Tecnologias de gestão nos documentos oficiais das escolas municipais de Fazenda Rio Grande (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Guilherme Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3320
Resumo: O objetivo deste estudo é apreender como as Tecnologias de Gestão, presentes nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande, pretendem influenciar a gestão da força de trabalho docente no referido município. As tecnologias de gestão pretendem naturalizar, expandir e conformar nos trabalhadores hábitos e comportamentos que introjetem os interesses do capital como sendo os seus interesses. Demonstramos que o instrumento fundamental para essa conformação psicofísica da subjetividade do trabalhador é uma força de trabalho especial, a do gestor, que no ambiente de produção Toyota é concebido como força de trabalho que deve estimular e conformar os hábitos necessários nas demais forças de trabalho, utilizando instrumentos psicológicos, sociológicos, educacionais e outros, com a finalidade de aumentar a produção de mais-valor do trabalhador coletivo, com isso também aumentando o poder do capital sobre a força de trabalho e elevando a novos patamares a subsunção real da força de trabalho individual ao capital, que não é de livre escolha individual, mas uma força material e construída socialmente, que padroniza e conforma novos hábitos e comportamentos enquanto sentido social no indivíduo. Partimos do pressuposto que a subjetividade é parte integrante da realidade objetiva, e ao final desta análise de apreensão dos conceitos que guiam a prática das tecnologias de gestão no ambiente produtivo analisamos nosso objeto de estudo, que são os documentos oficias que balizam o processo de trabalho nas escolas municipais de Fazenda Rio Grande. O nosso problema de pesquisa, portanto, consiste em investigar em que sentido as tecnologias de gestão pretendem definir o trabalho docente no município, tomando por base os documentos oficiais: Plano de Cargos e Carreira do Magistério (Lei Complementar n° 48, de 02 de abril de 2012) e Plano Municipal de Educação da Fazenda Rio Grande. A fundamentação teórica e os pressupostos categoriais das Tecnologias de Gestão foram extraídos das análises e debates que fizemos dos autores: Marx (2010, 2011, 2013); Pinto (2011, 2013); Harvey (2013, 2014); Faria (1992); Mueller (2010); Tauille (2011); Gurgel (2003); e Gaulejac (2017). Para a análise documental utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de acordo com Shiroma; Campos; Evangelista (2004); e Franco (2005). Da investigação concluímos que as tecnologias de gestão, de ordem comportamental e ideológica, e suas práticas ideológicas, são transferidas, com uma autonomia relativa, do ambiente produtivo de mais-valor ao ambiente improdutivo de mais-valor, a escola pública. Nos documentos oficiais é clara a intenção de transferir as soluções dos problemas na educação pública para soluções participativas do professorado, em sua forma da gestão democrática do aparelho escolar e das comissões de representação dos agentes da educação. Mas o que transparece nos documentos é que a propagada gestão democrática da educação é pseudodemocrática, tal como a gestão participativa no sistema produtivo, isso porque em ambos os lugares a participação democrática é para solucionar os problemas cotidianos do trabalho, e a aceitação ou não das sugestões e opiniões do professorado fica a cargo do poder executivo municipal. Também comprovamos que nos documentos analisados procura-se estimular a cooperação entre entidade pública escola e sociedade civil como única forma de solucionar criativamente os problemas escolares. Concluímos que essas tecnologias da gestão são utilizadas para construir e conformar uma nova força de trabalho, em conformidade com as necessidades do capitalismo flexível e neoliberal, bem como que a transferência das tecnologias de gestão para o ambiente improdutivo é de ordem ideológica, e não de ordem física.
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spelling 2018-08-06T15:44:55Z2018-08-06T15:44:55Z2018-03-27RIBEIRO, Guilherme Ferreira. Tecnologias de gestão nos documentos oficiais das escolas municipais de Fazenda Rio Grande (PR). 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3320O objetivo deste estudo é apreender como as Tecnologias de Gestão, presentes nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande, pretendem influenciar a gestão da força de trabalho docente no referido município. As tecnologias de gestão pretendem naturalizar, expandir e conformar nos trabalhadores hábitos e comportamentos que introjetem os interesses do capital como sendo os seus interesses. Demonstramos que o instrumento fundamental para essa conformação psicofísica da subjetividade do trabalhador é uma força de trabalho especial, a do gestor, que no ambiente de produção Toyota é concebido como força de trabalho que deve estimular e conformar os hábitos necessários nas demais forças de trabalho, utilizando instrumentos psicológicos, sociológicos, educacionais e outros, com a finalidade de aumentar a produção de mais-valor do trabalhador coletivo, com isso também aumentando o poder do capital sobre a força de trabalho e elevando a novos patamares a subsunção real da força de trabalho individual ao capital, que não é de livre escolha individual, mas uma força material e construída socialmente, que padroniza e conforma novos hábitos e comportamentos enquanto sentido social no indivíduo. Partimos do pressuposto que a subjetividade é parte integrante da realidade objetiva, e ao final desta análise de apreensão dos conceitos que guiam a prática das tecnologias de gestão no ambiente produtivo analisamos nosso objeto de estudo, que são os documentos oficias que balizam o processo de trabalho nas escolas municipais de Fazenda Rio Grande. O nosso problema de pesquisa, portanto, consiste em investigar em que sentido as tecnologias de gestão pretendem definir o trabalho docente no município, tomando por base os documentos oficiais: Plano de Cargos e Carreira do Magistério (Lei Complementar n° 48, de 02 de abril de 2012) e Plano Municipal de Educação da Fazenda Rio Grande. A fundamentação teórica e os pressupostos categoriais das Tecnologias de Gestão foram extraídos das análises e debates que fizemos dos autores: Marx (2010, 2011, 2013); Pinto (2011, 2013); Harvey (2013, 2014); Faria (1992); Mueller (2010); Tauille (2011); Gurgel (2003); e Gaulejac (2017). Para a análise documental utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de acordo com Shiroma; Campos; Evangelista (2004); e Franco (2005). Da investigação concluímos que as tecnologias de gestão, de ordem comportamental e ideológica, e suas práticas ideológicas, são transferidas, com uma autonomia relativa, do ambiente produtivo de mais-valor ao ambiente improdutivo de mais-valor, a escola pública. Nos documentos oficiais é clara a intenção de transferir as soluções dos problemas na educação pública para soluções participativas do professorado, em sua forma da gestão democrática do aparelho escolar e das comissões de representação dos agentes da educação. Mas o que transparece nos documentos é que a propagada gestão democrática da educação é pseudodemocrática, tal como a gestão participativa no sistema produtivo, isso porque em ambos os lugares a participação democrática é para solucionar os problemas cotidianos do trabalho, e a aceitação ou não das sugestões e opiniões do professorado fica a cargo do poder executivo municipal. Também comprovamos que nos documentos analisados procura-se estimular a cooperação entre entidade pública escola e sociedade civil como única forma de solucionar criativamente os problemas escolares. Concluímos que essas tecnologias da gestão são utilizadas para construir e conformar uma nova força de trabalho, em conformidade com as necessidades do capitalismo flexível e neoliberal, bem como que a transferência das tecnologias de gestão para o ambiente improdutivo é de ordem ideológica, e não de ordem física.The objective of this study is to understand how the management technologies, present in the official documents of the Fazenda Rio Grande Municipal Education Department, intend to influence the management of the teaching workforce in said municipality. Management technologies are intended to naturalize, expand, and conform to the habits and behaviors that bring the interests of capital into their interests. We demonstrate that the fundamental tool for this psychophysical conformation of the subjectivity of the worker is a special workforce, that of the manager, who in the Toyota production environment is conceived as a work force that must stimulate and conform the necessary habits in the other forces of labor, using psychological, sociological, educational and other instruments, with the purpose of increasing the production of more value of the collective worker, thereby also increasing the power of capital over the labor force and raising to new levels the real subsumption of force of individual labor to capital, which is not of individual free choice, but a material and socially constructed force, which standardizes and conforms new habits and behaviors as social sense in the individual. We start from the assumption that subjectivity is an integral part of objective reality, and at the end of this analysis of the apprehension of the concepts that guide the practice of management technologies in the productive environment, we analyze our object of study, which are the official documents that guide the work process in the municipal schools of Fazenda Rio Grande. Our research problem, therefore, is to investigate in what sense the management technologies intend to define the teaching work in the municipality, based on the official documents: Degree Plan and Career of the Magisterium (Complementary Law n. 48, of April, 02, 2012) and Fazenda Rio Grande Municipal Education Plan. The theoretical basis and category assumptions of Management Technologies were extracted from the analyzes and debates that we made of the authors: Marx (2010, 2011, 2013); Pinto (2011, 2013); Harvey (2013, 2014); Faria (1992); Mueller (2010); Tauille (2011); Gurgel (2003); and Gaulejac (2017). For documentary analysis we use the Content Analysis technique, according to Shiroma; Campos; Evangelista (2004); and Franco (2005). From the research, we conclude that behavioral and ideological management technologies and their ideological practices are transferred with relative autonomy from the productive environment of higher value to the unproductive environment of higher value, the public school. In the official documents it is clear the intention to transfer the solutions of the problems in the public education to participatory solutions of the faculty, in its form of democratic management of the school apparatus and of the committees of representation of the agents of the education. But what transpires in the documents is that the propagated democratic management of education is pseudodemocratic, as is participatory management in the productive system, because in both places democratic participation is to solve the daily problems of work, and the acceptance or not of the suggestions and opinions of the faculty is in charge of the municipal executive power. We also prove that the documents analyzed seek to stimulate cooperation between public school and civil society as the only way to creatively solve school problems. We conclude that these management technologies are used to build and shape a new workforce, in accordance with the needs of flexible and neoliberal capitalism, and that the transfer of management technologies to the unproductive environment is ideological rather than physical order.Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSociais e HumanidadesAdministração pública - Estudo de casosAtividades criativas na sala de aula - Aspectos políticosServidores públicos - Aspectos simbólicosEscolas públicas - Organização e administração - Aspectos políticosTecnologia e EstadoTecnologiaPublic administration - Case studiesCreative activities and seat work - Political aspectsOfficials and employees - Symbolic aspectsPublic schools - Organization - Political aspectsTechnology and stateTechnologyTecnologias de gestão nos documentos oficiais das escolas municipais de Fazenda Rio Grande (PR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaAmorim, Mário Lopeshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654Garcia, Nilson Marcos DiasMueller, Rafael RodrigoSeifert Junior, Rene EugenioAmorim, Mário Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7721575827489635Ribeiro, Guilherme Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_M_Ribeiro, Guilherme Ferreira_2018.pdfCT_PPGTE_M_Ribeiro, Guilherme Ferreira_2018.pdfapplication/pdf1332246http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3320/1/CT_PPGTE_M_Ribeiro%2c%20Guilherme%20Ferreira_2018.pdf5db133b8e07f9be609eb44e2d7255487MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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