Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lilian de Camargo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844
Resumo: Acompanha: Projeto de estudo do gênero fanfic
id UTFPR-12_599810e1505fd6f37bef5b4aa13e45ca
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30844
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-03-14T17:51:09Z2023-03-14T17:51:09Z2023-02-10ANDRADE, Lilian de Camargo. Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844Acompanha: Projeto de estudo do gênero fanficCom o advento da internet, o surgimento de novas tecnologias em sala de aula, a necessidade de maior interação entre os alunos e o uso de metodologias ativas nas aulas, temos uma demanda por trazer inovações para o processo de ensino-aprendizagem. Para atender essa demanda, propus um produto educacional que trabalha a produção textual através do gênero fanfic, afinal, é um gênero que está inserido no contexto dos jovens. Em termos de objetivo geral, elaborei um produto educacional que possa contribuir com o professor ao utilizar o gênero textual fanfic em sala de aula, e auxiliar na avaliação desse gênero. Dessa forma, o trabalho visou especificamente apresentar o gênero textual fanfic como estratégia de produção textual, aplicar o protótipo a um grupo de alunos (de escola particular da cidade de Londrina) e analisar os resultados dessa aplicação. Escolhi a metodologia PEGUE (Projeto de Estudo de Gêneros no Universo Educacional) de Santos (2001) para aplicação porque constitui numa proposta pedagógica processual de trabalho com produção de textos em ambiente educacional, possibilitando que o estudante tenha uma compreensão sólida do gênero em estudo e se sinta incentivado a criar seu próprio texto, e a fim de que pudesse apresentar uma possibilidade de uso do gênero textual fanfic em sala de aula que esteja estruturada com a rotina escolar e possa servir de avaliação para o professor e de autoavaliação para o aluno. Com a proposta de uma escrita criativa, além da adesão dos alunos em participar da atividade, tivemos o retorno de alunos que se encontravam com bastante dificuldade de produzir até o momento: os estrangeiros e alunos com algum tipo de laudo relacionado à aprendizagem. Ademais, visamos atender a demanda do chamado Novo Ensino Médio, e o fato da Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC) citar o uso de fanfics em sala de aula para a formação do leitor literário e desenvolvimento da fruição, bem como se dá a apropriação do texto literário.With the advent of the internet, the emergence of new technologies in the classroom, the need for greater interaction between students and the use of active methodologies in classes, we have a demand to bring innovations to the teaching-learning process. To meet this demand, I proposed an educational product that works with textual production through the fanfic genre, after all, it is a genre that is inserted in the context of young people. In terms of the general objective, I developed an educational product that can contribute to the teacher when using the fanfic textual genre in the classroom and help in the evaluation of this genre. Thus, the work specifically aimed to present the fanfic textual genre as a textual production strategy, apply the prototype to a group of students (from a private school in the city of Londrina) and analyze the results of this application. I chose the PEGUE methodology (Project for the Study of Genres in the Educational Universe) by Santos (2001) for application because it constitutes a procedural pedagogical proposal of working with text production in an educational environment, enabling the student to have a solid understanding of the genre under study and feel encouraged to create your own text, and so that you could present a possibility of using the fanfic textual genre in the classroom that is structured with the school routine and can serve as an evaluation for the teacher and self-evaluation for the student. With the proposal of creative writing, in addition to the students' adherence to participate in the activity, we had the return of students who had found it difficult to write so far: foreigners and students with some type of report related to learning. In addition, we aim to meet the demand of the so-called New High School, and the fact that the National Common Curricular Base (hereinafter BNCC) mentions the use of fanfics in the classroom for the formation of literary readers and the development of fruition, as well as the appropriation of the literary text.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoFan fictionLetramentoLetramento digitalIntertextualidadeEnsino médioLiteracyComputer literacyIntertextualityHigh schoolGênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantesThe textual genre fanfic in students' digital and literary literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Alessandra Dutrahttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752http://lattes.cnpq.br/6750951618583167Silva, Alessandra Dutrahttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752http://lattes.cnpq.br/6750951618583167Santos, Givan José Ferreira doshttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313http://lattes.cnpq.br/8879315784200835Storto, Letícia Jovelinahttps://orcid.org/0000-0002-7175-338Xhttp://lattes.cnpq.br/0743245285126825http://lattes.cnpq.br/1288307584264181Andrade, Lilian de Camargoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALgenerotextualfanficletramento.pdfapplication/pdf1210354http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/1/generotextualfanficletramento.pdf91f2c577c960043c93d54f54f440be59MD51generotextualfanficletramento_produto.pdfapplication/pdf576142http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/2/generotextualfanficletramento_produto.pdfe66e2aa4988f7cf1f73cfd1370385a99MD52TEXTgenerotextualfanficletramento.pdf.txtgenerotextualfanficletramento.pdf.txtExtracted texttext/plain147969http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/3/generotextualfanficletramento.pdf.txt536297a66a8698c199e6c90d483e827eMD53generotextualfanficletramento_produto.pdf.txtgenerotextualfanficletramento_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain33119http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/5/generotextualfanficletramento_produto.pdf.txte5472da73295072f32bd312265f89db3MD55THUMBNAILgenerotextualfanficletramento.pdf.jpggenerotextualfanficletramento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/4/generotextualfanficletramento.pdf.jpg43874b8538c562b367dab3818ca8fcb2MD54generotextualfanficletramento_produto.pdf.jpggenerotextualfanficletramento_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/6/generotextualfanficletramento_produto.pdf.jpg544cf202976fe2b6a43b4b3112398e4eMD561/308442023-03-15 03:07:49.581oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30844Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-15T06:07:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The textual genre fanfic in students' digital and literary literacy
title Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
spellingShingle Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
Andrade, Lilian de Camargo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Fan fiction
Letramento
Letramento digital
Intertextualidade
Ensino médio
Literacy
Computer literacy
Intertextuality
High school
Ensino
title_short Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
title_full Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
title_fullStr Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
title_full_unstemmed Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
title_sort Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
author Andrade, Lilian de Camargo
author_facet Andrade, Lilian de Camargo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Alessandra Dutra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5119-3752
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6750951618583167
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Alessandra Dutra
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5119-3752
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6750951618583167
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4104-9313
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Storto, Letícia Jovelina
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7175-338X
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0743245285126825
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1288307584264181
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Lilian de Camargo
contributor_str_mv Silva, Alessandra Dutra
Silva, Alessandra Dutra
Santos, Givan José Ferreira dos
Storto, Letícia Jovelina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Fan fiction
Letramento
Letramento digital
Intertextualidade
Ensino médio
Literacy
Computer literacy
Intertextuality
High school
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Fan fiction
Letramento
Letramento digital
Intertextualidade
Ensino médio
Literacy
Computer literacy
Intertextuality
High school
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Projeto de estudo do gênero fanfic
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-14T17:51:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-14T17:51:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Lilian de Camargo. Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844
identifier_str_mv ANDRADE, Lilian de Camargo. Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/1/generotextualfanficletramento.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/2/generotextualfanficletramento_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/3/generotextualfanficletramento.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/5/generotextualfanficletramento_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/4/generotextualfanficletramento.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30844/6/generotextualfanficletramento_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91f2c577c960043c93d54f54f440be59
e66e2aa4988f7cf1f73cfd1370385a99
536297a66a8698c199e6c90d483e827e
e5472da73295072f32bd312265f89db3
43874b8538c562b367dab3818ca8fcb2
544cf202976fe2b6a43b4b3112398e4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923079359037440