Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Bruna Alessandra Senger da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801
Resumo: Todos os veículos pesados que utilizam a combustão como geração de energia são considerados máquinas térmicas, esse calor gerado pela combustão é transferido por toda sua estrutura do bloco do motor através de condução pelos cilindros que vestem os pistões da máquina. O calor gerado deve ser retirado do sistema através de um sistema que seja responsável pela troca térmica do conjunto. O sistema de arrefecimento faz parte do funcionamento de motores a combustão em geral e é o elemento responsável pelas trocas térmicas entre o motor e o ambiente, todo sistema funciona para manter a temperatura ótima de funcionamento do veículo. Esse sistema compreende componentes que se tornam necessários para o bom funcionamento, sendo eles, bomba d’água, reservatório, trocador de calor, válvulas e sensores. Conhecendo sobre motores e o sistema de arrefecimento é possível realizar a descrição de uma bancada experimental que possa simular um sistema similar ao encontrado nos motores a combustão. Através de uma correlação dos componentes tem-se a descrição de um dispositivo capaz de estudar o desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada.
id UTFPR-12_97714f2b0002d1b9e9ca139725b1801b
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27801
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-04-04T16:04:59Z2022-04-04T16:04:59Z2021-12-13ROSA, Bruna Alessandra Senger da. Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801Todos os veículos pesados que utilizam a combustão como geração de energia são considerados máquinas térmicas, esse calor gerado pela combustão é transferido por toda sua estrutura do bloco do motor através de condução pelos cilindros que vestem os pistões da máquina. O calor gerado deve ser retirado do sistema através de um sistema que seja responsável pela troca térmica do conjunto. O sistema de arrefecimento faz parte do funcionamento de motores a combustão em geral e é o elemento responsável pelas trocas térmicas entre o motor e o ambiente, todo sistema funciona para manter a temperatura ótima de funcionamento do veículo. Esse sistema compreende componentes que se tornam necessários para o bom funcionamento, sendo eles, bomba d’água, reservatório, trocador de calor, válvulas e sensores. Conhecendo sobre motores e o sistema de arrefecimento é possível realizar a descrição de uma bancada experimental que possa simular um sistema similar ao encontrado nos motores a combustão. Através de uma correlação dos componentes tem-se a descrição de um dispositivo capaz de estudar o desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada.All heavy vehicles that use combustion as power generation are considered thermal machines, this heat generated by combustion is transferred throughout the engine block structure through the cylinders that dress the machine's pistons. The heat generated must be remove from the system through a system that is responsible for the thermal exchange of the set. The cooling system is part of the operation of combustion engines in general and is the element responsible for the thermal exchanges between the engine and the environment, the entire system works to maintain an optimal operating temperature for the vehicle. This system comprises components that are perfect for proper functioning, namely, water pump, reservoir, heat exchanger, valves and sensors. Knowing about engines and the cooling system, it is possible to describe an experimental bench that can simulate a system similar to that found in combustion engines. Through a correlation of the components, there is a description of a device capable of studying the thermal performance of a heavy-duty automotive radiator.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAEngenharia mecânicaMotores a dieselMeios de transferência de calorPermutadores térmicosMechanical engineeringDiesel motorHeat-transfer mediaHeat exchangersBancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesadaStationary bench for experimental determination of the thermal performance of a heavy-duty automotive radiatorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaAlves, Thiago AntoniniMachado Filho, Marcelo CorreaAlves, Thiago AntoninoBiglia, Felipe MercêsMachado, Pedro Leineker OchoskiDimbarre, Victor VaulekRosa, Bruna Alessandra Senger dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALbancadaestacionariadesempenhotermico.pdfbancadaestacionariadesempenhotermico.pdfapplication/pdf3907301http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/1/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf4f6597eed52675d0b35ec9f879cb9b3fMD51TEXTbancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.txtbancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.txtExtracted texttext/plain73028http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/4/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.txt137cd3611daca4331a15731de762b368MD54THUMBNAILbancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.jpgbancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1382http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/5/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.jpg5a76afcc18e2205e8ce4399bc6b78b9fMD551/278012022-04-05 03:07:52.623oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-05T06:07:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Stationary bench for experimental determination of the thermal performance of a heavy-duty automotive radiator
title Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
spellingShingle Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
Rosa, Bruna Alessandra Senger da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Engenharia mecânica
Motores a diesel
Meios de transferência de calor
Permutadores térmicos
Mechanical engineering
Diesel motor
Heat-transfer media
Heat exchangers
title_short Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
title_full Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
title_fullStr Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
title_full_unstemmed Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
title_sort Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada
author Rosa, Bruna Alessandra Senger da
author_facet Rosa, Bruna Alessandra Senger da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Thiago Antonini
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Machado Filho, Marcelo Correa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Thiago Antonino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Biglia, Felipe Mercês
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Machado, Pedro Leineker Ochoski
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dimbarre, Victor Vaulek
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Bruna Alessandra Senger da
contributor_str_mv Alves, Thiago Antonini
Machado Filho, Marcelo Correa
Alves, Thiago Antonino
Biglia, Felipe Mercês
Machado, Pedro Leineker Ochoski
Dimbarre, Victor Vaulek
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Engenharia mecânica
Motores a diesel
Meios de transferência de calor
Permutadores térmicos
Mechanical engineering
Diesel motor
Heat-transfer media
Heat exchangers
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Motores a diesel
Meios de transferência de calor
Permutadores térmicos
Mechanical engineering
Diesel motor
Heat-transfer media
Heat exchangers
description Todos os veículos pesados que utilizam a combustão como geração de energia são considerados máquinas térmicas, esse calor gerado pela combustão é transferido por toda sua estrutura do bloco do motor através de condução pelos cilindros que vestem os pistões da máquina. O calor gerado deve ser retirado do sistema através de um sistema que seja responsável pela troca térmica do conjunto. O sistema de arrefecimento faz parte do funcionamento de motores a combustão em geral e é o elemento responsável pelas trocas térmicas entre o motor e o ambiente, todo sistema funciona para manter a temperatura ótima de funcionamento do veículo. Esse sistema compreende componentes que se tornam necessários para o bom funcionamento, sendo eles, bomba d’água, reservatório, trocador de calor, válvulas e sensores. Conhecendo sobre motores e o sistema de arrefecimento é possível realizar a descrição de uma bancada experimental que possa simular um sistema similar ao encontrado nos motores a combustão. Através de uma correlação dos componentes tem-se a descrição de um dispositivo capaz de estudar o desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-04T16:04:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-04T16:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Bruna Alessandra Senger da. Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801
identifier_str_mv ROSA, Bruna Alessandra Senger da. Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/1/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/4/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27801/5/bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4f6597eed52675d0b35ec9f879cb9b3f
137cd3611daca4331a15731de762b368
5a76afcc18e2205e8ce4399bc6b78b9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923191516823552