Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7521 |
Resumo: | Este trabalho investiga como os consumidores que não participam da cocriação respondem em relação à intenção de compra quando novos produtos de marcas familiares e não familiares são cocriados por consumidores, verificando se há diferenças entre os grupos analisados. A cocriação é um processo na qual o consumidor e a empresa interagem, compartilhando informações e integrando recursos para criação de valor. Pesquisas recentes mostraram vários efeitos que a cocriação traz para os consumidores que participaram dela, porém, pouco se sabe sobre a percepção de consumidores que não participam do processo de cocrição, principalmente relacionadas às intenções de compra e familiaridade com a marca. Foram realizados dois estudos experimentais, um para a marca familiar e outro para a marca não familiar. O delineamento da pesquisa foi de um único fator, caracterizado por dois grupos (produto cocriado vs. produto não cocriado). Os resultados apontaram que a cocrição não afeta a intenção de compra de consumidores não participantes em marca familiar. Porém em marcas não familiares, a cocriação de produto influencia a intenção de compra, sendo desfavorável. |
id |
UTFPR-12_895843e49efb134bbba45bde9b5ce85e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7521 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T11:27:24Z2020-11-11T11:27:24Z2015-11-20BORTOLINI, Luciane Vizzotto. Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7521Este trabalho investiga como os consumidores que não participam da cocriação respondem em relação à intenção de compra quando novos produtos de marcas familiares e não familiares são cocriados por consumidores, verificando se há diferenças entre os grupos analisados. A cocriação é um processo na qual o consumidor e a empresa interagem, compartilhando informações e integrando recursos para criação de valor. Pesquisas recentes mostraram vários efeitos que a cocriação traz para os consumidores que participaram dela, porém, pouco se sabe sobre a percepção de consumidores que não participam do processo de cocrição, principalmente relacionadas às intenções de compra e familiaridade com a marca. Foram realizados dois estudos experimentais, um para a marca familiar e outro para a marca não familiar. O delineamento da pesquisa foi de um único fator, caracterizado por dois grupos (produto cocriado vs. produto não cocriado). Os resultados apontaram que a cocrição não afeta a intenção de compra de consumidores não participantes em marca familiar. Porém em marcas não familiares, a cocriação de produto influencia a intenção de compra, sendo desfavorável.This paper proposes to investigate how consumers who do not participate in cocreation respond in relation to the intention of buying when new products from familiar and unfamiliar brands are co-created by consumers, checking for differences between the groups. The co-creation is a process in which the consumer and the company interact, sharing information and integrating resources to create value. Recent research has shown various effects that the co-creation brings to consumers who participated, however, little is known about the perception of consumers who do not participate in co-creation process, mainly related to purchase intentions and familiarity with the brand. Two experimental studies, one for familiar and another for unfamiliar brand were performed. The study design was a single factor, characterized by two groups (co-created product vs. non co-created product). The results showed that the co-creation does not affect the purchase intent of non participating consumers on familiar brand. But in unfamiliar brands, the co-creation of product influences the intention of buying it unfavourably.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Bacharelado em AdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOProdutos novosConsumidoresComportamento do consumidorConvivênciaMarca de produtosNew productsConsumersConsumer behaviorFellowshipBrand name productsInfluência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriaçãoCo-creation of influence on consumer purchase intent what not participate in co-creationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNiada, Aurea Cristina MagalhãesNiada, Aurea Cristina MagalhãesNascimento, Thiago CavalcanteMazo, Miriam StolsesBortolini, Luciane Vizzottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_ADM_2015_2_01.pdfapplication/pdf4272813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/1/CT_ADM_2015_2_01.pdfeb269d17e893f586e83267fb1a156d9dMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_ADM_2015_2_01.pdf.txtExtracted texttext/plain127049http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/3/CT_ADM_2015_2_01.pdf.txtf7bf1562b23b0570b31c4d95d06602caMD53THUMBNAILCT_ADM_2015_2_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/4/CT_ADM_2015_2_01.pdf.jpgb37922d671b42c4ce6db885182b8d5fbMD541/75212020-11-11 09:27:24.092oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7521TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:27:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Co-creation of influence on consumer purchase intent what not participate in co-creation |
title |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
spellingShingle |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação Bortolini, Luciane Vizzotto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Produtos novos Consumidores Comportamento do consumidor Convivência Marca de produtos New products Consumers Consumer behavior Fellowship Brand name products |
title_short |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
title_full |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
title_fullStr |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
title_full_unstemmed |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
title_sort |
Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação |
author |
Bortolini, Luciane Vizzotto |
author_facet |
Bortolini, Luciane Vizzotto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Niada, Aurea Cristina Magalhães |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Niada, Aurea Cristina Magalhães |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nascimento, Thiago Cavalcante |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mazo, Miriam Stolses |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolini, Luciane Vizzotto |
contributor_str_mv |
Niada, Aurea Cristina Magalhães Niada, Aurea Cristina Magalhães Nascimento, Thiago Cavalcante Mazo, Miriam Stolses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Produtos novos Consumidores Comportamento do consumidor Convivência Marca de produtos New products Consumers Consumer behavior Fellowship Brand name products |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos novos Consumidores Comportamento do consumidor Convivência Marca de produtos New products Consumers Consumer behavior Fellowship Brand name products |
description |
Este trabalho investiga como os consumidores que não participam da cocriação respondem em relação à intenção de compra quando novos produtos de marcas familiares e não familiares são cocriados por consumidores, verificando se há diferenças entre os grupos analisados. A cocriação é um processo na qual o consumidor e a empresa interagem, compartilhando informações e integrando recursos para criação de valor. Pesquisas recentes mostraram vários efeitos que a cocriação traz para os consumidores que participaram dela, porém, pouco se sabe sobre a percepção de consumidores que não participam do processo de cocrição, principalmente relacionadas às intenções de compra e familiaridade com a marca. Foram realizados dois estudos experimentais, um para a marca familiar e outro para a marca não familiar. O delineamento da pesquisa foi de um único fator, caracterizado por dois grupos (produto cocriado vs. produto não cocriado). Os resultados apontaram que a cocrição não afeta a intenção de compra de consumidores não participantes em marca familiar. Porém em marcas não familiares, a cocriação de produto influencia a intenção de compra, sendo desfavorável. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORTOLINI, Luciane Vizzotto. Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7521 |
identifier_str_mv |
BORTOLINI, Luciane Vizzotto. Influência da cocriação na intenção de compra de consumidores que não participam da cocriação. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Bacharelado em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/1/CT_ADM_2015_2_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/3/CT_ADM_2015_2_01.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7521/4/CT_ADM_2015_2_01.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb269d17e893f586e83267fb1a156d9d b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b f7bf1562b23b0570b31c4d95d06602ca b37922d671b42c4ce6db885182b8d5fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922920360312832 |