenharia no Brasil; identificar problemas, pontos de contradição e potencialidades do ensino de engenharia; e ampliar as zonas de sentido sobre a formação da identidade profissional de engenheiros/as. O percurso de investigação consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo, mediante entrevistas semiestruturadas com dez egressos de ECA da UTFPR, graduados entre os anos 2016 e 2021. Em virtude da pandemia da COVID-19 e do isolamento social decretado pelas autoridades sanitárias durante o decorrer da pesquisa, as entrevistas ocorreram em modo remoto, com áudio e imagem gravados. Justifica-se esta pesquisa em função da lacuna de estudos que problematizem a formação universitária em engenharia no Brasil sob a perspectiva dos egressos, ou mesmo para a área específica de Engenharia de Controle e Automação e a partir de uma abordagem epistemológica qualitativa, isto é, que preconize a singularidade subjetiva tanto do pesquisador, quanto dos sujeitos pesquisados. Os resultados indicam que a atual formação universitária em engenharia no Brasil não compreende as dimensões sociais do desenvolvimento tecnocientífico e do próprio processo formativo, e como estes se fortalecem mutuamente nas sociedades modernas capitalistas, tornando difícil aos/às egresso/as de engenharia reconhecer sua identidade profissional e o papel da profissão na reprodução da sociedade de classes. No entanto, identificamos também que o processo formativo em engenharia é marcado por experiências contraditórias e diferenciadas capazes de ampliar os sentidos e significados da formação em engenharia, como por exemplo, através de relações motivadoras entre professor e aluno, da contextualização do conhecimento com a realidade profissional, de atividades de estágio em que o estudante consegue se identificar com a profissão, ou mesmo mediante a restrita oportunidade de intercâmbio estudantil.
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