Influência de parâmetros topográficos no desempenho de aço perlítico em deslizamento lubrificado
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10611 |
Resumo: | O transporte ferroviário no Brasil é o segundo maior meio de transporte de cargas, ficando atrás apenas do transporte rodoviário, transportando mais de 500 milhões de toneladas por ano. O sistema de contato entre roda de trem e o trilho possui uma grande importância no funcionamento das ferrovias, visto que é o local que recebe toda a carga do trem. Em situações em que o atrito é alto, como em curvas, pode haver um grande desgaste do sistema. O desgaste destes elementos gera um grande custo para a manutenção das ferrovias, além de servirem como um empecilho para um possível aumento de cargas ou velocidades, pois ao aumentarem, resultam em maiores valores de atrito e desgaste. A literatura indica que há uma relação entre parâmetros como a rugosidade média (Sa) e o coeficiente de atrito, assim como estudos apontam a relação de outros parâmetros como Skewness (Ssk) e Kurtosis (Sku). Todavia, existem muitos parâmetros que definem a textura de uma superfície e não se tem na literatura relações exatas entre estes parâmetros e sua influência no coeficiente de atrito e no desgaste. Este trabalho tem como objetivo encontrar uma relação entre parâmetros de rugosidade e o coeficiente de atrito e desgaste para este caso específico do sistema roda-trilho de trem, replicando a interação deste conjunto através de ensaio pino-disco lubrificado. |
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2020-11-12T19:04:31Z2020-11-12T19:04:31Z2019-07-03CATISTI, Rafael Godoy; SANCHES, Guilherme de Castro. Influência de parâmetros topográficos no desempenho de aço perlítico em deslizamento lubrificado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10611O transporte ferroviário no Brasil é o segundo maior meio de transporte de cargas, ficando atrás apenas do transporte rodoviário, transportando mais de 500 milhões de toneladas por ano. O sistema de contato entre roda de trem e o trilho possui uma grande importância no funcionamento das ferrovias, visto que é o local que recebe toda a carga do trem. Em situações em que o atrito é alto, como em curvas, pode haver um grande desgaste do sistema. O desgaste destes elementos gera um grande custo para a manutenção das ferrovias, além de servirem como um empecilho para um possível aumento de cargas ou velocidades, pois ao aumentarem, resultam em maiores valores de atrito e desgaste. A literatura indica que há uma relação entre parâmetros como a rugosidade média (Sa) e o coeficiente de atrito, assim como estudos apontam a relação de outros parâmetros como Skewness (Ssk) e Kurtosis (Sku). Todavia, existem muitos parâmetros que definem a textura de uma superfície e não se tem na literatura relações exatas entre estes parâmetros e sua influência no coeficiente de atrito e no desgaste. Este trabalho tem como objetivo encontrar uma relação entre parâmetros de rugosidade e o coeficiente de atrito e desgaste para este caso específico do sistema roda-trilho de trem, replicando a interação deste conjunto através de ensaio pino-disco lubrificado.Railway transport in Brazil is its second largest means of cargo transport, behind only to road transport, transporting more than 500 million tons per year. The train wheel to rail contact system is very important in the operation of the railways, this is a place that receives all the load of the train, so in situations of friction as occurs during curves, there can be a great wear of the system. The wear of these elements generates a great cost for the maintenance of the railroads, besides serving as a barrier for a possible increase of loads or speeds, as these increases result in higher values of friction. The literature indicates that there is a relationship between parameters such as mean roughness (Sa) and the coefficient of friction, as well as studies shows the relationship of other parameters such as Skewness (Ssk) and Kurtosis (Sku). However, there are many parameters that define a surface’s texture and there is no exact relationship between these parameters and their influence on the coefficient of friction and wear. This work aims to find a relationship between roughness parameters and the coefficient of friction and wear for this specific case of the train wheel-rail system, replicating the interaction of this pair through lubricated pin-disk test.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAFerroviasAspereza de superfícieAtritoLubrificação e lubrificantesDesgaste mecânicoRailroadsSurface roughnessFrictionLubrication and lubricantsMechanical wearInfluência de parâmetros topográficos no desempenho de aço perlítico em deslizamento lubrificadoInfluence of surface parameters on performance of pearlitic steel in lubricated slidinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCousseau, TiagoCousseau, TiagoFerreira, Ana Paula Carvalho da SilvaBernardelli, Euclides AlexandreCatisti, Rafael GodoySanches, Guilherme de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_DAMEC_2019_1_46.pdfapplication/pdf2187974http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10611/1/CT_DAMEC_2019_1_46.pdf7c08c56a87d5bfc07eb722a90888d305MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10611/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_DAMEC_2019_1_46.pdf.txtExtracted texttext/plain119780http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10611/3/CT_DAMEC_2019_1_46.pdf.txt6c35822f1c2c841c1ddeef64ce1be25dMD53THUMBNAILCT_DAMEC_2019_1_46.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10611/4/CT_DAMEC_2019_1_46.pdf.jpg71fffad3f4f8a90e2f285c056e23a5b1MD541/106112020-11-12 17:04:32.038oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T19:04:32Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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O transporte ferroviário no Brasil é o segundo maior meio de transporte de cargas, ficando atrás apenas do transporte rodoviário, transportando mais de 500 milhões de toneladas por ano. O sistema de contato entre roda de trem e o trilho possui uma grande importância no funcionamento das ferrovias, visto que é o local que recebe toda a carga do trem. Em situações em que o atrito é alto, como em curvas, pode haver um grande desgaste do sistema. O desgaste destes elementos gera um grande custo para a manutenção das ferrovias, além de servirem como um empecilho para um possível aumento de cargas ou velocidades, pois ao aumentarem, resultam em maiores valores de atrito e desgaste. A literatura indica que há uma relação entre parâmetros como a rugosidade média (Sa) e o coeficiente de atrito, assim como estudos apontam a relação de outros parâmetros como Skewness (Ssk) e Kurtosis (Sku). Todavia, existem muitos parâmetros que definem a textura de uma superfície e não se tem na literatura relações exatas entre estes parâmetros e sua influência no coeficiente de atrito e no desgaste. Este trabalho tem como objetivo encontrar uma relação entre parâmetros de rugosidade e o coeficiente de atrito e desgaste para este caso específico do sistema roda-trilho de trem, replicando a interação deste conjunto através de ensaio pino-disco lubrificado. |
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