Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fernando César
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18660
Resumo: A uma busca crescente pela redução do consumo energético se estabeleceu a tarifa diferenciada em horário de maior consumo, chamado de horário de ponta, período definido pela distribuidora e aprovado pela ANEEL para toda sua área de concessão, considerando a curva de carga de seu sistema elétrico e composto por 3 (três) horas diárias consecutivas, exceção feita aos sábados, domingos e feriados definidos por lei federal. Resolução Normativa ANEEL n. 482. Os geradores a diesel, antes utilizados somente para suprir a falta de energia na concessionária, são uma possibilidade real e de fácil implantação. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica para utilização de geradores a diesel em horário de ponta na indústria de fibrocimento, considerando além dos custos operacionais a confiabilidade do equipamento e o risco da falha em caso de falta de energia da concessionária entre outras questões envolvendo a engenharia de confiabilidade.
id UTFPR-12_7a45fcdd285b3cfe5f02e43956ac4e05
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/18660
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T11:58:53Z2020-11-23T11:58:53Z2015-03-07PINTO, Fernando César. Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18660A uma busca crescente pela redução do consumo energético se estabeleceu a tarifa diferenciada em horário de maior consumo, chamado de horário de ponta, período definido pela distribuidora e aprovado pela ANEEL para toda sua área de concessão, considerando a curva de carga de seu sistema elétrico e composto por 3 (três) horas diárias consecutivas, exceção feita aos sábados, domingos e feriados definidos por lei federal. Resolução Normativa ANEEL n. 482. Os geradores a diesel, antes utilizados somente para suprir a falta de energia na concessionária, são uma possibilidade real e de fácil implantação. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica para utilização de geradores a diesel em horário de ponta na indústria de fibrocimento, considerando além dos custos operacionais a confiabilidade do equipamento e o risco da falha em caso de falta de energia da concessionária entre outras questões envolvendo a engenharia de confiabilidade.The increasing efforts to reduce energy consumption has established the special rates in higher consumption periods, called peak hours, a period defined by the distributor and approved by ANEEL for all its concession area, considering the load curve of your electrical system and composed of 3 (three) consecutive hours daily, except Saturdays, Sundays and holidays defined by federal law. Normative Resolution ANEEL. 482. The diesel generators, previously used only to address the lack of energy at the dealership, are a real possibility and easy to deploy. This article aims to analyze the economic feasibility for use of diesel generators in peak hours in the fibrocement industry, considering well as operational costs equipment reliability and the risk of failure in case of lack of energy Dealers among other issues involving the reliability engineering.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEstudos de viabilidadeDínamosConfiabilidade (Engenharia)Avaliação de riscosFeasibility studiesElectric generatorsReliability (Engineering)Risk assessmentAnálise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futuraAnalysis of economic feasibility of use diesel generators in rush hours, considering the failure probability of equipament and operation of risk futureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRigoni, EmersonRigoni, EmersonRigoni, EmersonRigoni, EmersonPinto, Fernando Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEC_II_2013_05.pdfapplication/pdf415282http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/1/CT_CEEC_II_2013_05.pdf5affe22a5b8da9d846a9b2518b00bc85MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEC_II_2013_05.pdf.txtExtracted texttext/plain14990http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/3/CT_CEEC_II_2013_05.pdf.txt9caf6ef2e405c0d916b545fa284ae12cMD53THUMBNAILCT_CEEC_II_2013_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/4/CT_CEEC_II_2013_05.pdf.jpgaab2448bd5525e3e93f47f9251fc5311MD541/186602020-11-23 09:58:53.967oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T11:58:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of economic feasibility of use diesel generators in rush hours, considering the failure probability of equipament and operation of risk future
title Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
spellingShingle Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
Pinto, Fernando César
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Estudos de viabilidade
Dínamos
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Feasibility studies
Electric generators
Reliability (Engineering)
Risk assessment
title_short Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
title_full Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
title_fullStr Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
title_full_unstemmed Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
title_sort Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura
author Pinto, Fernando César
author_facet Pinto, Fernando César
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fernando César
contributor_str_mv Rigoni, Emerson
Rigoni, Emerson
Rigoni, Emerson
Rigoni, Emerson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Estudos de viabilidade
Dínamos
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Feasibility studies
Electric generators
Reliability (Engineering)
Risk assessment
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de viabilidade
Dínamos
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Feasibility studies
Electric generators
Reliability (Engineering)
Risk assessment
description A uma busca crescente pela redução do consumo energético se estabeleceu a tarifa diferenciada em horário de maior consumo, chamado de horário de ponta, período definido pela distribuidora e aprovado pela ANEEL para toda sua área de concessão, considerando a curva de carga de seu sistema elétrico e composto por 3 (três) horas diárias consecutivas, exceção feita aos sábados, domingos e feriados definidos por lei federal. Resolução Normativa ANEEL n. 482. Os geradores a diesel, antes utilizados somente para suprir a falta de energia na concessionária, são uma possibilidade real e de fácil implantação. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica para utilização de geradores a diesel em horário de ponta na indústria de fibrocimento, considerando além dos custos operacionais a confiabilidade do equipamento e o risco da falha em caso de falta de energia da concessionária entre outras questões envolvendo a engenharia de confiabilidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T11:58:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T11:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Fernando César. Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18660
identifier_str_mv PINTO, Fernando César. Análise de viabilidade econômica da utilização de geradores a diesel em horário de ponta, considerando a probabilidade de falha dos equipamentos e risco da operação futura. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Engenharia da Confiabilidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/1/CT_CEEC_II_2013_05.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/3/CT_CEEC_II_2013_05.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18660/4/CT_CEEC_II_2013_05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5affe22a5b8da9d846a9b2518b00bc85
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
9caf6ef2e405c0d916b545fa284ae12c
aab2448bd5525e3e93f47f9251fc5311
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923005334814720