O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacar, Cláudia Regina Hasegawa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976
Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero.
id UTFPR-12_89031434c640b50bcb0ee3255c65bd50
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2976
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-03-09T16:45:13Z2018-03-09T16:45:13Z2018-02-23ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero.In this work I aim to investigate strategies of objectification of femininities and masculinities through interior design in the context of the state of Paraná in the last decades, discussing the prosthetic character of the materialities resulting from this practice. For that, I take as object of research photographs and texts of divulgation referring to rooms exhibited in Casa Cor Paraná in the period between 1994 and 2017. Casa Cor Paraná is an architecture, design and landscaping show that occurs annually in Curitiba, with the objective to foster relations between high-income consumers and professionals and companies from the sector. Throughout its history, the exhibition has presented interior design proposals that build ideas about ways of living, about the family and about gender relations. To carry out the analyzes, I adopt an approach affiliated to Cultural Studies and I also use as reference works in the field of image studies. I adopt an interdisciplinary perspective, based on theoretical contributions from Gender Studies and Material Culture Studies. I also establish a dialogue with works developed in the disciplines of Design, Architecture, History, Anthropology and Sociology. I try to argue that the rooms exposed in Casa Cor Paraná can be understood as gender prostheses that objectify specific subject positions. With this, I intend to reinforce the fundamental role of technology in the construction of gendered bodies and subjectivities, arguing that materialities direct postures, gestures and movements, and also influence interests, attentions and affections. I note that Casa Cor Paraná has privileged a nuclear family model, composed of a heterosexual couple, daughters and sons, as well as a model of house characterized by the high specialization of rooms and the tripartition in social, intimate and service areas. These models are linked to femininities and masculinities which, while intersected with other social markers such as age and profession, are usually constituted within normative standards. These subject positions are produced through strategies such as applying references to nature, incorporating sober elements or elements aligned with pop, futuristic and high-tech languages, and using body images as decoration. In addition, femininities and masculinities are constituted, in the context studied, in association with specific activities and interests, such as sports, gourmet cooking, alcohol consumption, artistic and creative practices, or the design and consumption of artifacts such as cars and jewelry. The strategies identified reveal markers in terms of social class, sexuality and race/ethnicity and, although generally framed in hegemonic patterns, also allow observing displacements that evidence the contingent character of gender binarism.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOSociais e HumanidadesArquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretaçãoArquitetura de interiores - Paraná - ExposiçõesIdentidade de gêneroDecoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretaçãoArte decorativaTecnologiaInterior architecture - Paraná - Criticism and interpretationInterior architecture - Paraná - ExhibitionsGender identityInterior decoration - Paraná - Criticism and interpretationDecorative artsTechnologyO design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)Interior design as gender prosthesis: a study about Casa Cor Paraná (1994-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaSantos, Marinês Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868Guimarães, Ana Lúcia Santos VerdascaQueluz, Marilda Lopes PinheiroCarvalho, Vânia Carneiro deCésar, Maria Rita de AssisSantos, Marinês Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/6755771950134149Zacar, Cláudia Regina Hasegawainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdfCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdfapplication/pdf10519949http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/1/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf2f14edbb720a550d40652c7aecbd6ac4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.txtCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain579300http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/3/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.txt752bc4fca1cf44da9259e2231ebb25ceMD53THUMBNAILCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.jpgCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/4/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.jpgcda5a285fc26c23ea3cbd38f991e5088MD541/29762018-03-09 13:45:13.196oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-03-09T16:45:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Interior design as gender prosthesis: a study about Casa Cor Paraná (1994-2017)
title O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
spellingShingle O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições
Identidade de gênero
Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arte decorativa
Tecnologia
Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation
Interior architecture - Paraná - Exhibitions
Gender identity
Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation
Decorative arts
Technology
Sociais e Humanidades
title_short O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
title_full O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
title_fullStr O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
title_full_unstemmed O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
title_sort O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
author Zacar, Cláudia Regina Hasegawa
author_facet Zacar, Cláudia Regina Hasegawa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2575114413225868
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Vânia Carneiro de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6755771950134149
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacar, Cláudia Regina Hasegawa
contributor_str_mv Santos, Marinês Ribeiro dos
Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Carvalho, Vânia Carneiro de
César, Maria Rita de Assis
Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições
Identidade de gênero
Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arte decorativa
Tecnologia
Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation
Interior architecture - Paraná - Exhibitions
Gender identity
Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation
Decorative arts
Technology
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições
Identidade de gênero
Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação
Arte decorativa
Tecnologia
Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation
Interior architecture - Paraná - Exhibitions
Gender identity
Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation
Decorative arts
Technology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-09T16:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-09T16:45:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976
identifier_str_mv ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/1/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/3/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/4/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f14edbb720a550d40652c7aecbd6ac4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
752bc4fca1cf44da9259e2231ebb25ce
cda5a285fc26c23ea3cbd38f991e5088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923046424313856