O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976 |
Resumo: | Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero. |
id |
UTFPR-12_89031434c640b50bcb0ee3255c65bd50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2976 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-03-09T16:45:13Z2018-03-09T16:45:13Z2018-02-23ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero.In this work I aim to investigate strategies of objectification of femininities and masculinities through interior design in the context of the state of Paraná in the last decades, discussing the prosthetic character of the materialities resulting from this practice. For that, I take as object of research photographs and texts of divulgation referring to rooms exhibited in Casa Cor Paraná in the period between 1994 and 2017. Casa Cor Paraná is an architecture, design and landscaping show that occurs annually in Curitiba, with the objective to foster relations between high-income consumers and professionals and companies from the sector. Throughout its history, the exhibition has presented interior design proposals that build ideas about ways of living, about the family and about gender relations. To carry out the analyzes, I adopt an approach affiliated to Cultural Studies and I also use as reference works in the field of image studies. I adopt an interdisciplinary perspective, based on theoretical contributions from Gender Studies and Material Culture Studies. I also establish a dialogue with works developed in the disciplines of Design, Architecture, History, Anthropology and Sociology. I try to argue that the rooms exposed in Casa Cor Paraná can be understood as gender prostheses that objectify specific subject positions. With this, I intend to reinforce the fundamental role of technology in the construction of gendered bodies and subjectivities, arguing that materialities direct postures, gestures and movements, and also influence interests, attentions and affections. I note that Casa Cor Paraná has privileged a nuclear family model, composed of a heterosexual couple, daughters and sons, as well as a model of house characterized by the high specialization of rooms and the tripartition in social, intimate and service areas. These models are linked to femininities and masculinities which, while intersected with other social markers such as age and profession, are usually constituted within normative standards. These subject positions are produced through strategies such as applying references to nature, incorporating sober elements or elements aligned with pop, futuristic and high-tech languages, and using body images as decoration. In addition, femininities and masculinities are constituted, in the context studied, in association with specific activities and interests, such as sports, gourmet cooking, alcohol consumption, artistic and creative practices, or the design and consumption of artifacts such as cars and jewelry. The strategies identified reveal markers in terms of social class, sexuality and race/ethnicity and, although generally framed in hegemonic patterns, also allow observing displacements that evidence the contingent character of gender binarism.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOSociais e HumanidadesArquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretaçãoArquitetura de interiores - Paraná - ExposiçõesIdentidade de gêneroDecoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretaçãoArte decorativaTecnologiaInterior architecture - Paraná - Criticism and interpretationInterior architecture - Paraná - ExhibitionsGender identityInterior decoration - Paraná - Criticism and interpretationDecorative artsTechnologyO design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017)Interior design as gender prosthesis: a study about Casa Cor Paraná (1994-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaSantos, Marinês Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868Guimarães, Ana Lúcia Santos VerdascaQueluz, Marilda Lopes PinheiroCarvalho, Vânia Carneiro deCésar, Maria Rita de AssisSantos, Marinês Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/6755771950134149Zacar, Cláudia Regina Hasegawainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdfCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdfapplication/pdf10519949http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/1/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf2f14edbb720a550d40652c7aecbd6ac4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.txtCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain579300http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/3/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.txt752bc4fca1cf44da9259e2231ebb25ceMD53THUMBNAILCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.jpgCT_PPGTE_D_Zacar, Cláudia Regina Hasegawa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/4/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.jpgcda5a285fc26c23ea3cbd38f991e5088MD541/29762018-03-09 13:45:13.196oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-03-09T16:45:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Interior design as gender prosthesis: a study about Casa Cor Paraná (1994-2017) |
title |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
spellingShingle |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) Zacar, Cláudia Regina Hasegawa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições Identidade de gênero Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arte decorativa Tecnologia Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation Interior architecture - Paraná - Exhibitions Gender identity Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation Decorative arts Technology Sociais e Humanidades |
title_short |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
title_full |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
title_fullStr |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
title_full_unstemmed |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
title_sort |
O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017) |
author |
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa |
author_facet |
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Marinês Ribeiro dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carvalho, Vânia Carneiro de |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Santos, Marinês Ribeiro dos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6755771950134149 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa |
contributor_str_mv |
Santos, Marinês Ribeiro dos Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca Queluz, Marilda Lopes Pinheiro Carvalho, Vânia Carneiro de César, Maria Rita de Assis Santos, Marinês Ribeiro dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições Identidade de gênero Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arte decorativa Tecnologia Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation Interior architecture - Paraná - Exhibitions Gender identity Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation Decorative arts Technology Sociais e Humanidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arquitetura de interiores - Paraná - Exposições Identidade de gênero Decoração de interiores - Paraná - Crítica e interpretação Arte decorativa Tecnologia Interior architecture - Paraná - Criticism and interpretation Interior architecture - Paraná - Exhibitions Gender identity Interior decoration - Paraná - Criticism and interpretation Decorative arts Technology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades |
description |
Neste trabalho tenho como objetivo investigar estratégias de objetificação de feminilidades e masculinidades por meio do design de interiores no contexto do Paraná recente, discutindo o caráter prostético das materialidades resultantes dessa prática. Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias e textos de divulgação referentes a ambientes expostos na Casa Cor Paraná no período entre 1994 e 2017. A Casa Cor Paraná é uma mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba, com o objetivo de fomentar relações entre o público consumidor de alta renda e profissionais e empresas do setor. Ao longo de sua trajetória, a mostra tem apresentado propostas de design de interiores que constroem ideias sobre formas de morar, sobre a família e sobre as relações de gênero. Para realizar as análises, adoto uma abordagem filiada aos Estudos Culturais e recorro a referências relacionadas aos estudos e pesquisas sobre a imagem. Parto de uma perspectiva interdisciplinar, tomando como base aportes teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Material. Dialogo também com trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Design, Arquitetura, História, Antropologia e Sociologia. Procuro argumentar que os ambientes expostos na Casa Cor Paraná podem ser entendidos como próteses de gênero que objetificam posições de sujeito específicas. Com isso, tenho a intenção de explicitar o papel fundamental da tecnologia na construção de corpos e subjetividades marcadas pelo gênero, argumentado que as materialidades direcionam posturas, gestos e movimentos, e também influenciam interesses, atenções e afetos. Observo que a Casa Cor Paraná tem privilegiado um modelo de família nuclear, composta por um casal heterossexual e filhas/os, bem como um modelo de casa caracterizado pela alta especialização de cômodos e pela tripartição em áreas sociais, íntimas e de serviço. Esses modelos aparecem vinculados a feminilidades e masculinidades que, matizadas pela intersecção com outros marcadores sociais, tais como idade e profissão, em geral são constituídas dentro dos padrões normativos. Essas posições de sujeito são produzidas mediante estratégias como as de aplicação de referências à natureza, incorporação de elementos sóbrios ou alinhados às linguagens pop, futurista e high-tech, e uso de imagens do corpo como decoração. Além disso, feminilidades e masculinidades são constituídas, no contexto estudado, em associação com atividades e interesses específicos, como a prática de esportes, o cozinhar gourmet, o consumo de bebidas alcoólicas, as práticas artísticas e criativas ou ainda o projeto e consumo de artefatos como automóveis e joias. As estratégias identificadas revelam marcações em termos de classe social, sexualidade e raça/etnia e, ainda que em geral enquadradas nos padrões hegemônicos, permitem também observar deslocamentos que evidenciam o caráter contingencial do binarismo de gênero. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-09T16:45:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-09T16:45:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976 |
identifier_str_mv |
ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa. O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre a Casa Cor Paraná (1994-2017). 2018. 268 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/1/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/3/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2976/4/CT_PPGTE_D_Zacar%2c%20Cl%c3%a1udia%20Regina%20Hasegawa_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f14edbb720a550d40652c7aecbd6ac4 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 752bc4fca1cf44da9259e2231ebb25ce cda5a285fc26c23ea3cbd38f991e5088 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923046424313856 |