Estudo de viabilidade técnica da implantação de um viaduto com terra armada: uma alternativa para diminuir o congestionamento no acesso ao município de Garuva-SC
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8077 |
Resumo: | Anualmente, entre os meses de dezembro e fevereiro, a procura de milhares de turistas pelas praias catarinenses e paranaenses provoca grandes congestionamentos no acesso ao município de Garuva-SC. Com o intuito de diminuir os congestionamentos na região, o presente trabalho aborda o levantamento dos dados necessários e o estudo de implantação de um viaduto com terra armada. Foram agrupados neste estudo os levantamentos topográficos da região, estudos de tráfego, estudo do projeto geométrico, estudos de desvios durante a obra, previsões de sinalizações locais, além da estimativa de materiais e custos para a execução da obra de arte na região. A partir dos projetos básicos pode-se concluir que a implantação do viaduto é tecnicamente viável, considerando-se a desapropriação da faixa de domínio. Encontram-se nos apêndices todos os projetos desenvolvidos ao final do trabalho. |
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2020-11-11T13:23:15Z2020-11-11T13:23:15Z2016-06-22COSTA, Daiane Cristina do Amaral; SILVA, Fabiula Pietzak Ferreira. Estudo de viabilidade técnica da implantação de um viaduto com terra armada: uma alternativa para diminuir o congestionamento no acesso ao município de Garuva-SC. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8077Anualmente, entre os meses de dezembro e fevereiro, a procura de milhares de turistas pelas praias catarinenses e paranaenses provoca grandes congestionamentos no acesso ao município de Garuva-SC. Com o intuito de diminuir os congestionamentos na região, o presente trabalho aborda o levantamento dos dados necessários e o estudo de implantação de um viaduto com terra armada. Foram agrupados neste estudo os levantamentos topográficos da região, estudos de tráfego, estudo do projeto geométrico, estudos de desvios durante a obra, previsões de sinalizações locais, além da estimativa de materiais e custos para a execução da obra de arte na região. A partir dos projetos básicos pode-se concluir que a implantação do viaduto é tecnicamente viável, considerando-se a desapropriação da faixa de domínio. Encontram-se nos apêndices todos os projetos desenvolvidos ao final do trabalho.Every year, between December and February, thousands of tourists travel to Santa Catarina and Parana coasts, causing great traffic jams at the access to Garuva city, in Santa Catarina. With the purpose of solving this problem, this paper deals with the collection of required data and the study of deployment of an overpass with reinforced earth. This study presents the topographical surveys of the region, traffic studies, study of geometric design and study of the traffic diversion during the construction, forecasts of local signals, as well as materials and cost estimate for the implementation of the work of art in the region. From the basic designs, it can be concluded that the implementation of the overpass is technically feasible, considering the expropriation of the right of way. All the developed projects are located in the Appendices at the end of the paper.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICAViadutosRodovias - Projetos e construçãoEngenharia de tráfegoAnálise estrutural (Engenharia)Engenharia civilViaductsRoads - Design and constructionTraffic engineeringStructural analysis (Engineering)Civil engineeringEstudo de viabilidade técnica da implantação de um viaduto com terra armada: uma alternativa para diminuir o congestionamento no acesso ao município de Garuva-SCTechnical feasibility study of the implementation of an overpass with reinforced earth - an alternative to reduce traffic jam in the access to the city of Garuva-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAlmeida, Jair Ferreira deMoreira, Amacin RodriguesAlmeida, Jair FerreiraMoreira, Amancin RodriguesLima, Adauto José MirandaCosta, Daiane Cristina do AmaralSilva, Fabiula Pietzak Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COECI_2016_1_08.pdfapplication/pdf3964409http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8077/1/CT_COECI_2016_1_08.pdf55d60c8e7febfeaaacd858bc9775e482MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8077/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COECI_2016_1_08.pdf.txtExtracted texttext/plain110876http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8077/3/CT_COECI_2016_1_08.pdf.txta29675476102f27a0e54f658f83b7784MD53THUMBNAILCT_COECI_2016_1_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8077/4/CT_COECI_2016_1_08.pdf.jpge60d6e5a38b2841374603ede0810ceacMD541/80772020-11-11 11:23:15.707oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8077TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T13:23:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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