Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14250 |
Resumo: | Com a adequação da contabilidade brasileira às Novas Normas Internacionais de Contabilidade, percebe-se a necessidade de se adaptar a esta atual forma de gerar e fornecer informações contábeis. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais os procedimentos necessários para adequar o ativo imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas ao que determina o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado? Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em adequar o imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas às novas normas contábeis aplicando os procedimentos determinados na CPC 27, que trata deste assunto. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em todo o processo do trabalho, através de Leis, normas, publicações, relatórios e documentos contábeis, de forma a obter embasamento no momento da aplicação de um estudo de caso. A aplicação prática dos procedimentos para a adequação do imobilizado da empresa seguiu de acordo com o que determina a CPC 27, devido a esta ser a norma que orienta a contabilidade ao tratar o imobilizado de uma empresa. A partir da execução dos procedimentos seguindo a determinação destas novas práticas contábeis, foi possível identificar: valor justo, valor residual, valor depreciável, taxa de depreciação baseada na vida útil, projeção da depreciação, comparativo dos efeitos no imobilizado antes e depois da adequação à CPC 27. Sendo assim, conclui-se que foi possível realizar a aplicação da CPC 27 no imobilizado da empresa em estudo, e analisar as mudanças nas demonstrações contábeis deste imobilizado, gerando informações mais consistentes e próximas à realidade da empresa. |
id |
UTFPR-12_84be945e698d4f4a90e5443ccdef947a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14250 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-17T11:52:26Z2020-11-17T11:52:26Z2014-01-27WOLFF, Rosangela Maria. Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14250Com a adequação da contabilidade brasileira às Novas Normas Internacionais de Contabilidade, percebe-se a necessidade de se adaptar a esta atual forma de gerar e fornecer informações contábeis. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais os procedimentos necessários para adequar o ativo imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas ao que determina o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado? Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em adequar o imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas às novas normas contábeis aplicando os procedimentos determinados na CPC 27, que trata deste assunto. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em todo o processo do trabalho, através de Leis, normas, publicações, relatórios e documentos contábeis, de forma a obter embasamento no momento da aplicação de um estudo de caso. A aplicação prática dos procedimentos para a adequação do imobilizado da empresa seguiu de acordo com o que determina a CPC 27, devido a esta ser a norma que orienta a contabilidade ao tratar o imobilizado de uma empresa. A partir da execução dos procedimentos seguindo a determinação destas novas práticas contábeis, foi possível identificar: valor justo, valor residual, valor depreciável, taxa de depreciação baseada na vida útil, projeção da depreciação, comparativo dos efeitos no imobilizado antes e depois da adequação à CPC 27. Sendo assim, conclui-se que foi possível realizar a aplicação da CPC 27 no imobilizado da empresa em estudo, e analisar as mudanças nas demonstrações contábeis deste imobilizado, gerando informações mais consistentes e próximas à realidade da empresa.The adequacy of Brazilian accounting to New International Accounting Standards, realizes the need to adapt to this current way of generating and providing accounting information. In this context, this paper aims to answer the following research question: what are the procedures required to bring the fixed assets of a company to the freight transportation with Technical Pronouncement CPC 27 - Fixed Assets? Thus, the main objective is to bring the asset of a company freight transportation to the new accounting standards applying procedures established in CPC 27, which deals with this subject. To meet the research objectives, literature search was performed in the whole process of working through laws, regulations, publications, reports and financial documents in order to obtain basis to do an application of a case study. The practical application of procedures for the adaptation of the assets of the company followed in accordance with CPC 27 determines, due to this being the norm that guides the accounting to treat the assets of a company. From the implementation of procedures following the determination of these new accounting practices were identified: fair value, residual value, depreciable amount, rate of depreciation based on useful life, the depreciation projection, comparison of the effects on asset before and after adaptation to CPC 27. Thus, it is concluded that it was possible to achieve the application of CPC 27 in property of the company under study, and analyze the changes in the financial statements of this asset, generating more consistent information, closer to the reality of company.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoCiências ContábeisContabilidade - NormasAtivo imobilizadoContabilidade de custoAccounting - StandardsPermanent assetsCost accountingUm estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoSilva, Marivania Rufato daWolff, Rosangela Mariareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPB_COCTB_2013_2_27.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/1/PB_COCTB_2013_2_27.pdf.jpg593211a7280eee045b4bd361f2d341f1MD51ORIGINALPB_COCTB_2013_2_27.pdfapplication/pdf1145909http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/2/PB_COCTB_2013_2_27.pdf945f94489e2b6873d2eac8f5e6f89350MD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTPB_COCTB_2013_2_27.pdf.txtExtracted texttext/plain163942http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/4/PB_COCTB_2013_2_27.pdf.txt7258838996329b9fba93ef121334bf69MD541/142502020-11-17 09:52:26.526oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-17T11:52:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
title |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
spellingShingle |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas Wolff, Rosangela Maria Ciências Contábeis Contabilidade - Normas Ativo imobilizado Contabilidade de custo Accounting - Standards Permanent assets Cost accounting |
title_short |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
title_full |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
title_fullStr |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
title_full_unstemmed |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
title_sort |
Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas |
author |
Wolff, Rosangela Maria |
author_facet |
Wolff, Rosangela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marivania Rufato da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff, Rosangela Maria |
contributor_str_mv |
Silva, Marivania Rufato da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Contábeis |
topic |
Ciências Contábeis Contabilidade - Normas Ativo imobilizado Contabilidade de custo Accounting - Standards Permanent assets Cost accounting |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - Normas Ativo imobilizado Contabilidade de custo Accounting - Standards Permanent assets Cost accounting |
description |
Com a adequação da contabilidade brasileira às Novas Normas Internacionais de Contabilidade, percebe-se a necessidade de se adaptar a esta atual forma de gerar e fornecer informações contábeis. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais os procedimentos necessários para adequar o ativo imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas ao que determina o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado? Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em adequar o imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas às novas normas contábeis aplicando os procedimentos determinados na CPC 27, que trata deste assunto. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em todo o processo do trabalho, através de Leis, normas, publicações, relatórios e documentos contábeis, de forma a obter embasamento no momento da aplicação de um estudo de caso. A aplicação prática dos procedimentos para a adequação do imobilizado da empresa seguiu de acordo com o que determina a CPC 27, devido a esta ser a norma que orienta a contabilidade ao tratar o imobilizado de uma empresa. A partir da execução dos procedimentos seguindo a determinação destas novas práticas contábeis, foi possível identificar: valor justo, valor residual, valor depreciável, taxa de depreciação baseada na vida útil, projeção da depreciação, comparativo dos efeitos no imobilizado antes e depois da adequação à CPC 27. Sendo assim, conclui-se que foi possível realizar a aplicação da CPC 27 no imobilizado da empresa em estudo, e analisar as mudanças nas demonstrações contábeis deste imobilizado, gerando informações mais consistentes e próximas à realidade da empresa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-17T11:52:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-17T11:52:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WOLFF, Rosangela Maria. Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14250 |
identifier_str_mv |
WOLFF, Rosangela Maria. Um estudo da CPC 27 evidenciando a depreciação e seu impacto no imobilizado de uma empresa de transporte rodoviário de cargas. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/1/PB_COCTB_2013_2_27.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/2/PB_COCTB_2013_2_27.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14250/4/PB_COCTB_2013_2_27.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
593211a7280eee045b4bd361f2d341f1 945f94489e2b6873d2eac8f5e6f89350 009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a 7258838996329b9fba93ef121334bf69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923231756976128 |