Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24130 |
Resumo: | A mobilidade com segurança dos usuários das vias é um desafio da gestão e engenharia de transportes, visando à redução do alto número de acidentes de trânsito em todo o mundo. Além da perda de vidas humanas, a alta quantidade de ocorrências gera altos custos econômicos a sociedade. A análise de acidentes de trânsito é fundamental para que seja possível a identificação de locais concentradores de acidentes, no qual é o primeiro passo do processo de gestão de segurança viária. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos críticos de acidentes viários da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu. Foram analisados 132 segmentos baseados no método estatístico do DNIT, com a utilização de dados de acidentes de trânsito e de volume de tráfego dos anos de 2015, 2016 e 2017. Onde, foram identificados 39 segmentos críticos, que correspondem a 29,5% do total dos segmentos analisados. Adicionalmente, realizou-se uma breve descrição dos segmentos classificados como críticos, divididos em 19 trechos, de acordo com suas características físicas. Foi identificado como fator principal de ocorrência de acidentes, a grande quantidade de interseções em nível neste trecho de estudo, além de outros fatores de risco, como tangentes longas seguidas de curvas acentuadas, alta declividade da via, entre outros. |
id |
UTFPR-12_56d0311c95917facad3c26bffab757ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24130 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-05T20:55:39Z2021-02-05T20:55:39Z2018-11-14SEBEN, Vinícius Cerezer. Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24130A mobilidade com segurança dos usuários das vias é um desafio da gestão e engenharia de transportes, visando à redução do alto número de acidentes de trânsito em todo o mundo. Além da perda de vidas humanas, a alta quantidade de ocorrências gera altos custos econômicos a sociedade. A análise de acidentes de trânsito é fundamental para que seja possível a identificação de locais concentradores de acidentes, no qual é o primeiro passo do processo de gestão de segurança viária. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos críticos de acidentes viários da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu. Foram analisados 132 segmentos baseados no método estatístico do DNIT, com a utilização de dados de acidentes de trânsito e de volume de tráfego dos anos de 2015, 2016 e 2017. Onde, foram identificados 39 segmentos críticos, que correspondem a 29,5% do total dos segmentos analisados. Adicionalmente, realizou-se uma breve descrição dos segmentos classificados como críticos, divididos em 19 trechos, de acordo com suas características físicas. Foi identificado como fator principal de ocorrência de acidentes, a grande quantidade de interseções em nível neste trecho de estudo, além de outros fatores de risco, como tangentes longas seguidas de curvas acentuadas, alta declividade da via, entre outros.Safe mobility of road users is a challenge in transportation management and engineering, aiming to reduce the high number of traffic accidents worldwide. Besides the loss of human lives, the high number of occurrences generates high economic costs to society. The analysis of traffic accidents is essential so that it is possible to identify crash hotspots, which is the first step in the process of road safety management. In this way, the objective of this work was to identify the critical segments of crashes of highway BR-277, in the section between the municipalities of Cascavel and Foz do Iguaçu. A total of 132 segments were analyzed based on the DNIT statistical method, using data from traffic accidents and traffic volumes for the years 2015, 2016 and 2017. Where 39 critical segments were identified, corresponding to 29.5% of the segments analyzed. Additionally, a brief description of the segments classified as critical, divided into 19 topics, according to their physical characteristics was made. It was identified as the main factor of occurrence of accidents, the large number of intersections, as well as other risk factors, such as long tangents followed by sharp curves, high slope of the road, among others.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáToledoEngenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia de tráfegoSegurança no trânsitoAcidentes de trânsitoTraffic engineeringTraffic safetyTraffic accidentsIdentificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do ParanáIdentification of crash hotspots on highway BR- 277 in the section between the municipalities of Cascavel and Foz do Iguaçu, in Paraná Stateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisToledoSteffen, Patrícia CristinaFurlan, Gladis CristinaVerdade, Lucas LauerSteffen, Patrícia CristinaSeben, Vinícius Cerezerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsegmentoscriticosrodoviabr277.pdfsegmentoscriticosrodoviabr277.pdfapplication/pdf2657451http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/1/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf7ab12773da0415c5ec9c81c7c348918fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTsegmentoscriticosrodoviabr277.pdf.txtsegmentoscriticosrodoviabr277.pdf.txtExtracted texttext/plain144336http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/3/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf.txtc5def9049f570af2db6f3951950b7f34MD53THUMBNAILsegmentoscriticosrodoviabr277.pdf.jpgsegmentoscriticosrodoviabr277.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/4/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf.jpgf5d53fe2100b19ac3128ca3367acdeb5MD541/241302021-02-06 04:10:51.215oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-06T06:10:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Identification of crash hotspots on highway BR- 277 in the section between the municipalities of Cascavel and Foz do Iguaçu, in Paraná State |
title |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
spellingShingle |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná Seben, Vinícius Cerezer CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia de tráfego Segurança no trânsito Acidentes de trânsito Traffic engineering Traffic safety Traffic accidents |
title_short |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
title_full |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
title_fullStr |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
title_sort |
Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná |
author |
Seben, Vinícius Cerezer |
author_facet |
Seben, Vinícius Cerezer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Steffen, Patrícia Cristina |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Furlan, Gladis Cristina |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Verdade, Lucas Lauer |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Steffen, Patrícia Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seben, Vinícius Cerezer |
contributor_str_mv |
Steffen, Patrícia Cristina Furlan, Gladis Cristina Verdade, Lucas Lauer Steffen, Patrícia Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia de tráfego Segurança no trânsito Acidentes de trânsito Traffic engineering Traffic safety Traffic accidents |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de tráfego Segurança no trânsito Acidentes de trânsito Traffic engineering Traffic safety Traffic accidents |
description |
A mobilidade com segurança dos usuários das vias é um desafio da gestão e engenharia de transportes, visando à redução do alto número de acidentes de trânsito em todo o mundo. Além da perda de vidas humanas, a alta quantidade de ocorrências gera altos custos econômicos a sociedade. A análise de acidentes de trânsito é fundamental para que seja possível a identificação de locais concentradores de acidentes, no qual é o primeiro passo do processo de gestão de segurança viária. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos críticos de acidentes viários da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu. Foram analisados 132 segmentos baseados no método estatístico do DNIT, com a utilização de dados de acidentes de trânsito e de volume de tráfego dos anos de 2015, 2016 e 2017. Onde, foram identificados 39 segmentos críticos, que correspondem a 29,5% do total dos segmentos analisados. Adicionalmente, realizou-se uma breve descrição dos segmentos classificados como críticos, divididos em 19 trechos, de acordo com suas características físicas. Foi identificado como fator principal de ocorrência de acidentes, a grande quantidade de interseções em nível neste trecho de estudo, além de outros fatores de risco, como tangentes longas seguidas de curvas acentuadas, alta declividade da via, entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-05T20:55:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-05T20:55:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEBEN, Vinícius Cerezer. Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24130 |
identifier_str_mv |
SEBEN, Vinícius Cerezer. Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/1/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/3/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24130/4/segmentoscriticosrodoviabr277.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ab12773da0415c5ec9c81c7c348918f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b c5def9049f570af2db6f3951950b7f34 f5d53fe2100b19ac3128ca3367acdeb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923186548670464 |