Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Dias de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Josiele Estefani
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5863
Resumo: O presente trabalho aborda a questão do redesign e do design emocional como alternativa para o mercado infantil consciente, com enfoque no aproveitamento de peças de roupas usadas das próprias mães na criação de novas peças para a criança. O estudo teve como público alvo o infantil feminino com faixa etária entre 5 a 8 anos de idade, por considerar que é nesta fase que a criança começa a desenvolver a noção de valor pelas coisas e por acreditar que com esta prática aprendam desde cedo sobre o consumo consciente. Buscou-se através de um levantamento bibliográfico expor os conceitos de design emocional para entender a relação de afeto do usuário com a roupa, os conceitos de redesign na adaptação e modificações da roupa e do upcycling para auxiliar na questão do aproveitamento da peça, e tudo isso reflete-se como um meio de contribuição para a diminuição de impactos ao meio ambiente ocasionados pelo sistema da moda. Além da pesquisa bibliográfica foi utilizada a aplicação de um questionário, junto ao público para levantamento de dados qualitativos e quantitativos que serviram como apoio na fase do desenvolvimento da coleção consciente para o público do presente estudo.
id UTFPR-12_828fbe2a7bd1c85e83597b362633d446
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5863
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-09T18:44:46Z2020-11-09T18:44:46Z2015-11-23OLIVEIRA, Camila Dias; FERREIRA, Josiele Estefani. Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil. 2015, 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5863O presente trabalho aborda a questão do redesign e do design emocional como alternativa para o mercado infantil consciente, com enfoque no aproveitamento de peças de roupas usadas das próprias mães na criação de novas peças para a criança. O estudo teve como público alvo o infantil feminino com faixa etária entre 5 a 8 anos de idade, por considerar que é nesta fase que a criança começa a desenvolver a noção de valor pelas coisas e por acreditar que com esta prática aprendam desde cedo sobre o consumo consciente. Buscou-se através de um levantamento bibliográfico expor os conceitos de design emocional para entender a relação de afeto do usuário com a roupa, os conceitos de redesign na adaptação e modificações da roupa e do upcycling para auxiliar na questão do aproveitamento da peça, e tudo isso reflete-se como um meio de contribuição para a diminuição de impactos ao meio ambiente ocasionados pelo sistema da moda. Além da pesquisa bibliográfica foi utilizada a aplicação de um questionário, junto ao público para levantamento de dados qualitativos e quantitativos que serviram como apoio na fase do desenvolvimento da coleção consciente para o público do presente estudo.This paper addresses the issue of redesign and emotional design as an alternative to child conscious market, focusing on the use of pieces of used clothes from their mothers in creating new pieces for the child. The study was intended audience the female child aged between 5-8 years of age, considering that it is at this stage that the child begins to develop the notion of value for things and believing that this practice learn early on conscious consumption. It attempted through a literature expose the emotional design concepts to understand the user relationship of affection with clothing, redesign concepts of adaptation and modifications clothing and upcycling to assist in the matter of the play use, and all this is reflected as a contributing means for reducing impacts on the environment caused by the fad system. In addition to the literature was used to apply a questionnaire to the public for collecting qualitative and quantitative data that served as support at the stage of development of the conscious collection for the public of this study.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáApucaranaTecnologia em Design de ModaUTFPRBrasilCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODARoupas infantisVestuário - RemodelagemModaChildren's clothingClothing and dress - RemakingFashionDesign emocional e redesign: alternativa para o mercado infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisApucaranaBrito, Debora MizubutiBrito, Debora MizubutiSilva, Alan Kardec daGhizzo, Marcio RobertoOliveira, Camila Dias deFerreira, Josiele Estefaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51TEXTAP_CODEM_2015_2_01.pdf.txtExtracted texttext/plain84072http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/2/AP_CODEM_2015_2_01.pdf.txt953602e42c11379c0ac088a2c8880d32MD52THUMBNAILAP_CODEM_2015_2_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/3/AP_CODEM_2015_2_01.pdf.jpg51dc5d84a58d5ee8ffdbd11524dd3671MD53ORIGINALAP_CODEM_2015_2_01.pdfapplication/pdf14089068http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/4/AP_CODEM_2015_2_01.pdfde76f0eb2abf52b7855ec55e480b2897MD541/58632020-11-09 16:44:46.798oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T18:44:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
title Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
spellingShingle Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
Oliveira, Camila Dias de
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
Roupas infantis
Vestuário - Remodelagem
Moda
Children's clothing
Clothing and dress - Remaking
Fashion
title_short Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
title_full Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
title_fullStr Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
title_full_unstemmed Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
title_sort Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil
author Oliveira, Camila Dias de
author_facet Oliveira, Camila Dias de
Ferreira, Josiele Estefani
author_role author
author2 Ferreira, Josiele Estefani
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Debora Mizubuti
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Debora Mizubuti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Alan Kardec da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ghizzo, Marcio Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Dias de
Ferreira, Josiele Estefani
contributor_str_mv Brito, Debora Mizubuti
Brito, Debora Mizubuti
Silva, Alan Kardec da
Ghizzo, Marcio Roberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
topic CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
Roupas infantis
Vestuário - Remodelagem
Moda
Children's clothing
Clothing and dress - Remaking
Fashion
dc.subject.por.fl_str_mv Roupas infantis
Vestuário - Remodelagem
Moda
Children's clothing
Clothing and dress - Remaking
Fashion
description O presente trabalho aborda a questão do redesign e do design emocional como alternativa para o mercado infantil consciente, com enfoque no aproveitamento de peças de roupas usadas das próprias mães na criação de novas peças para a criança. O estudo teve como público alvo o infantil feminino com faixa etária entre 5 a 8 anos de idade, por considerar que é nesta fase que a criança começa a desenvolver a noção de valor pelas coisas e por acreditar que com esta prática aprendam desde cedo sobre o consumo consciente. Buscou-se através de um levantamento bibliográfico expor os conceitos de design emocional para entender a relação de afeto do usuário com a roupa, os conceitos de redesign na adaptação e modificações da roupa e do upcycling para auxiliar na questão do aproveitamento da peça, e tudo isso reflete-se como um meio de contribuição para a diminuição de impactos ao meio ambiente ocasionados pelo sistema da moda. Além da pesquisa bibliográfica foi utilizada a aplicação de um questionário, junto ao público para levantamento de dados qualitativos e quantitativos que serviram como apoio na fase do desenvolvimento da coleção consciente para o público do presente estudo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-09T18:44:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-09T18:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Camila Dias; FERREIRA, Josiele Estefani. Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil. 2015, 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5863
identifier_str_mv OLIVEIRA, Camila Dias; FERREIRA, Josiele Estefani. Design emocional e redesign: alternativa para o mercado infantil. 2015, 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Design de Moda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/2/AP_CODEM_2015_2_01.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/3/AP_CODEM_2015_2_01.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5863/4/AP_CODEM_2015_2_01.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
953602e42c11379c0ac088a2c8880d32
51dc5d84a58d5ee8ffdbd11524dd3671
de76f0eb2abf52b7855ec55e480b2897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043915535155200