Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hippertt, Rebeca Torrezani Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir.
id UTFPR-12_5c557f8a987c88a7856f5df758d463fa
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3291
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-07-31T19:42:42Z2018-07-31T19:42:42Z2018-03-23HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir.The objective of this work is to analyze, through case reports of the artist Neil Harbisson, in dialogue with the synesthete Melissa McCracken, if the soundcolor relation represented in images, videos, texts and artifacts, constituents of their sensorial conditions and works, is an evidence of an increase in perception. With this goal, synesthesia will be approached as a concept involved in the investigation of this relationship. It is taken as a starting point that the expression "enhancement of perception" means to increase a person's ability to acquire skills in their environment and with their environment, using part of Ingold's (2002) concept of skills: "Capacities of action and perception of all organic being situated in and with the environment" (INGOLD, 2002). In terms of methodological procedure, the research is explanatory, uses bibliographic method and demonstrates, from the life and work of artists and authors such as Melissa McCracken and the cyborg Neil Harbisson, the relationship between sound and color materialized in different ways. In support of these case examples, seeking to add to the investigation of the sound-color relationship and its implications, the poetics of James Joyce and the context of John Whitney's audiovisual media are briefly described and debated. The description of such cases, articulated fundamentally with the concepts of Gibson (1986) and Ingold (2002), brought a differentiated focus to the studies of perception and showed that the sound-color relation, in its several faces, presents itself as significant information and a means of appropriating the developmental trajectory of perception. This medium, in turn, can generate the modification of the common, auditory and sensorial contemplative space, through the non-linearity of models of representation and the distortion of forms of understanding in the ways of seeing, reading and listening.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaestrado em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOSociais e HumanidadesPercepção visualPercepção auditivaCor - PercepçãoSomSinestesiaTecnologiaVisual perceptionAuditory perceptionColor visionSoundSynesthesiaTechnologyOuver: a relação entre o som e a cor na percepçãoOuver: the relationship between sound and color in perceptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaSilveira, Luciana Marthahttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040Corrêa, Ronaldo de OliveiraMikosz, José EliézerMoro, Glaucio Henrique MatsuchitaSilveira, Luciana Marthahttp://lattes.cnpq.br/6459096361224111Hippertt, Rebeca Torrezani Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdfCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdfapplication/pdf2321620http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/1/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf9a8ad13e9977d3339aae0891a625ba28MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.txtCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain177330http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/3/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.txt2de6abe59d3758796c7eced6ffee9ea5MD53THUMBNAILCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.jpgCT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/4/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.jpg198af85b641a1e0488fc8a740904a4c5MD541/32912018-07-31 16:42:42.847oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-07-31T19:42:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ouver: the relationship between sound and color in perception
title Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
spellingShingle Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Percepção visual
Percepção auditiva
Cor - Percepção
Som
Sinestesia
Tecnologia
Visual perception
Auditory perception
Color vision
Sound
Synesthesia
Technology
Sociais e Humanidades
title_short Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
title_full Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
title_fullStr Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
title_full_unstemmed Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
title_sort Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção
author Hippertt, Rebeca Torrezani Martins
author_facet Hippertt, Rebeca Torrezani Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Luciana Martha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9969574876271040
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Corrêa, Ronaldo de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mikosz, José Eliézer
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moro, Glaucio Henrique Matsuchita
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silveira, Luciana Martha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6459096361224111
dc.contributor.author.fl_str_mv Hippertt, Rebeca Torrezani Martins
contributor_str_mv Silveira, Luciana Martha
Corrêa, Ronaldo de Oliveira
Mikosz, José Eliézer
Moro, Glaucio Henrique Matsuchita
Silveira, Luciana Martha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Percepção visual
Percepção auditiva
Cor - Percepção
Som
Sinestesia
Tecnologia
Visual perception
Auditory perception
Color vision
Sound
Synesthesia
Technology
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção visual
Percepção auditiva
Cor - Percepção
Som
Sinestesia
Tecnologia
Visual perception
Auditory perception
Color vision
Sound
Synesthesia
Technology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-31T19:42:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-31T19:42:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291
identifier_str_mv HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv estrado em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/1/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/3/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3291/4/CT_PPGTE_HIPPERTT%2cRebeca%20Torrezani%20Martins_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a8ad13e9977d3339aae0891a625ba28
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2de6abe59d3758796c7eced6ffee9ea5
198af85b641a1e0488fc8a740904a4c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923235208888320