Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir. |
id |
UTFPR-12_5c557f8a987c88a7856f5df758d463fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3291 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-07-31T19:42:42Z2018-07-31T19:42:42Z2018-03-23HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir.The objective of this work is to analyze, through case reports of the artist Neil Harbisson, in dialogue with the synesthete Melissa McCracken, if the soundcolor relation represented in images, videos, texts and artifacts, constituents of their sensorial conditions and works, is an evidence of an increase in perception. With this goal, synesthesia will be approached as a concept involved in the investigation of this relationship. It is taken as a starting point that the expression "enhancement of perception" means to increase a person's ability to acquire skills in their environment and with their environment, using part of Ingold's (2002) concept of skills: "Capacities of action and perception of all organic being situated in and with the environment" (INGOLD, 2002). In terms of methodological procedure, the research is explanatory, uses bibliographic method and demonstrates, from the life and work of artists and authors such as Melissa McCracken and the cyborg Neil Harbisson, the relationship between sound and color materialized in different ways. In support of these case examples, seeking to add to the investigation of the sound-color relationship and its implications, the poetics of James Joyce and the context of John Whitney's audiovisual media are briefly described and debated. The description of such cases, articulated fundamentally with the concepts of Gibson (1986) and Ingold (2002), brought a differentiated focus to the studies of perception and showed that the sound-color relation, in its several faces, presents itself as significant information and a means of appropriating the developmental trajectory of perception. This medium, in turn, can generate the modification of the common, auditory and sensorial contemplative space, through the non-linearity of models of representation and the distortion of forms of understanding in the ways of seeing, reading and listening.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaestrado em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOSociais e HumanidadesPercepção visualPercepção auditivaCor - PercepçãoSomSinestesiaTecnologiaVisual perceptionAuditory perceptionColor visionSoundSynesthesiaTechnologyOuver: a relação entre o som e a cor na percepçãoOuver: the relationship between sound and color in perceptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaSilveira, Luciana Marthahttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040Corrêa, Ronaldo de OliveiraMikosz, José EliézerMoro, Glaucio Henrique MatsuchitaSilveira, Luciana Marthahttp://lattes.cnpq.br/6459096361224111Hippertt, Rebeca Torrezani Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdfCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdfapplication/pdf2321620http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/1/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf9a8ad13e9977d3339aae0891a625ba28MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.txtCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain177330http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/3/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.txt2de6abe59d3758796c7eced6ffee9ea5MD53THUMBNAILCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.jpgCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/4/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.jpg198af85b641a1e0488fc8a740904a4c5MD541/32912018-07-31 16:42:42.847oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-31T19:42:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ouver: the relationship between sound and color in perception |
title |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
spellingShingle |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção Hippertt, Rebeca Torrezani Martins CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Percepção visual Percepção auditiva Cor - Percepção Som Sinestesia Tecnologia Visual perception Auditory perception Color vision Sound Synesthesia Technology Sociais e Humanidades |
title_short |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
title_full |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
title_fullStr |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
title_full_unstemmed |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
title_sort |
Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção |
author |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
author_facet |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Luciana Martha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Corrêa, Ronaldo de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mikosz, José Eliézer |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Moro, Glaucio Henrique Matsuchita |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Silveira, Luciana Martha |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6459096361224111 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
contributor_str_mv |
Silveira, Luciana Martha Corrêa, Ronaldo de Oliveira Mikosz, José Eliézer Moro, Glaucio Henrique Matsuchita Silveira, Luciana Martha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Percepção visual Percepção auditiva Cor - Percepção Som Sinestesia Tecnologia Visual perception Auditory perception Color vision Sound Synesthesia Technology Sociais e Humanidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção visual Percepção auditiva Cor - Percepção Som Sinestesia Tecnologia Visual perception Auditory perception Color vision Sound Synesthesia Technology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-31T19:42:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-31T19:42:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291 |
identifier_str_mv |
HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
estrado em Tecnologia e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/1/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/3/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/4/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a8ad13e9977d3339aae0891a625ba28 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 2de6abe59d3758796c7eced6ffee9ea5 198af85b641a1e0488fc8a740904a4c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923235208888320 |