Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078 |
Resumo: | Acompanha: Problemas do cotidiano para alunos |
id |
UTFPR-12_66c2d0c52b29bf7dbc8882ef0db429cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31078 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-06T13:52:52Z2023-04-06T13:52:52Z2022-05-19DANTAS, Marco André. Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078Acompanha: Problemas do cotidiano para alunosA docência de trigonometria no ensino fundamental e médio, na maioria das vezes, é representada a partir de exercícios repetitivos e fórmulas, causando assim um menor aproveitamento por parte dos alunos, uma vez que estes ficam reféns de um aprendizado mecânico. A consequência disso é a incapacidade de resolução de situações problemas. Na tentativa de minimizar os impactos deste aprendizado mecânico, é comum em aulas de trigonometria a utilização de problemas que vêm com contextualizações do cotidiano. No entanto, mesmo com esta alternativa, os alunos muitas vezes não conseguem assimilar o conteúdo com a prática. Sendo assim, o presente estudo buscou observar e analisar pontos positivos em uma aula extraclasse, a qual foi denominada como “Aula de Campo”, baseada em uma experiência de ensino que abordou os conteúdos de “Semelhança de Triângulos” e “Relações trigonométricas no triângulo retângulo” em uma escola particular no Norte do Paraná, na qual o professor é um dos pesquisadores. A metodologia usada na pesquisa é de cunho descritivo com foco qualitativo. Os dados foram colhidos, com os registros dos 19 alunos do 9° ano que se separaram em 6 grupos, os quais, posteriormente apresentaram fotos e relatórios. Os resultados encontrados relataram uma observação dos prós de uma “Aula de Campo.” Buscando assim, um direcionamento para professores que tenham intuito de realizar uma aula embasada nesta metodologia.The teaching of trigonometry in elementary and high school, most of the time is represented from repetitive exercises and formulas, thus causing a lower performance on the part of the students, since they are hostages of a mechanical learning. The consequence of this is the inability to solve problem situations, in an attempt to minimize the impacts of this mechanical learning; it is common in trigonometry classes to use problems that come with everyday contextualization. However, even with this alternative, students are often unable to assimilate the content with practice. Therefore, the present study sought to observe and analyze positive points in an extra class, which was called "Field Class", based on a teaching experience that addressed the contents of "Similarity of Triangles" and "Trigonometric Relations in the Triangle.” Rectangle” in a private school in Northern Paraná, in which the teacher is one of the researchers. The methodology used in the research is descriptive with a qualitative focus. The data were collected, with the records of the 19 students of the 9th year who were separated into 6 groups, of which, later, they presented photos and reports. The results found reported an observation of the pros of a “Field Class.” Seeking thus, a direction for teachers who intend to carry out a class based on this methodology.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoTrigonometria - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaEnsino - MetodologiaTrigonometry - Study and teachingLearning strategiesActive learningTeaching - MethodologySaberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasseHistorical knowledge of trigonometry: importance of the extraclass classinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSturion, Leonardohttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343http://lattes.cnpq.br/7994134300926513Ashtiani, Alireza Mohebihttps://orcid.org/0000-0003-2579-3759http://lattes.cnpq.br/5025709771742662Sturion, Leonardohttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343http://lattes.cnpq.br/7994134300926513Martins, Rogério Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397http://lattes.cnpq.br/3566237335555819Dantas, Marco Andréreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdfapplication/pdf1767932http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/1/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf7e799c71da54fe959a98eadd0520cbc6MD51sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdfapplication/pdf1146676http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/2/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf16e75eeabaab4e5a73bdc8839aa838beMD52TEXTsabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.txtsabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.txtExtracted texttext/plain95403http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/3/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.txtda00a6c5e7d7fd9e422b705f5f7169e2MD53sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.txtsabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain18782http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/5/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.txt28d079fdf1d9574854c099ee5f5fc0ccMD55THUMBNAILsabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.jpgsabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1386http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/4/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.jpg939ef2f42d287d0eef01bf3b218a3939MD54sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.jpgsabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1983http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/6/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.jpga182306ea1a2c2bfa82cf7f467f94c74MD561/310782023-04-07 03:07:33.077oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31078Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-04-07T06:07:33Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Historical knowledge of trigonometry: importance of the extraclass class |
title |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
spellingShingle |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse Dantas, Marco André CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Trigonometria - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Trigonometry - Study and teaching Learning strategies Active learning Teaching - Methodology Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
title_full |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
title_fullStr |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
title_full_unstemmed |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
title_sort |
Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse |
author |
Dantas, Marco André |
author_facet |
Dantas, Marco André |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sturion, Leonardo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ashtiani, Alireza Mohebi |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2579-3759 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sturion, Leonardo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Martins, Rogério Mendonça |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3566237335555819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Marco André |
contributor_str_mv |
Sturion, Leonardo Ashtiani, Alireza Mohebi Sturion, Leonardo Martins, Rogério Mendonça |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Trigonometria - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Trigonometry - Study and teaching Learning strategies Active learning Teaching - Methodology Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Trigonometry - Study and teaching Learning strategies Active learning Teaching - Methodology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Problemas do cotidiano para alunos |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-06T13:52:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-06T13:52:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Marco André. Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Marco André. Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/1/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/2/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/3/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/5/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/4/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31078/6/sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e799c71da54fe959a98eadd0520cbc6 16e75eeabaab4e5a73bdc8839aa838be da00a6c5e7d7fd9e422b705f5f7169e2 28d079fdf1d9574854c099ee5f5fc0cc 939ef2f42d287d0eef01bf3b218a3939 a182306ea1a2c2bfa82cf7f467f94c74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923090976210944 |