Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenz, Wagner Barth
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365
Resumo: O estudo da dinâmica veicular analisa o conforto e a segurança dos passageiros. Esses fatores são influenciados pelos modelos de carros, amortecedores e molas e seus parâmetros utilizados. Os modelos veiculares não utilizam a barra estabilizadora, ignorando a influência desse elemento. Essa falta de análise desse elemento somada com as não linearidades dos modelos veiculares leva a adição de controladores desnecessários. Através do modelo de carro completo propõe-se uma análise da influência da adição da barra estabilizadora na dinâmica veicular e a influência da rigidez torcional da barra. Analisando a dinâmica veicular da carroceria, das rodas e o conforto dos passageiros. Os resultados mostram que há uma redução dos deslocamentos das rodas para excitação impulso e degrau. Também há uma redução do ângulo de torção do veículo, assim aumentado a segurança.
id UTFPR-12_63494820456139267925bb3814f3c803
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16365
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T19:54:15Z2020-11-19T19:54:15Z2014-03-17LENZ, Wagner Barth. Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365O estudo da dinâmica veicular analisa o conforto e a segurança dos passageiros. Esses fatores são influenciados pelos modelos de carros, amortecedores e molas e seus parâmetros utilizados. Os modelos veiculares não utilizam a barra estabilizadora, ignorando a influência desse elemento. Essa falta de análise desse elemento somada com as não linearidades dos modelos veiculares leva a adição de controladores desnecessários. Através do modelo de carro completo propõe-se uma análise da influência da adição da barra estabilizadora na dinâmica veicular e a influência da rigidez torcional da barra. Analisando a dinâmica veicular da carroceria, das rodas e o conforto dos passageiros. Os resultados mostram que há uma redução dos deslocamentos das rodas para excitação impulso e degrau. Também há uma redução do ângulo de torção do veículo, assim aumentado a segurança.The study analyzes the dynamic vehicle comfort and safety of passengers. These factors are influenced by models of cars, shock absorbers and springs and their parameters used. The vehicle models do not use the stabilizer bar, ignoring the influence of this element. This lack of analysis of this element coupled with the nonlinearities of the vehicle models leads to adding unnecessary drivers. Through the complete car model is proposed to analyze the influence of the addition of the stabilizer bar on vehicle dynamics and the influence of the torsional stiffness of the bar. Analyzing the dynamics of vehicle bodywork, wheels and passenger comfort. The results show that there is a reduction of dislocations of the wheels to boost and step excitation. There is also a reduction of the twist angle of the vehicle, thereby increasing safety.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAVeículosTransportes - Trânsito de passageirosSegurança no trânsitoVehiclesTransportation - Passenger trafficTraffic safetyInfluência da barra estabilizadora na dinâmica veicularInfluence of stabilizing bar in vehicle dynamicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaTusset, Angelo MarceloTusset, Angelo MarceloOkida, José RobertoJanzen, Frederic ConradLenz, Wagner Barthinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_DAMEC_2014_1_01.pdfapplication/pdf2601418http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/2/PG_DAMEC_2014_1_01.pdffc9f06e73d64bf5ac45ae7752262edc0MD52TEXTPG_DAMEC_2014_1_01.pdf.txtExtracted texttext/plain60584http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/3/PG_DAMEC_2014_1_01.pdf.txt399a803415092527ff093246dd50824bMD53THUMBNAILPG_DAMEC_2014_1_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/4/PG_DAMEC_2014_1_01.pdf.jpg212aca06df716ddf82d06daf9a332874MD541/163652020-11-19 17:54:15.639oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:54:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Influence of stabilizing bar in vehicle dynamics
title Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
spellingShingle Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
Lenz, Wagner Barth
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Veículos
Transportes - Trânsito de passageiros
Segurança no trânsito
Vehicles
Transportation - Passenger traffic
Traffic safety
title_short Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
title_full Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
title_fullStr Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
title_full_unstemmed Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
title_sort Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular
author Lenz, Wagner Barth
author_facet Lenz, Wagner Barth
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Okida, José Roberto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Janzen, Frederic Conrad
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenz, Wagner Barth
contributor_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
Tusset, Angelo Marcelo
Okida, José Roberto
Janzen, Frederic Conrad
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Veículos
Transportes - Trânsito de passageiros
Segurança no trânsito
Vehicles
Transportation - Passenger traffic
Traffic safety
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos
Transportes - Trânsito de passageiros
Segurança no trânsito
Vehicles
Transportation - Passenger traffic
Traffic safety
description O estudo da dinâmica veicular analisa o conforto e a segurança dos passageiros. Esses fatores são influenciados pelos modelos de carros, amortecedores e molas e seus parâmetros utilizados. Os modelos veiculares não utilizam a barra estabilizadora, ignorando a influência desse elemento. Essa falta de análise desse elemento somada com as não linearidades dos modelos veiculares leva a adição de controladores desnecessários. Através do modelo de carro completo propõe-se uma análise da influência da adição da barra estabilizadora na dinâmica veicular e a influência da rigidez torcional da barra. Analisando a dinâmica veicular da carroceria, das rodas e o conforto dos passageiros. Os resultados mostram que há uma redução dos deslocamentos das rodas para excitação impulso e degrau. Também há uma redução do ângulo de torção do veículo, assim aumentado a segurança.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T19:54:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T19:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LENZ, Wagner Barth. Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365
identifier_str_mv LENZ, Wagner Barth. Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/2/PG_DAMEC_2014_1_01.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/3/PG_DAMEC_2014_1_01.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16365/4/PG_DAMEC_2014_1_01.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
fc9f06e73d64bf5ac45ae7752262edc0
399a803415092527ff093246dd50824b
212aca06df716ddf82d06daf9a332874
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043839188336640