Proposta de um equipamento para descarga de mercadorias em caminhões baú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forbeck, Matheus Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15230
Resumo: Lesões e doenças do trabalho relacionadas ao manuseio frequente de materiais pesados ou mesmo devido ao esforço repetitivo podem ser evitadas ou reduzidas quando se utiliza um equipamento mecânico e que venha a trazer facilidade e conforto para o ser humano. Acrescentado ainda a necessidade de agilidade no ato de descarregar mercadorias sem danificá-las, a grande procura por reduzir custos e assim elevar os lucros das empresas, descreve com grande aproximação a realidade das transportadoras de cargas. São esses os motivos que levou a elaboração deste trabalho.Para tanto, foi proposto um equipamento com o principal objetivo satisfazer a necessidade de descarregar as mercadorias de caminhões baú de forma simples, com baixo custo de manutenção,comparados com outros equipamentos já existentes no mercado, e que realizam semelhante função, seja fácil e seguro de operar.Foi proposto um equipamento embasado num estudo e comparação entre equipamentos existentes, utilizados como inspiração para o desenvolvimento de um conceito. Para complementar foi apresentado algumas alternativas mecânicas e suas definições no desenvolvimento teórico deste trabalho.Quanto ao dimensionamento dos componentes mecânicos, foi utilizado o critério de von Misses no projeto onde foi considerada carga estática.Com uma massa total do equipamento de 59,188 kg, ocupando um volume interno do baú de 1,31m³, uma área utilizada para este equipamento no interior do baú de 0,437m², utilizado 95 conjuntos de roletes com massa de0,249 kg cada, acredita-se ter alcançado o objetivo inicial de um equipamento simples e de baixo custo, referente à sua manutenção e fabricação. Assim pode-se alcançar uma redução de despesas com mercadorias danificadas, com consequências na saúde dos operadores e aumentando a agilidade no ato de descarregar mercadorias do caminhão,possibilitando assim um aumento no lucro das empresas transportadoras.
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spelling 2020-11-18T18:44:57Z2020-11-18T18:44:57Z2017-06-09FORBECK, Matheus Silva. Proposta de um equipamento para descarga de mercadorias em caminhões baú. 2017. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15230Lesões e doenças do trabalho relacionadas ao manuseio frequente de materiais pesados ou mesmo devido ao esforço repetitivo podem ser evitadas ou reduzidas quando se utiliza um equipamento mecânico e que venha a trazer facilidade e conforto para o ser humano. Acrescentado ainda a necessidade de agilidade no ato de descarregar mercadorias sem danificá-las, a grande procura por reduzir custos e assim elevar os lucros das empresas, descreve com grande aproximação a realidade das transportadoras de cargas. São esses os motivos que levou a elaboração deste trabalho.Para tanto, foi proposto um equipamento com o principal objetivo satisfazer a necessidade de descarregar as mercadorias de caminhões baú de forma simples, com baixo custo de manutenção,comparados com outros equipamentos já existentes no mercado, e que realizam semelhante função, seja fácil e seguro de operar.Foi proposto um equipamento embasado num estudo e comparação entre equipamentos existentes, utilizados como inspiração para o desenvolvimento de um conceito. Para complementar foi apresentado algumas alternativas mecânicas e suas definições no desenvolvimento teórico deste trabalho.Quanto ao dimensionamento dos componentes mecânicos, foi utilizado o critério de von Misses no projeto onde foi considerada carga estática.Com uma massa total do equipamento de 59,188 kg, ocupando um volume interno do baú de 1,31m³, uma área utilizada para este equipamento no interior do baú de 0,437m², utilizado 95 conjuntos de roletes com massa de0,249 kg cada, acredita-se ter alcançado o objetivo inicial de um equipamento simples e de baixo custo, referente à sua manutenção e fabricação. Assim pode-se alcançar uma redução de despesas com mercadorias danificadas, com consequências na saúde dos operadores e aumentando a agilidade no ato de descarregar mercadorias do caminhão,possibilitando assim um aumento no lucro das empresas transportadoras.Work injuries and illnesses related to the frequent handling of heavy materials or even due to repetitive effort can be avoided or reduced when using mechanical equipment that will bring ease and comfort to the human being. In addition, the need for agility in unloading goods without damaging them, the great demand to reduce costs and thus increase the profits of companies, describes with great approximation the reality of freight carriers. These are the reasons that led to the elaboration of this work. To this end, it was proposed an equipment with the main purpose of satisfying the need to unload the goods of trunk trucks in a simple way, with low maintenance costs, compared to other equipments already existing in the market and that perform similar function, that is easy and Insurance to operate. It was proposed an equipment based on a study and comparison between existing equipment, used as inspiration for the development of a concept. In addition, some mechanical alternatives and their definitions were presented in the theoretical development of this work. As for the mechanical components design, the von Misses criterion was used in the design where static load was considered. With a total mass of the equipment of 59,188 kg, occupying an internal volume of the chest of 1,31m³, an area used for this equipment inside the chest of 0,437m², used 95 sets of rollers with mass of 0,249 kg each, it is believed Have achieved the initial objective of a simple and low cost equipment, regarding its maintenance and manufacturing. In this way, a reduction of expenses with damaged goods can be achieved, with consequences on the health of the operators and increasing the agility in the discharge of goods from the truck, thus allowing an increase in the profit of the transport companies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAProcessos de fabricaçãoCustoMáquinas - ProjetosManufacturing processesCostMachine designProposta de um equipamento para descarga de mercadorias em caminhões baúProposal for an equipment for discharge of goods in trucksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoTrentin, Robson GonçalvesRodrigues, Fabio Rodrigo MandelloRossetto, Diego RizzottoPessa, Sergio Luiz RibasTrentin, Robson GonçalvesForbeck, Matheus Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_DAMEC_2017_2_25.pdfapplication/pdf3603305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15230/1/PB_DAMEC_2017_2_25.pdffe0447449d7cb03d3c903fc831ba3963MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15230/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_DAMEC_2017_2_25.pdf.txtExtracted texttext/plain105387http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15230/3/PB_DAMEC_2017_2_25.pdf.txt89d1b1be3781d9b7f5fc856a139624acMD53THUMBNAILPB_DAMEC_2017_2_25.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15230/4/PB_DAMEC_2017_2_25.pdf.jpgc0f1dad12bde51a1c50d9ff20962b9e0MD541/152302020-11-18 16:44:57.547oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T18:44:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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