Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580 |
Resumo: | Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais. |
id |
UTFPR-12_40532d47fc12438046003f452f4bd769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25580 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-07-15T15:50:31Z2021-07-15T15:50:31Z2021-03-31VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais.This study analyzes the Inovar-Auto program, which was a public incentive to the Brazilian automotive industry during the period from 2013 to 2017. As a variety of proposals aimed at supporting the automotive industry in Brazil, it is questioned to what extent its actors have benefited. Thus, the interests of the class fractions in dispute in its formulation are discussed, as well as the contradictions resulting from their declared objectives and the consequences of their practical implementation. The research object is part of the problematics of the State’s relationship with the industry, the historical conformation of the national industry, including previous public incentives, and the particularity of the historical development of the national automotive industry. The research methodology used consisted the analysis of documents, statistical data and semi-structured interviews of a typical sample of ten actors in the automotive chain who participated in Inovar-Auto. It is demonstrated that, although the automotive industry has always been notably encouraged by the Brazilian State, in Inovar-Auto unique characteristics are observed, either in its formulation or in its development. Among these peculiarities, the inclusion of the mold and tool sector as an indirect beneficiary of the program, the contestation of its protectionist bias by the World Trade Organization (WTO) and the required counterparts that did not offer challenges to the national automotive assemblers are all analyzed. Based on the results, the thesis of this study is that Inovar-Auto meant a new policy for old interests, benefiting mostly a specific group of companies in the sector’s production chain, foreign multinational automakers that have historically benefited from Brazilian public incentives. The research contributes to the analysis and debates about Inovar-Auto, public incentives for the automotive industry and, more broadly, for industrial policies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSociais e HumanidadesIndústria automobilísticaPolítica industrialIncentivos na indústriaIndústrias - Política governamentalIncentivos fiscaisInvestimentosAutomobile industry and tradeIndustrial policyIncentives in industryIndustries - Government policyTax incentivesInvestmentInovar-Auto: uma nova política para velhos interessesInovar-Auto: a new policy for old interestsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaPinto, Geraldo Augustohttps://orcid.org/0000-0003-1347-2173http://lattes.cnpq.br/7135334473333438Torres, Ricardo Lobatohttps://orcid.org/0000-0002-2439-4775http://lattes.cnpq.br/9598234169736125Bagattolli, Carolinahttps://orcid.org/0000-0002-5103-2868http://lattes.cnpq.br/9814780599005355Martuscelli, Danilo Enricohttps://orcid.org/0000-0002-8769-6762http://lattes.cnpq.br/7177024435446745Pinto, Geraldo Augustohttps://orcid.org/0000-0003-1347-2173http://lattes.cnpq.br/7135334473333438Amorim, Mario Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909http://lattes.cnpq.br/5344824750599654Nascimento, Thiago Cavalcantehttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965http://lattes.cnpq.br/9661555663056683https://orcid.org/0000-0003-1500-6942http://lattes.cnpq.br/9818354810970201Vargas, Tiago Bernardinoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALinovarautonovapolitica.pdfapplication/pdf1789497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/1/inovarautonovapolitica.pdfb0fdc7ae312c04f659f3e29ede513e13MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52TEXTinovarautonovapolitica.pdf.txtinovarautonovapolitica.pdf.txtExtracted texttext/plain487867http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/4/inovarautonovapolitica.pdf.txtf8403f6306c8072f162c3c213ff8b48cMD54THUMBNAILinovarautonovapolitica.pdf.jpginovarautonovapolitica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/5/inovarautonovapolitica.pdf.jpg5ffb2a5f6e8aa6b8c3fe25b6ed739622MD551/255802021-07-16 03:04:09.629oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-16T06:04:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Inovar-Auto: a new policy for old interests |
title |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
spellingShingle |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses Vargas, Tiago Bernardino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Indústria automobilística Política industrial Incentivos na indústria Indústrias - Política governamental Incentivos fiscais Investimentos Automobile industry and trade Industrial policy Incentives in industry Industries - Government policy Tax incentives Investment Sociais e Humanidades |
title_short |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
title_full |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
title_fullStr |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
title_full_unstemmed |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
title_sort |
Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses |
author |
Vargas, Tiago Bernardino |
author_facet |
Vargas, Tiago Bernardino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Geraldo Augusto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1347-2173 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7135334473333438 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Torres, Ricardo Lobato |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2439-4775 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9598234169736125 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bagattolli, Carolina |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5103-2868 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9814780599005355 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Martuscelli, Danilo Enrico |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8769-6762 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7177024435446745 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Pinto, Geraldo Augusto |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1347-2173 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7135334473333438 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Amorim, Mario Lopes |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6610-7909 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Nascimento, Thiago Cavalcante |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5452-8965 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661555663056683 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1500-6942 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9818354810970201 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Tiago Bernardino |
contributor_str_mv |
Pinto, Geraldo Augusto Torres, Ricardo Lobato Bagattolli, Carolina Martuscelli, Danilo Enrico Pinto, Geraldo Augusto Amorim, Mario Lopes Nascimento, Thiago Cavalcante |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Indústria automobilística Política industrial Incentivos na indústria Indústrias - Política governamental Incentivos fiscais Investimentos Automobile industry and trade Industrial policy Incentives in industry Industries - Government policy Tax incentives Investment Sociais e Humanidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automobilística Política industrial Incentivos na indústria Indústrias - Política governamental Incentivos fiscais Investimentos Automobile industry and trade Industrial policy Incentives in industry Industries - Government policy Tax incentives Investment |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades |
description |
Este trabalho analisa o programa Inovar-Auto, que foi um incentivo público à indústria automotiva brasileira vigente no período de 2013 a 2017. Sendo um conjunto de proposições destinado a apoiar a indústria automotiva no Brasil, questiona-se em que medida seus atores se beneficiaram. Assim, são discutidos os interesses das frações de classe em disputa na sua formulação, as contradições resultantes de seus objetivos declarados e os desdobramentos de sua efetivação prática. O objeto de pesquisa é integrante das problemáticas da relação do Estado com a indústria, da conformação histórica da indústria nacional, incluindo os incentivos públicos anteriores, e da particularidade do desenvolvimento histórico da indústria automotiva nacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos, de dados estatísticos e de entrevistas semiestruturadas de uma amostra típica de dez atores da cadeia automotiva que participaram do Inovar-Auto. Demonstra-se que, embora a indústria automotiva desde sempre tenha sido notadamente incentivada pelo Estado brasileiro, no Inovar-Auto as características são peculiares, seja em sua formulação ou em seu desenvolvimento. Entre essas peculiaridades, são analisadas a inclusão do setor de ferramentarias como um beneficiário indireto do programa, a contestação de seu viés protecionista pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e as contrapartidas exigidas que não ofereciam desafios às montadoras automotivas nacionais. A partir dos resultados, defende-se a tese de que o Inovar-Auto foi uma nova política para velhos interesses, favoreceu majoritariamente um grupo específico de empresas da cadeia produtiva do setor, as montadoras multinacionais estrangeiras que historicamente se beneficiam dos incentivos públicos brasileiros. A pesquisa vem a contribuir com as análises e os debates acerca do Inovar-Auto, de incentivos públicos para a indústria automotiva e, de maneira mais ampla, para as políticas industriais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-15T15:50:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-15T15:50:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580 |
identifier_str_mv |
VARGAS, Tiago Bernardino. Inovar-Auto: uma nova política para velhos interesses. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/1/inovarautonovapolitica.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/4/inovarautonovapolitica.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25580/5/inovarautonovapolitica.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b b0fdc7ae312c04f659f3e29ede513e13 0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108 f8403f6306c8072f162c3c213ff8b48c 5ffb2a5f6e8aa6b8c3fe25b6ed739622 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922903104946176 |