Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149 |
Resumo: | O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que auxilia o empresário a manter a estabilidade e aumentar a produtividade de sua empresa, através do uso de recursos disponíveis de forma eficiente. A elaboração de estratégias determinará rumos ou formas de atingir os objetivos propostos que certificarão a implementação do planejamento estratégico. No entanto, essa ferramenta não é muito usada em empresas de pequeno porte, fazendo necessária a criação de uma metodologia que facilite a sua elaboração por micro e pequenos empresários. Dessa forma, o objetivo do estudo é o desenvolvimento de uma proposta de planejamento estratégico para se aplicar em uma microempresa virtual, que trabalha com a comercialização de produtos eletrônicos e está localizada em Belo Horizonte/MG. Para tal, foram pontuadas e analisadas as metodologias de três diferentes autores e proposto um modelo de planejamento estratégico para a empresa de comércio eletrônico. |
id |
UTFPR-12_6eeac6ba6dbcafa9f9e462e211f0b805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13149 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T14:08:20Z2020-11-16T14:08:20Z2016-06-16CARNEIRO, Aída Ferreira. Planejamento estratégico: Uma proposta ao ramo de comércio eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que auxilia o empresário a manter a estabilidade e aumentar a produtividade de sua empresa, através do uso de recursos disponíveis de forma eficiente. A elaboração de estratégias determinará rumos ou formas de atingir os objetivos propostos que certificarão a implementação do planejamento estratégico. No entanto, essa ferramenta não é muito usada em empresas de pequeno porte, fazendo necessária a criação de uma metodologia que facilite a sua elaboração por micro e pequenos empresários. Dessa forma, o objetivo do estudo é o desenvolvimento de uma proposta de planejamento estratégico para se aplicar em uma microempresa virtual, que trabalha com a comercialização de produtos eletrônicos e está localizada em Belo Horizonte/MG. Para tal, foram pontuadas e analisadas as metodologias de três diferentes autores e proposto um modelo de planejamento estratégico para a empresa de comércio eletrônico.Strategic planning is a management tool that helps the entrepreneur to maintain stability and to increase the productivity of your business through the use of available resources efficiently. The development of strategies to determine direction or ways to achieve the goals that certify the implementation of strategic planning. However, this tool is not widely used in small businesses, making it necessary to create a methodology to facilitate their preparation for micro and small entrepreneurs. Thus, the objective of the study is the development of a strategic planning proposal to apply in a virtual micro-enterprise, working with the marketing of electronic products and is located in Belo Horizonte/MG. They were scored and analyzed the methodologies of three different authors and proposed a strategic planning model for e-commerce company.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEstudos de viabilidadeControle de processoEmpreendedorismoFeasibility studiesProcess controlEntrepreneurshipPlanejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônicoStrategic planning: a proposal to the e-commerce sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBecker, MárcioBecker, MárcioLionço, VâniaBerghauser, Neron Alipio CortesCarneiro, Aída Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALplanejamentoestrategicocomercioeletronico.pdfapplication/pdf751296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/2/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdfdfceb37d11eb7f775b03b3df2f2d6db7MD52TEXTplanejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.txtExtracted texttext/plain106381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/3/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.txtc965ce86b5b18acc372ee5f1f939fe33MD53THUMBNAILplanejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/4/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.jpg251c6aff1785af9418c6c7c55ca606a1MD541/131492020-11-16 12:08:21.548oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:08:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Strategic planning: a proposal to the e-commerce sector |
title |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
spellingShingle |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico Carneiro, Aída Ferreira CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Estudos de viabilidade Controle de processo Empreendedorismo Feasibility studies Process control Entrepreneurship |
title_short |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
title_full |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
title_fullStr |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
title_sort |
Planejamento estratégico: uma proposta ao ramo de comércio eletrônico |
author |
Carneiro, Aída Ferreira |
author_facet |
Carneiro, Aída Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Márcio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Becker, Márcio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lionço, Vânia |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Aída Ferreira |
contributor_str_mv |
Becker, Márcio Becker, Márcio Lionço, Vânia Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Estudos de viabilidade Controle de processo Empreendedorismo Feasibility studies Process control Entrepreneurship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de viabilidade Controle de processo Empreendedorismo Feasibility studies Process control Entrepreneurship |
description |
O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que auxilia o empresário a manter a estabilidade e aumentar a produtividade de sua empresa, através do uso de recursos disponíveis de forma eficiente. A elaboração de estratégias determinará rumos ou formas de atingir os objetivos propostos que certificarão a implementação do planejamento estratégico. No entanto, essa ferramenta não é muito usada em empresas de pequeno porte, fazendo necessária a criação de uma metodologia que facilite a sua elaboração por micro e pequenos empresários. Dessa forma, o objetivo do estudo é o desenvolvimento de uma proposta de planejamento estratégico para se aplicar em uma microempresa virtual, que trabalha com a comercialização de produtos eletrônicos e está localizada em Belo Horizonte/MG. Para tal, foram pontuadas e analisadas as metodologias de três diferentes autores e proposto um modelo de planejamento estratégico para a empresa de comércio eletrônico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T14:08:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T14:08:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARNEIRO, Aída Ferreira. Planejamento estratégico: Uma proposta ao ramo de comércio eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Aída Ferreira. Planejamento estratégico: Uma proposta ao ramo de comércio eletrônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/2/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/3/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13149/4/planejamentoestrategicocomercioeletronico.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b dfceb37d11eb7f775b03b3df2f2d6db7 c965ce86b5b18acc372ee5f1f939fe33 251c6aff1785af9418c6c7c55ca606a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923168064372736 |