Interligação entre a ferramenta de simulação SUMO e o projeto MAPS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15904 |
Resumo: | O conceito de Cidade Inteligente utiliza a infraestrutura de uma cidade para trabalhar de maneira sincronizada com a tecnologia permitindo melhorar o monitoramento e planejamento da mesma, com o objetivo de reduzir problemas encontrados no dia a dia. Um desses problemas é a falta de vagas em estacionamentos urbanos que pode ser controlado através da implantação de sistemas de Smart Parkings para, por exemplo, guiar o motorista até uma vaga desocupada. Uma das maneiras de implementar um Smart Parking é por meio do uso de agentes que se comunicam entre si e captam informações do ambiente, como condição da vaga e lotação do estacionamento, que auxiliam os motoristas na busca pelo local ideal para estacionar. Para tentar lidar com questões de Smart Parking, tem-se o projeto MAPS (MultiAgent Parking System), que visa criar soluções para Smart Parking por meio de sistemas multiagentes. O projeto MAPS é implementado por meio do framework JaCaMo, onde os agentes são criados na linguagem Jason e os artefatos são desenvolvidos no Cartago. O uso de uma ferramenta de simulação é essencial para analisar o comportamento do ambiente simulado e obter resultados melhores e mais precisos, principalmente em ambientes relacionados à mobilidade urbana. O SUMO é uma ferramenta de simulação de trânsito que busca justamente atingir esses propósitos. O presente trabalho apresenta a interligação entre a ferramenta SUMO e o projeto MAPS, mostrando que é possível modelar um estacionamento com vagas e veículos no SUMO e definir um Middleware para a comunicação entre os agentes e artefatos implementados, respectivamente no Jason e Cartago, com a ferramenta de simulação de um estacionamento. |
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Uma das maneiras de implementar um Smart Parking é por meio do uso de agentes que se comunicam entre si e captam informações do ambiente, como condição da vaga e lotação do estacionamento, que auxiliam os motoristas na busca pelo local ideal para estacionar. Para tentar lidar com questões de Smart Parking, tem-se o projeto MAPS (MultiAgent Parking System), que visa criar soluções para Smart Parking por meio de sistemas multiagentes. O projeto MAPS é implementado por meio do framework JaCaMo, onde os agentes são criados na linguagem Jason e os artefatos são desenvolvidos no Cartago. O uso de uma ferramenta de simulação é essencial para analisar o comportamento do ambiente simulado e obter resultados melhores e mais precisos, principalmente em ambientes relacionados à mobilidade urbana. O SUMO é uma ferramenta de simulação de trânsito que busca justamente atingir esses propósitos. O presente trabalho apresenta a interligação entre a ferramenta SUMO e o projeto MAPS, mostrando que é possível modelar um estacionamento com vagas e veículos no SUMO e definir um Middleware para a comunicação entre os agentes e artefatos implementados, respectivamente no Jason e Cartago, com a ferramenta de simulação de um estacionamento.Smart City is a city where its infrastructure works with technology improving the monitoring system and the city planning to reduce daily problems. The lack of parking spots is one of these problems that can be controlled by creating Smart Parking systems that can guide drivers to free spots. One way to implement a Smart Parking is through agents that communicate with each other, collect information from the environment, and send it to drivers. The project MAPS (MultiAgent Parking System) studies and develops Smart Parking solutions based on multiagent systems. MAPS is implemented using JaCaMo framework, which creates the agents using Jason programming language and develops the artifacts using Cartago. The use of simulation tools is essential to analyze the simulated environment behavior and to achieve better and more accurate results, especially when working with urban mobility. SUMO is a very powerful simulation tool that tries to obtain these results. This work presents the interconnection between SUMO and the project MAPS, proving that is possible to model a parking lot in SUMO and also to defines a middleware that connects the agents and artifacts, respectively implemented in Jason and Cartago, with the simulation tool.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEstacionamento de automóveisAgentes inteligentes (Software)Simulação (Computadores)Automobile parkingIntelligent agents (Computer software)Computer simulationInterligação entre a ferramenta de simulação SUMO e o projeto MAPSInterconnection between SUMO simulation tool and MAPS projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaAlves, Gleifer VazAlves, Gleifer VazBorges, André PinzForonda, AugustoPantoja, Carlos EduardoHeijmeijer, Alexis van Haareinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COCIC_ 2016_2_01.pdfapplication/pdf1854376http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15904/1/PG_COCIC_%202016_2_01.pdffa04c7099715bc8cbfe02740a266f35cMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15904/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COCIC_ 2016_2_01.pdf.txtExtracted texttext/plain118038http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15904/3/PG_COCIC_%202016_2_01.pdf.txt51652c7b24ac1a610e78b7c2fb285791MD53THUMBNAILPG_COCIC_ 2016_2_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15904/4/PG_COCIC_%202016_2_01.pdf.jpg3dbb317b2b0035f04da6af4f07d437d9MD541/159042020-11-19 16:22:41.188oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:22:41Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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