Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método dos elemento finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alex Tadeu Moreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valenga, Leonardo Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10500
Resumo: O principal componente de uma bicicleta, o quadro, pode ser produzido utilizando uma ampla gama de materiais. Dentre os materiais, os fabricantes comumente utilizam ligas metálicas, sendo as mais aplicadas as ligas de aço, de alumínio e, em menor escala, as ligas de titânio. Para avaliar a diferença no comportamento mecânico das bicicletas gerado por essas ligas, é proposta a realização de simulações numéricas em um software comercial, representando ensaios de resistência mecânica em modelos padronizados de quadros. São simulados diversos modelos, variando os materiais e os diâmetros e espessuras dos tubos que compõem o quadro. Nas simulações os quadros são sujeitos a carregamentos estáticos, obtendo-se resultados quanto a deflexão, tensão equivalente de von Mises e flambagem. Em seguida é feito um comparativo utilizando cálculos baseados na teoria do método dos elementos finitos.
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