Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovalski, Rodrigo Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714
Resumo: Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital.
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Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. 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