Automatizando processos de acesso a rede em empresas de telecom: o caso de uma empresa de telecomunicações
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19399 |
Resumo: | Atualmente tem-se uma preocupação com relação a acessos a rede corporativa, bem como em definir perfis de acesso no ambiente. Com um alto número de funcionários em empresas de Telecom, é inviável que a criação / bloqueio dos acessos a rede seja efetuada de forma manual. O processo manual para criar / bloquear os acessos a rede corporativa leva em torno de 5 minutos por usuário a ser criado ou bloqueado. O volume de contratações e demissões é considerável, tendo em vista o aquecimento do mercado. Os dados dos últimos 7 meses mostram que há uma média de 1000 demissões por mês e consequentemente 1000 novas contratações, sendo assim, para criar 1000 novos acessos e bloquear 1000 acessos, a equipe responsável necessita aproximadamente de 1 mês para executar a atividade e com a possibilidade de erros no processo. Com a implantação de um sistema de gerenciamento de identidade que gera/ bloqueia automaticamente os logins, bem como os privilégios de acesso dos usuários na rede, há uma redução de tempo de atendimento (SLA) para a criação / bloqueio de logins, minimizando o tempo de ociosidade de novos funcionários, evitando possíveis fraudes, possibilitando a equipe alocada para esta finalidade envolver-se em outros projetos de importância maior e evitar erros nas liberações e bloqueios de acessos. |
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2020-11-23T19:18:01Z2020-11-23T19:18:01Z2013-08-26ROSA, Jacqueline Francielle da. Automatizando processos de acesso a rede em empresas de telecom: o caso de uma empresa de telecomunicações. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19399Atualmente tem-se uma preocupação com relação a acessos a rede corporativa, bem como em definir perfis de acesso no ambiente. Com um alto número de funcionários em empresas de Telecom, é inviável que a criação / bloqueio dos acessos a rede seja efetuada de forma manual. O processo manual para criar / bloquear os acessos a rede corporativa leva em torno de 5 minutos por usuário a ser criado ou bloqueado. O volume de contratações e demissões é considerável, tendo em vista o aquecimento do mercado. Os dados dos últimos 7 meses mostram que há uma média de 1000 demissões por mês e consequentemente 1000 novas contratações, sendo assim, para criar 1000 novos acessos e bloquear 1000 acessos, a equipe responsável necessita aproximadamente de 1 mês para executar a atividade e com a possibilidade de erros no processo. Com a implantação de um sistema de gerenciamento de identidade que gera/ bloqueia automaticamente os logins, bem como os privilégios de acesso dos usuários na rede, há uma redução de tempo de atendimento (SLA) para a criação / bloqueio de logins, minimizando o tempo de ociosidade de novos funcionários, evitando possíveis fraudes, possibilitando a equipe alocada para esta finalidade envolver-se em outros projetos de importância maior e evitar erros nas liberações e bloqueios de acessos.Currently has a concern with respect to access to the corporate network as well as to define access profiles in the environment. With a high number of employees in companies of Telecom, it is infeasible for the establishment / blocking of access to the network is performed manually. The manual process to create / block the access to the corporate network takes about 5 minutes per user to be created or blocked. The volume of hiring and firing is considerable, considering the heating market. The data of the last seven months show that there is an average of 1,000 layoffs / month and therefore new hires in 1000, so to create 1000 new hits and block access 1000, the team responsible requires approximately one month to run the activity and the possibility of errors in the process. With the implementation of an identity management system that generates / automatically blocks logins and access privileges of users on the network, there is a reduction of service time (SLA) to create / lock logins, minimizing the time idle new employees, avoiding possible scams, enabling staff allocated for this purpose engage in other projects of major importance and avoid errors in releases and locks access.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrônicaGestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoTelecomunicaçõesSegurança de sistemasIntegração de aplicações corporativas (Sistemas de computação)TelecommunicationSystem safetyEnterprise application integration (Computer Systems)Automatizando processos de acesso a rede em empresas de telecom: o caso de uma empresa de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMendes, Christian Carlos de SouzaRosa, Jacqueline Francielle dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_GETIC_I_2013_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1405http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19399/1/CT_GETIC_I_2013_07.pdf.jpge1ff12da72c7c74b3ed4aad548cbf425MD51LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19399/2/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD52ORIGINALCT_GETIC_I_2013_07.pdfapplication/pdf910940http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19399/3/CT_GETIC_I_2013_07.pdf042418e74d6129a2f3d6bcbdcd1b5bf6MD53TEXTCT_GETIC_I_2013_07.pdf.txtExtracted texttext/plain80940http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19399/4/CT_GETIC_I_2013_07.pdf.txtfaeecfa7e4a7600bc0ada4112dc78e50MD541/193992020-11-23 17:18:01.294oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:18:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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