Automação do dispositivo de montagem de eixo traseiro veículos 4x4
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9515 |
Resumo: | Este Trabalho tem como objetivo apresentar uma solução desenvolvida para uma indústria automotiva no estado do Paraná. Nesta indústria, a entrada de um novo veículo exigiu o aumento da cadência da linha de montagem de eixos traseiros 4x4. Para atender esta nova demanda, dispositivos de montagem deveriam ser instalados, porém se a linha não fosse reestruturada, haveria necessidade de mais operadores. Outro problema seria o aumento da frequência de montagem, o que causaria impacto na ergonomia, já em estado ruim. Para impedir tais problemas, a solução desenvolvida e descrita neste trabalho implantou uma nova organização do espaço produtivo assim como a automação dos dispositivos utilizados pelos operadores. Foram criados cinco postos de trabalho, no lugar dos dois anteriores, e a mão de obra necessária é de três pessoas, duas a menos do que a proposta inicial. Com isto, houve ganhos em termos de custos de produção. Além disso, a automatização dos equipamentos proporcionou uma melhoria na condição ergonômica da linha, diminuindo riscos de intervenções do sindicato. |
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2020-11-12T13:41:11Z2020-11-12T13:41:11Z2016-11-30ESTALK, Weverton Cordeiro; PASCELE, Eugenio Sasse. Automação do dispositivo de montagem de eixo traseiro veículos 4x4. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9515Este Trabalho tem como objetivo apresentar uma solução desenvolvida para uma indústria automotiva no estado do Paraná. Nesta indústria, a entrada de um novo veículo exigiu o aumento da cadência da linha de montagem de eixos traseiros 4x4. Para atender esta nova demanda, dispositivos de montagem deveriam ser instalados, porém se a linha não fosse reestruturada, haveria necessidade de mais operadores. Outro problema seria o aumento da frequência de montagem, o que causaria impacto na ergonomia, já em estado ruim. Para impedir tais problemas, a solução desenvolvida e descrita neste trabalho implantou uma nova organização do espaço produtivo assim como a automação dos dispositivos utilizados pelos operadores. Foram criados cinco postos de trabalho, no lugar dos dois anteriores, e a mão de obra necessária é de três pessoas, duas a menos do que a proposta inicial. Com isto, houve ganhos em termos de custos de produção. Além disso, a automatização dos equipamentos proporcionou uma melhoria na condição ergonômica da linha, diminuindo riscos de intervenções do sindicato.This project aims to present a solution made within an automotive industry in the state of Paraná. In this industry, the entry of a new vehicle required an increase in cadence of the 4x4 rear axles assembly. To answer this new demand, assembly devices should be installed, but if the line was not restructures, there would be a need for more operators. Another problem would be the increase of the mounting frequency, which would have ergonomic impacts, already in bad condition. To avoid such problems, the solution developed and described in this work implemented a new workspace organization, as well as the automation of the devices used by operators. Were created five work stations, rather than the previous two, and the manpower required is three people, two less than the initial proposal. With this, there were gains in terms of production costs. In addition, the automation of the equipment provided an improvement in the ergonomic condition of the line, reducing the risks of syndicate intervention.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Mecatrônica IndustrialUTFPRBrasilCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRÔNICAAutomaçãoIndústria automobilísticaMétodos de linha de montagemErgonomiaMecatrônicaAutomationAutomobile industry and tradeAssembly-line methodsHuman engineeringMechatronicsAutomação do dispositivo de montagem de eixo traseiro veículos 4x4Automation of device to 4x4 vehicles rear axle assemblyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRodrigues, Luiz Carlos de AbreuSchneider, Guilherme AlceuSalamon, CelsoRodrigues, Luiz Carlos de AbreuEstalk, Weverton CordeiroPascele, Eugenio Sasseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COMET_2016_2_3.pdfapplication/pdf2355064http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9515/1/CT_COMET_2016_2_3.pdfde0cfadfa6ffbbaadaca13d600b28980MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9515/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COMET_2016_2_3.pdf.txtExtracted texttext/plain43152http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9515/3/CT_COMET_2016_2_3.pdf.txtc05578f1531349fa88a51c2b313e9421MD53THUMBNAILCT_COMET_2016_2_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9515/4/CT_COMET_2016_2_3.pdf.jpg03c4e46a4271a6cb04d5ba19e8adad99MD541/95152020-11-12 11:41:12.066oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T13:41:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Este Trabalho tem como objetivo apresentar uma solução desenvolvida para uma indústria automotiva no estado do Paraná. Nesta indústria, a entrada de um novo veículo exigiu o aumento da cadência da linha de montagem de eixos traseiros 4x4. Para atender esta nova demanda, dispositivos de montagem deveriam ser instalados, porém se a linha não fosse reestruturada, haveria necessidade de mais operadores. Outro problema seria o aumento da frequência de montagem, o que causaria impacto na ergonomia, já em estado ruim. Para impedir tais problemas, a solução desenvolvida e descrita neste trabalho implantou uma nova organização do espaço produtivo assim como a automação dos dispositivos utilizados pelos operadores. Foram criados cinco postos de trabalho, no lugar dos dois anteriores, e a mão de obra necessária é de três pessoas, duas a menos do que a proposta inicial. Com isto, houve ganhos em termos de custos de produção. Além disso, a automatização dos equipamentos proporcionou uma melhoria na condição ergonômica da linha, diminuindo riscos de intervenções do sindicato. |
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