Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Tiago Bernardino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580
Resumo: Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais.
id UTFPR-12_40532d47fc12438046003f452f4bd769
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25580
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-07-15T15:50:31Z2021-07-15T15:50:31Z2021-03-31VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais.This study analyzes the Inovar-Auto program, which was a public incentive to the Brazilian automotive industry during the period from 2013 to 2017. As a variety of proposals aimed at supporting the automotive industry in Brazil, it is questioned to what extent its actors have benefited. Thus, the interests of the class fractions in dispute in its formulation are discussed, as well as the contradictions resulting from their declared objectives and the consequences of their practical implementation. The research object is part of the problematics of the State’s relationship with the industry, the historical conformation of the national industry, including previous public incentives, and the particularity of the historical development of the national automotive industry. The research methodology used consisted the analysis of documents, statistical data and semi-structured interviews of a typical sample of ten actors in the automotive chain who participated in Inovar-Auto. It is demonstrated that, although the automotive industry has always been notably encouraged by the Brazilian State, in Inovar-Auto unique characteristics are observed, either in its formulation or in its development. Among these peculiarities, the inclusion of the mold and tool sector as an indirect beneficiary of the program, the contestation of its protectionist bias by the World Trade Organization (WTO) and the required counterparts that did not offer challenges to the national automotive assemblers are all analyzed. Based on the results, the thesis of this study is that Inovar-Auto meant a new policy for old interests, benefiting mostly a specific group of companies in the sector’s production chain, foreign multinational automakers that have historically benefited from Brazilian public incentives. The research contributes to the analysis and debates about Inovar-Auto, public incentives for the automotive industry and, more broadly, for industrial policies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSociais e HumanidadesIndústria automobilísticaPolítica industrialIncentivos na indústriaIndústrias - Política governamentalIncentivos fiscaisInvestimentosAutomobile industry and tradeIndustrial policyIncentives in industryIndustries - Government policyTax incentivesInvestmentInovar-Auto: uma nova política para velhos interessesInovar-Auto: a new policy for old interestsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaPinto, Geraldo Augustohttps://orcid.org/0000-0003-1347-2173http://lattes.cnpq.br/7135334473333438Torres, Ricardo Lobatohttps://orcid.org/0000-0002-2439-4775http://lattes.cnpq.br/9598234169736125Bagattolli, Carolinahttps://orcid.org/0000-0002-5103-2868http://lattes.cnpq.br/9814780599005355Martuscelli, Danilo Enricohttps://orcid.org/0000-0002-8769-6762http://lattes.cnpq.br/7177024435446745Pinto, Geraldo Augustohttps://orcid.org/0000-0003-1347-2173http://lattes.cnpq.br/7135334473333438Amorim, Mario Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909http://lattes.cnpq.br/5344824750599654Nascimento, Thiago Cavalcantehttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965http://lattes.cnpq.br/9661555663056683https://orcid.org/0000-0003-1500-6942http://lattes.cnpq.br/9818354810970201Vargas, Tiago Bernardinoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALinovarautonovapolitica.pdfapplication/pdf1789497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/1/inovarautonovapolitica.pdfb0fdc7ae312c04f659f3e29ede513e13MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52TEXTinovarautonovapolitica.pdf.txtinovarautonovapolitica.pdf.txtExtracted texttext/plain487867http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/4/inovarautonovapolitica.pdf.txtf8403f6306c8072f162c3c213ff8b48cMD54THUMBNAILinovarautonovapolitica.pdf.jpginovarautonovapolitica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/5/inovarautonovapolitica.pdf.jpg5ffb2a5f6e8aa6b8c3fe25b6ed739622MD551/255802021-07-16 03:04:09.629oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-16T06:04:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inovar-Auto: a new policy for old interests
title Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
spellingShingle Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
Vargas, Tiago Bernardino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Indústria automobilística
Política industrial
Incentivos na indústria
Indústrias - Política governamental
Incentivos fiscais
Investimentos
Automobile industry and trade
Industrial policy
Incentives in industry
Industries - Government policy
Tax incentives
Investment
Sociais e Humanidades
title_short Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
title_full Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
title_fullStr Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
title_full_unstemmed Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
title_sort Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
author Vargas, Tiago Bernardino
author_facet Vargas, Tiago Bernardino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Geraldo Augusto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1347-2173
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7135334473333438
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2439-4775
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9598234169736125
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bagattolli, Carolina
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5103-2868
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9814780599005355
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martuscelli, Danilo Enrico
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8769-6762
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7177024435446745
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pinto, Geraldo Augusto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1347-2173
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7135334473333438
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Amorim, Mario Lopes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6610-7909
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5344824750599654
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5452-8965
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661555663056683
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1500-6942
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9818354810970201
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Tiago Bernardino
contributor_str_mv Pinto, Geraldo Augusto
Torres, Ricardo Lobato
Bagattolli, Carolina
Martuscelli, Danilo Enrico
Pinto, Geraldo Augusto
Amorim, Mario Lopes
Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Indústria automobilística
Política industrial
Incentivos na indústria
Indústrias - Política governamental
Incentivos fiscais
Investimentos
Automobile industry and trade
Industrial policy
Incentives in industry
Industries - Government policy
Tax incentives
Investment
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
Política industrial
Incentivos na indústria
Indústrias - Política governamental
Incentivos fiscais
Investimentos
Automobile industry and trade
Industrial policy
Incentives in industry
Industries - Government policy
Tax incentives
Investment
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-15T15:50:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-15T15:50:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580
identifier_str_mv VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/1/inovarautonovapolitica.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/4/inovarautonovapolitica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/5/inovarautonovapolitica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
b0fdc7ae312c04f659f3e29ede513e13
0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108
f8403f6306c8072f162c3c213ff8b48c
5ffb2a5f6e8aa6b8c3fe25b6ed739622
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922903104946176