Estudo sobre o consumo de água em educandários públicos e privados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lange, Emilia Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15750
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o consumo de água em escolas públicas e privadas, a partir da investigação das condições hidráulicas dos pontos de consumo e do aproveitamento de águas pluviais. Buscou-se também identificar se existe o desenvolvimento de campanhas educacionais nas instituições e o nível de conscientização dos usuários quanto ao consumo racional de água. Foram identificadas pequenas patologias nos sistemas hidráulicos, principalmente vedação inadequada das torneiras e vazamento nos vasos sanitários. As tecnologias economizadoras estavam presentes em 62% das escolas analisadas, sendo as torneiras hidromecânicas e os vasos sanitários com duplo acionamento as tecnologias mais encontradas. O consumo de água em escolas com a implantação da cisterna diminuiu consideravelmente em relação aos educandários que não utilizam a captação de águas pluviais, entre 20% e 57%.
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