Organização social e normativa de um sistema multiagente para alocação de vagas em um estacionamento inteligente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15922 |
Resumo: | O desenvolvimento de sistemas multiagentes colaboram para a criação de sistemas inteligentes que tem como objetivo otimizar as atividades humanas. Este conceito é aplicado a estacionamento inteligentes, que utilizam a tecnologia para melhorar o uso do estacionamento pelos motoristas. Este trabalho está inserido no projeto MAPS desenvolvido na UTFPR que visa o desenvolvimento de um SMA estendido do MAPS com um sistema normativo, que tem como objetivo enviar vagas para os motoristas que mais colaboram com o sistema. A ferramenta utilizada para implementar o sistema normativo é o MOISE, o qual integra-se ao Jason e CArtAgO por meio da plataforma JaCaMo. O sistema desenvolvido chama-se MAPS-NORMS, que controla o funcionamento do estacionamento e determina algumas ações como obrigatórias para organizar as ações dos motoristas. Fora implementado artefatos para representar as vagas e alterações nos agentes, essas modificações contribuíram para o desenvolvimento do sistema normativo. Foram implementados e testados três níveis de restrições e quatro comportamentos que os agentes motoristas podem assumir. Apesar da complexidade ter aumentado no MAPS-NORMS se tornou mais robusto e flexível quando comparado ao MAPS. |
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2020-11-19T18:22:59Z2020-11-19T18:22:59Z2017-05-25GONÇALVES, Wesley Ramos Cavalcante. Organização social e normativa de um sistema multiagente para alocação de vagas em um estacionamento inteligente. 2017. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15922O desenvolvimento de sistemas multiagentes colaboram para a criação de sistemas inteligentes que tem como objetivo otimizar as atividades humanas. Este conceito é aplicado a estacionamento inteligentes, que utilizam a tecnologia para melhorar o uso do estacionamento pelos motoristas. Este trabalho está inserido no projeto MAPS desenvolvido na UTFPR que visa o desenvolvimento de um SMA estendido do MAPS com um sistema normativo, que tem como objetivo enviar vagas para os motoristas que mais colaboram com o sistema. A ferramenta utilizada para implementar o sistema normativo é o MOISE, o qual integra-se ao Jason e CArtAgO por meio da plataforma JaCaMo. O sistema desenvolvido chama-se MAPS-NORMS, que controla o funcionamento do estacionamento e determina algumas ações como obrigatórias para organizar as ações dos motoristas. Fora implementado artefatos para representar as vagas e alterações nos agentes, essas modificações contribuíram para o desenvolvimento do sistema normativo. Foram implementados e testados três níveis de restrições e quatro comportamentos que os agentes motoristas podem assumir. Apesar da complexidade ter aumentado no MAPS-NORMS se tornou mais robusto e flexível quando comparado ao MAPS.The development of multi-agent systems collaborate to create intelligent systems that aim to optimize human activities. This concept is applied to intelligent parking, which use the technology in parking lots to improve the use of parking by drivers. This work is part of the MAPS project developed at UTFPR. It aims to develop an extended SMA of MAPS with a normative system, which aims to send vacancies to the drivers who collaborate with the system. The tool used to implement the normative system is MOISE, which integrates with Jason and CArtAgO through the JaCaMo platform. The developed system is called MAPS-NORMS, which controls the operation of the parking lot and determines some actions as mandatory to organize the actions of the drivers. It was implemented artifacts to represent the vacancies and changes in the agents, these modifications contributed to the development of the normative system. Three levels of restriction and four behaviors that driver agents can assume have been implemented and tested.Although the complexity has increased the SMA has become more robust and flexible.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEstacionamento de automóveisSistemas de controle inteligenteComputaçãoAutomobile parkingIntelligent control systemsComputer scienceOrganização social e normativa de um sistema multiagente para alocação de vagas em um estacionamento inteligenteNormative and social organization of a multiagent system to manage parking spots in a smart parkinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaAlves, Gleifer VazAlves, Gleifer VazBorges, André PinzRanthum, GeraldoGonçalves, Wesley Ramos Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15922/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_COCIC_2017_1_13.pdfapplication/pdf2098873http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15922/2/PG_COCIC_2017_1_13.pdf556949dd66a8ad17e10aa5d50ed8f8c0MD52TEXTPG_COCIC_2017_1_13.pdf.txtExtracted texttext/plain242745http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15922/3/PG_COCIC_2017_1_13.pdf.txt10ba9cdc4ebf3088c987a525d62a8812MD53THUMBNAILPG_COCIC_2017_1_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15922/4/PG_COCIC_2017_1_13.pdf.jpg2430491a0e28d567cbe25f6c96b660e0MD541/159222020-11-19 16:22:59.209oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:22:59Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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