Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berté, Vanessa Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11431
Resumo: Quando derramados em meio subterrâneo, os combustíveis fósseis podem causar grandes impactos ambientais. Os principais constituintes tóxicos dos combustíveis derivados de hidrocarboneto de petróleo são BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), HPA’s, (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e sua porção volatilizada os COV’s (compostos orgânicos voláteis). Estes compostos possuem mobilidade e persistência no meio ambiente podendo transferir os contaminantes para o solo e as águas subterrâneas. Os SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) e linhas de distribuição são as principais fontes de aporte dessas substâncias no meio ambiente, isso ocorre quando se tem vazamentos. Os empreendimentos que possuem SASC estão sujeitos ao licenciamento ambiental segundo a resolução Conama 273/2000, documento que exige o estudo de investigação de passivo ambiental, o qual utiliza uma série de procedimentos técnicos e ferramentas para coleta e tratamento de dados. As ferramentas de engenharia utilizadas pelo engenheiro responsável são planilhas para coleta de dados em campo, legislações, softwares e relatório com apresentação de dados e parecer técnico. Para abordagem prática e teórica buscando envolver o maior número de ferramentas utilizadas por engenheiro foram realizadas visitas de campo em diversos empreendimentos e elaborado um modelo conceitual de um posto de combustível. Foram realizadas abordagens sobre a legislação ambiental, conceitos sobre a criação de uma planilha de campo, software de desenho técnico e computacional, tratamento manual e computacional para as plumas de COV’s. O tratamento manual mostrou-se mais eficiente por representar a realidade encontrada em campo, já os tratamentos estatísticos por fazerem uma aproximação dos dados carregam erros estatísticos que interferem na apresentação dos resultados.
id UTFPR-12_8d6cea81208a3af5eb555ab3d6f3acae
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/11431
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-13T17:34:59Z2020-11-13T17:34:59Z2017-06-20BERTÉ, Vanessa Aparecida. Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11431Quando derramados em meio subterrâneo, os combustíveis fósseis podem causar grandes impactos ambientais. Os principais constituintes tóxicos dos combustíveis derivados de hidrocarboneto de petróleo são BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), HPA’s, (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e sua porção volatilizada os COV’s (compostos orgânicos voláteis). Estes compostos possuem mobilidade e persistência no meio ambiente podendo transferir os contaminantes para o solo e as águas subterrâneas. Os SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) e linhas de distribuição são as principais fontes de aporte dessas substâncias no meio ambiente, isso ocorre quando se tem vazamentos. Os empreendimentos que possuem SASC estão sujeitos ao licenciamento ambiental segundo a resolução Conama 273/2000, documento que exige o estudo de investigação de passivo ambiental, o qual utiliza uma série de procedimentos técnicos e ferramentas para coleta e tratamento de dados. As ferramentas de engenharia utilizadas pelo engenheiro responsável são planilhas para coleta de dados em campo, legislações, softwares e relatório com apresentação de dados e parecer técnico. Para abordagem prática e teórica buscando envolver o maior número de ferramentas utilizadas por engenheiro foram realizadas visitas de campo em diversos empreendimentos e elaborado um modelo conceitual de um posto de combustível. Foram realizadas abordagens sobre a legislação ambiental, conceitos sobre a criação de uma planilha de campo, software de desenho técnico e computacional, tratamento manual e computacional para as plumas de COV’s. O tratamento manual mostrou-se mais eficiente por representar a realidade encontrada em campo, já os tratamentos estatísticos por fazerem uma aproximação dos dados carregam erros estatísticos que interferem na apresentação dos resultados.When spilled underground, fossil fuels can cause major environmental impacts. The main toxic constituents of petroleum hydrocarbon fuels are the BTEX (benzene, toluene, ethylbenzene and xylene), PAH's (polycyclic aromatic hydrocarbons), and their volatilized portion are VOC’s (volatile organic compounds). These compounds are known for their mobility and persistence in the environment and can transfer contaminants to soil and groundwater. The UST’s (Underground Storage Tanks) and distribution lines are the main sources of leaking. The enterprises that have an UST are subject to environmental licensing according to the Federal Resolution CONAMA 273/2000, a document that requires an environmental liability evaluation, which uses a series of technical procedures and tools for data collection and treatment. The engineering tools used by the responsible engineer are spreadsheets for field data collection, legislation, software and the final report, which presents the results and the technical considerations. For practical and theoretical approach seeking to involve the largest number of tools used by the engineer, were carried out field visits in several projects and a conceptual model of a gas station was elaborated. Approaches were made to environmental legislation, concepts on the creation of a field worksheet, technical and computational design software, manual and computational treatment for VOC’s pens. The manual treatment proved to be more efficient because it represents the reality found in the field, since the statistical treatments by making an approximation of the data carry statistical errors that interfere in the presentation of the results.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáFrancisco BeltraoEngenharia AmbientalUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASImpacto ambiental - AvaliaçãoPostos de gasolinaCompostos orgânicosEnvironmental impact analysisService stationsOrganic compoundsFerramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustíviesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancisco BeltrãoMariano, Gabriel CassemiroCembranel, Adir SilvérioMariano, Gabriel CassemiroVielmo, HernanCembranel, Adir SilvérioBerté, Vanessa Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALFB_COEAM_2017_1_02.pdfapplication/pdf2269765http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/2/FB_COEAM_2017_1_02.pdf9d118e3c5a1916c14b47e01a6581278bMD52TEXTFB_COEAM_2017_1_02.pdf.txtExtracted texttext/plain85925http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/3/FB_COEAM_2017_1_02.pdf.txt9ccfb8649e1225b16dead3caa35dd0a2MD53THUMBNAILFB_COEAM_2017_1_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/4/FB_COEAM_2017_1_02.pdf.jpg1c926ace742101e89d91302a75c33687MD541/114312020-11-13 15:34:59.645oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-13T17:34:59Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
title Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
spellingShingle Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
Berté, Vanessa Aparecida
CNPQ::ENGENHARIAS
Impacto ambiental - Avaliação
Postos de gasolina
Compostos orgânicos
Environmental impact analysis
Service stations
Organic compounds
title_short Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
title_full Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
title_fullStr Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
title_full_unstemmed Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
title_sort Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies
author Berté, Vanessa Aparecida
author_facet Berté, Vanessa Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariano, Gabriel Cassemiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cembranel, Adir Silvério
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariano, Gabriel Cassemiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vielmo, Hernan
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cembranel, Adir Silvério
dc.contributor.author.fl_str_mv Berté, Vanessa Aparecida
contributor_str_mv Mariano, Gabriel Cassemiro
Cembranel, Adir Silvério
Mariano, Gabriel Cassemiro
Vielmo, Hernan
Cembranel, Adir Silvério
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Impacto ambiental - Avaliação
Postos de gasolina
Compostos orgânicos
Environmental impact analysis
Service stations
Organic compounds
dc.subject.por.fl_str_mv Impacto ambiental - Avaliação
Postos de gasolina
Compostos orgânicos
Environmental impact analysis
Service stations
Organic compounds
description Quando derramados em meio subterrâneo, os combustíveis fósseis podem causar grandes impactos ambientais. Os principais constituintes tóxicos dos combustíveis derivados de hidrocarboneto de petróleo são BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), HPA’s, (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e sua porção volatilizada os COV’s (compostos orgânicos voláteis). Estes compostos possuem mobilidade e persistência no meio ambiente podendo transferir os contaminantes para o solo e as águas subterrâneas. Os SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) e linhas de distribuição são as principais fontes de aporte dessas substâncias no meio ambiente, isso ocorre quando se tem vazamentos. Os empreendimentos que possuem SASC estão sujeitos ao licenciamento ambiental segundo a resolução Conama 273/2000, documento que exige o estudo de investigação de passivo ambiental, o qual utiliza uma série de procedimentos técnicos e ferramentas para coleta e tratamento de dados. As ferramentas de engenharia utilizadas pelo engenheiro responsável são planilhas para coleta de dados em campo, legislações, softwares e relatório com apresentação de dados e parecer técnico. Para abordagem prática e teórica buscando envolver o maior número de ferramentas utilizadas por engenheiro foram realizadas visitas de campo em diversos empreendimentos e elaborado um modelo conceitual de um posto de combustível. Foram realizadas abordagens sobre a legislação ambiental, conceitos sobre a criação de uma planilha de campo, software de desenho técnico e computacional, tratamento manual e computacional para as plumas de COV’s. O tratamento manual mostrou-se mais eficiente por representar a realidade encontrada em campo, já os tratamentos estatísticos por fazerem uma aproximação dos dados carregam erros estatísticos que interferem na apresentação dos resultados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-13T17:34:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-13T17:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERTÉ, Vanessa Aparecida. Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11431
identifier_str_mv BERTÉ, Vanessa Aparecida. Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Francisco Beltrao
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Ambiental
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Francisco Beltrao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/2/FB_COEAM_2017_1_02.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/3/FB_COEAM_2017_1_02.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11431/4/FB_COEAM_2017_1_02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
9d118e3c5a1916c14b47e01a6581278b
9ccfb8649e1225b16dead3caa35dd0a2
1c926ace742101e89d91302a75c33687
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923111308099584