Planejamento de escrita em meio digital e analógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Willian Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3319
Resumo: O presente estudo analisou, a partir da abordagem sociorretórica para estudos sobre gêneros textuais, o processo de produção de planejamento do gênero de base argumentativa (artigo de opinião) em dois suportes distintos: digital, processador de texto “Word 2010”, com uso de teclado, mouse e monitor e; no suporte tradicional, papel com caneta esferográfica. Comparou-se, em destaque, o processo de planejamento da escrita e sua relação com a versão final dos textos, porém também foram avaliadas algumas implicações entre se produzir em cada um dos suportes, quando oportuno. Para tanto, a metodologia científica, de caráter interpretativista, que norteou este trabalho, foi elaborada com base nos pressupostos de Deslandes (1992), Chizzotti (2006) e Minayo (1992). Para participar da pesquisa e escrever nos dois suportes, foram selecionados 10 alunos de Letras Português, por serem produtores de textos que já estão no Ensino Superior e terem contato com as duas vertentes tecnológicas aqui analisadas: analógica e digital. No que diz respeito ao encaminhamento para a escolha do gênero que foi produzido e sua caracterização, o trabalho se valeu da proposta sociorretórica de caráter etnográfico: Swales (1990) e Bhatia (1993); sociorretórica sócio-histórica cultural: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) e Devitt (2009); e comunicativa: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) e Berkenkotter (1995). No que se refere aos estudos sobre escrita e leitura nos suportes aqui investigados, o trabalho de base considerado vem dos estudos de Haas (1995), sobre o uso da tecnologia para a promoção da escrita e dos conceitos sobre letramento/ multiletramentos, sustentados por autores como: Rojo (2013), Street (2012) e Kleiman (2014). O principal resultado obtido com esta pesquisa aponta que, cada um dos suportes investigados, o digital e o analógico, demanda um tipo de estratégia específica para planejar e produzir com qualidade o gênero discursivo, artigo de opinião.
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Para tanto, a metodologia científica, de caráter interpretativista, que norteou este trabalho, foi elaborada com base nos pressupostos de Deslandes (1992), Chizzotti (2006) e Minayo (1992). Para participar da pesquisa e escrever nos dois suportes, foram selecionados 10 alunos de Letras Português, por serem produtores de textos que já estão no Ensino Superior e terem contato com as duas vertentes tecnológicas aqui analisadas: analógica e digital. No que diz respeito ao encaminhamento para a escolha do gênero que foi produzido e sua caracterização, o trabalho se valeu da proposta sociorretórica de caráter etnográfico: Swales (1990) e Bhatia (1993); sociorretórica sócio-histórica cultural: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) e Devitt (2009); e comunicativa: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) e Berkenkotter (1995). No que se refere aos estudos sobre escrita e leitura nos suportes aqui investigados, o trabalho de base considerado vem dos estudos de Haas (1995), sobre o uso da tecnologia para a promoção da escrita e dos conceitos sobre letramento/ multiletramentos, sustentados por autores como: Rojo (2013), Street (2012) e Kleiman (2014). O principal resultado obtido com esta pesquisa aponta que, cada um dos suportes investigados, o digital e o analógico, demanda um tipo de estratégia específica para planejar e produzir com qualidade o gênero discursivo, artigo de opinião.The present study analyzed, from the socio-theoretical approach for studies on textual genres, the process of producing gender-based argumentative planning (opinion article) in two distinct supports: digital, word processor "Word 2010", using keyboard, mouse and monitor e; in traditional holder, paper with ballpoint pen. The writing planning process and its relation with the final version of the texts were highlighted, but some implications were also evaluated between producing in each of the supports, when appropriate. In order to do so, the scientific methodology, of an interpretative nature that guided this work, was elaborated based on the assumptions of Deslandes (1992), Chizzotti (2006) and Minayo (1992). In order to participate in the research and to write in the two supports, 10 students of Portuguese Literature were selected because they are producers of texts that are already in Higher Education and have contact with the two technological strands analyzed here: analog and digital. With regard to the choice of the genre that was produced and its characterization, the work was based on the ethnographic sociorre-theoretical proposal: Swales (1990) and Bhatia (1993); socio-historical cultural sociorecretor: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) and Devitt (2009); and communicative: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) and Berkenkotter (1995). As regards the studies on writing and reading in the supports investigated here, the basic work considered comes from the studies of Haas (1995), on the use of technology for the promotion of writing and the concepts on literacy / multiletramentos, supported by authors such as: Rojo (2013), Street (2012) and Kleiman (2014). The main result obtained with this research indicates that each of the supports investigated, the digital and the analogue, demands a specific strategy to plan and produce with quality the discursive genre, opinion article.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaMestrado em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasEscrita - PlanejamentoEscrita - Efeito das inovações tecnológicasProcessamento de palavras - Aspectos sociaisAnálise do discursoRetóricaLetramento digitalComunicação escrita - Inovações tecnológicasPesquisa socialLinguagem e línguasWriting - PlanningWriting - Effect of technological innovations onWord processing - Social aspectsDiscourse analysisRhetoricComputer literacyWritten communication - Technological innovationsSocial sciences - ResearchLanguage and languagesPlanejamento de escrita em meio digital e analógicoWriting planning in digital and analog supportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaFinau, Rossana Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993Finau, Rossana AparecidaGusso, Angela MariRemenche, Maria de Lourdes Rossihttp://lattes.cnpq.br/9386569580495939Oliveira, Willian Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGEL_M_Oliveira, Willian Rodrigues de_2018.pdfCT_PPGEL_M_Oliveira, Willian Rodrigues de_2018.pdfapplication/pdf4205975http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3319/1/CT_PPGEL_M_Oliveira%2c%20Willian%20Rodrigues%20de_2018.pdf48d832655d00a2fc8d061a82072762ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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