Proposta de indicadores de ecoeficiência para sistema de transporte rodoviário de produtos perigosos: estudo de caso
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1359 |
Resumo: | O consumo e a degradação dos recursos naturais no ritmo em que está sendo realizado pode comprometer seriamente a sobrevivência das gerações futuras. Neste contexto, uma das atividades onde a boa prática operacional poderia fazer diferença no que diz respeito aos impactos ao meio ambiente é o transporte, setor que merece destaque, pois tem grande participação nas práticas impactantes para o meio ambiente, dada a quantidade de produtos que são movimentados. A indústria química utiliza em larga escala os serviços logísticos oferecidos por terceiros para armazenar, manusear e transportar matérias-primas, intermediários e produtos químicos industrializados. Com objetivo de reduzir riscos envolvidos nos serviços logísticos de produtos químicos, foi criada uma ferramenta denominada Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade - SASSMAQ, utilizada como ferramenta de avaliação compulsória para os serviços logísticos prestados a esse setor. Das questões abordadas pelo SASSMAQ 16% estão relacionadas aos cuidados ambientais, sendo 14% classificadas como mandatórias. A questão a ser analisada por esta pesquisa é de tentar identificar, por meio de um estudo de caso voltado ao transporte de produtos perigosos, se não poderiam ter mais elementos que indicariam a possibilidade de inserir indicadores ambientais no SASSMAQ. Para tanto, foi realizado um estudo de caso utilizando trinta e quatro caminhões durante o processo de carga-transporte-descarga visando identificar, por meio de dados gerados durante quatro anos, quais as possíveis ações a serem realizadas tendo como foco a prevenção da poluição e minimização da utilização de recursos não renováveis. Os dados coletados foram gerados desde a aquisição dos caminhões até o final de vida produtiva e sua baixa no sistema, sendo considerados o abastecimento, revisões, manutenções corretivas e preventivas, trocas de pneus, testes de ruídos e opacidade, geração de resíduos sólidos e líquidos produzidos durante este período de análise. Como resultado pretende-se identificar oportunidades de inserção de parâmetros que possam auxiliar na formatação de indicadores de ecoeficiência e que também possam ser propostos no SASSMAQ. |
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2015-09-10T17:39:37Z2015-09-10T17:39:37Z2014-07-30LIMA, Luciane de Oliveira. Proposta de indicadores de ecoeficiência para sistema de transporte rodoviário de produtos perigosos: estudo de caso. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1359O consumo e a degradação dos recursos naturais no ritmo em que está sendo realizado pode comprometer seriamente a sobrevivência das gerações futuras. Neste contexto, uma das atividades onde a boa prática operacional poderia fazer diferença no que diz respeito aos impactos ao meio ambiente é o transporte, setor que merece destaque, pois tem grande participação nas práticas impactantes para o meio ambiente, dada a quantidade de produtos que são movimentados. A indústria química utiliza em larga escala os serviços logísticos oferecidos por terceiros para armazenar, manusear e transportar matérias-primas, intermediários e produtos químicos industrializados. Com objetivo de reduzir riscos envolvidos nos serviços logísticos de produtos químicos, foi criada uma ferramenta denominada Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade - SASSMAQ, utilizada como ferramenta de avaliação compulsória para os serviços logísticos prestados a esse setor. Das questões abordadas pelo SASSMAQ 16% estão relacionadas aos cuidados ambientais, sendo 14% classificadas como mandatórias. A questão a ser analisada por esta pesquisa é de tentar identificar, por meio de um estudo de caso voltado ao transporte de produtos perigosos, se não poderiam ter mais elementos que indicariam a possibilidade de inserir indicadores ambientais no SASSMAQ. Para tanto, foi realizado um estudo de caso utilizando trinta e quatro caminhões durante o processo de carga-transporte-descarga visando identificar, por meio de dados gerados durante quatro anos, quais as possíveis ações a serem realizadas tendo como foco a prevenção da poluição e minimização da utilização de recursos não renováveis. Os dados coletados foram gerados desde a aquisição dos caminhões até o final de vida produtiva e sua baixa no sistema, sendo considerados o abastecimento, revisões, manutenções corretivas e preventivas, trocas de pneus, testes de ruídos e opacidade, geração de resíduos sólidos e líquidos produzidos durante este período de análise. Como resultado pretende-se identificar oportunidades de inserção de parâmetros que possam auxiliar na formatação de indicadores de ecoeficiência e que também possam ser propostos no SASSMAQ.The consumption and degradation of natural resources at the current rate being held may be seriously compromising the survival of future generations. In this context, one of the activities where good operating practice could make a difference with regard to the impacts on the environment is the transportation sector, which is noteworthy since a large role in impacting practices for the environment, given the amount of products are moved. The chemical industry uses large-scale logistics services offered by third parties for storing, handling and transporting raw materials, intermediates and industrial chemicals. SASSMAQ used as a compulsory assessment tool for logistics services to this sector - aiming to reduce risks involved in logistics services for chemicals, a tool called Assessment System Health, Safety, Environment and Quality was created. The subjects addressed by SASSMAQ 16% are related to environmental care, 14% are classified as mandatory. The question to be addressed by this research is trying to identify, through a case study focused on the transportation of dangerous goods, it could not have more elements that indicate the possibility of including environmental indicators SASSMAQ. Thus, a case study using thirty-four trucks during the load-haul-dump was performed to identify, through data generated during four years what possible actions to be undertaken with a focus on pollution prevention and minimizing the use of nonrenewable resources. Data were generated from the acquisition of trucks by the end of their productive life and low in the system, being considered supplies, reviews, corrective and preventive maintenance, tire changes, noise and opacity tests, generation of solid and liquid waste produced during this analysis. As a result we intend to identify opportunities for insertion of parameters that can assist in formatting eco-efficiency indicators and can also be offered on SASSMAQ.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia AmbientalResíduos perigososSubstâncias perigosas - TransporteTecnologia ambientalHazardous wastesHazardous substances - TransportationGreen technologyProposta de indicadores de ecoeficiência para sistema de transporte rodoviário de produtos perigosos: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestradoKaick, Tamara Simone VanLima, Luciane de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdf.jpgCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1359/4/CT_PPGCTA_M_%20Lima%2c%20Luciane%20de%20Oliveira%20_2014.pdf.jpgc3e7393a9cf0813194e4060716dff81fMD54ORIGINALCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdfCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdfapplication/pdf620471http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1359/1/CT_PPGCTA_M_%20Lima%2c%20Luciane%20de%20Oliveira%20_2014.pdf69498cf42ba34e3f70ef1297f0080bc2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1359/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdf.txtCT_PPGCTA_M_ Lima, Luciane de Oliveira _2014.pdf.txtExtracted texttext/plain160380http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1359/3/CT_PPGCTA_M_%20Lima%2c%20Luciane%20de%20Oliveira%20_2014.pdf.txt7a874e6592e0e9af79548faf2253107eMD531/13592016-01-18 15:16:52.041oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2016-01-18T17:16:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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