Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Kffuri da Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28063
Resumo: Os pavimentos, devido ao trânsito de veículos, apresentam desgaste conforme são utilizados, e como forma de monitorar esse desgaste e serem feitas manutenções, as entidades responsáveis controlam o estado do pavimento a partir do índice de irregularidade de pavimento (IRI). Este índice proposto pelo Grupo Banco mundial (WBG) quantifica a qualidade do pavimento, e pode ser calculado por diversos métodos de forma a catalogar a pista conforme o valor de IRI. O objetivo deste trabalho é determinar esse índice através de medição de vibração das partes móveis, suspensas e não suspensas de um automóvel. Para isso, foi utilizado modelo analítico que representa um veículo, usando como base equações de movimento, originadas da área de vibrações. Este modelo foi transcrito para MATLAB, e comparado a um modelo desenvolvido através do método de Elementos Finitos, com o intuito de verificar a acurácia do modelo analítico. Posteriormente, foi implantada uma rotina de cálculo para o IRI através do MATLAB, de modo a só utilizar as respostas dinâmicas do modelo ao percorrer pistas que tenham seu IRI já determinado através dos métodos comparativos elencados. Esses métodos são através do programa ProVAL e o método proposto por Sayers et al. (1986), que utilizam como dado de entrada para o cálculo o perfil da pista a ser analisada. Os resultados comparativos entre o modelo analítico e o numérico demonstram o comportamento semelhante entre métodos, confirmando a acurácia do modelo analítico. Já o cálculo do IRI através das rotinas, apresenta valores muito próximos ou até mesmo iguais aos métodos comparados, com variações abaixo de 0,5% para ambos os métodos. A utilização de características de um veículo comum para o cálculo do IRI demonstra resultados diferentes das características propostas pela bibliografia para esse tipo de simulação, atestando que a aplicação deste método para o cálculo em campo necessitará de uma forma a deixar o veículo análogo ao proposto pela bibliografia.
id UTFPR-12_9ec0863dbc1575d6ed6c9bb420cc2179
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28063
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-04-18T13:44:08Z2022-04-18T13:44:08Z2021-05-13ROCHA, Lucas Kffuri da. Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28063Os pavimentos, devido ao trânsito de veículos, apresentam desgaste conforme são utilizados, e como forma de monitorar esse desgaste e serem feitas manutenções, as entidades responsáveis controlam o estado do pavimento a partir do índice de irregularidade de pavimento (IRI). Este índice proposto pelo Grupo Banco mundial (WBG) quantifica a qualidade do pavimento, e pode ser calculado por diversos métodos de forma a catalogar a pista conforme o valor de IRI. O objetivo deste trabalho é determinar esse índice através de medição de vibração das partes móveis, suspensas e não suspensas de um automóvel. Para isso, foi utilizado modelo analítico que representa um veículo, usando como base equações de movimento, originadas da área de vibrações. Este modelo foi transcrito para MATLAB, e comparado a um modelo desenvolvido através do método de Elementos Finitos, com o intuito de verificar a acurácia do modelo analítico. Posteriormente, foi implantada uma rotina de cálculo para o IRI através do MATLAB, de modo a só utilizar as respostas dinâmicas do modelo ao percorrer pistas que tenham seu IRI já determinado através dos métodos comparativos elencados. Esses métodos são através do programa ProVAL e o método proposto por Sayers et al. (1986), que utilizam como dado de entrada para o cálculo o perfil da pista a ser analisada. Os resultados comparativos entre o modelo analítico e o numérico demonstram o comportamento semelhante entre métodos, confirmando a acurácia do modelo analítico. Já o cálculo do IRI através das rotinas, apresenta valores muito próximos ou até mesmo iguais aos métodos comparados, com variações abaixo de 0,5% para ambos os métodos. A utilização de características de um veículo comum para o cálculo do IRI demonstra resultados diferentes das características propostas pela bibliografia para esse tipo de simulação, atestando que a aplicação deste método para o cálculo em campo necessitará de uma forma a deixar o veículo análogo ao proposto pela bibliografia.The sidewalks, due to vehicle traffic, wear out as they are used, and as a way to monitor this wear and maintenance, the responsible entities control the sidewalk condition from the sidewalk irregularity index (IRI). This index proposed by the World Bank Group (WBG) quantifies the quality of the sidewalk, and can be calculated by several methods in order to catalog the road according to the IRI value. The objective of this work is to determine this index by measuring the vibration of the moving, suspended and unsuspended parts of a car. To do this, an analytical model that represents a vehicle was used, using as basis equations of motion, originated from the area of vibrations. This model was transcribed to MATLAB, and compared to a model developed through the Finite Element method, in order to verify the accuracy of the analytical model. Subsequently, a calculation routine for IRI was implemented through MATLAB, in order to only use the model's dynamic responses when traversing tracks that have their IRI already determined through the comparative methods listed. These methods are through the ProVAL software and the method proposed by Sayers et al. (1986), which use as input data for the calculation the profile of the runway to be analyzed. The comparative results between the analytical and numerical models show similar behavior between methods, confirming the accuracy of the analytical model. The calculation of the IRI through the routines, on the other hand, presents values very close or even equal to the compared methods, with variations below 0.5% for both methods. The use of the characteristics of a common vehicle to calculate the IRI shows different results from the characteristics proposed by the bibliography for this type of simulation, attesting that the application of this method for field calculation will require a way to make the vehicle analogous to the one proposed by the bibliography.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAPavimentosVibraçãoModelagemPavimentos - DefeitosPavementsVibrationModelyngPavements - DefectsDeterminação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibraçõesDetermination of the road irregularity index by vibration analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoBratti, GiovanniBisconsin, Danilo RinaldiNovak, Paulo RogerioRodrigues, Fabio Rodrigo MandelloBratti, GiovanniLucas Kffuri da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdfdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdfapplication/pdf6630330http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/1/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf533ffa7bc97a2f1d505f46642d66b3ffMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdf.txtdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdf.txtExtracted texttext/plain160957http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/3/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf.txtddc8ea0b4194b912df7bceca2add56e8MD53THUMBNAILdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdf.jpgdeterminacaoindicepavimentovibracoes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/4/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf.jpg63cb718f87ac7c415d264002c274d6fcMD541/280632022-04-19 03:07:20.191oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-19T06:07:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Determination of the road irregularity index by vibration analysis
title Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
spellingShingle Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
Lucas Kffuri da Rocha
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Pavimentos
Vibração
Modelagem
Pavimentos - Defeitos
Pavements
Vibration
Modelyng
Pavements - Defects
title_short Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
title_full Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
title_fullStr Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
title_full_unstemmed Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
title_sort Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações
author Lucas Kffuri da Rocha
author_facet Lucas Kffuri da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bratti, Giovanni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bisconsin, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Novak, Paulo Rogerio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bratti, Giovanni
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Kffuri da Rocha
contributor_str_mv Bratti, Giovanni
Bisconsin, Danilo Rinaldi
Novak, Paulo Rogerio
Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
Bratti, Giovanni
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Pavimentos
Vibração
Modelagem
Pavimentos - Defeitos
Pavements
Vibration
Modelyng
Pavements - Defects
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos
Vibração
Modelagem
Pavimentos - Defeitos
Pavements
Vibration
Modelyng
Pavements - Defects
description Os pavimentos, devido ao trânsito de veículos, apresentam desgaste conforme são utilizados, e como forma de monitorar esse desgaste e serem feitas manutenções, as entidades responsáveis controlam o estado do pavimento a partir do índice de irregularidade de pavimento (IRI). Este índice proposto pelo Grupo Banco mundial (WBG) quantifica a qualidade do pavimento, e pode ser calculado por diversos métodos de forma a catalogar a pista conforme o valor de IRI. O objetivo deste trabalho é determinar esse índice através de medição de vibração das partes móveis, suspensas e não suspensas de um automóvel. Para isso, foi utilizado modelo analítico que representa um veículo, usando como base equações de movimento, originadas da área de vibrações. Este modelo foi transcrito para MATLAB, e comparado a um modelo desenvolvido através do método de Elementos Finitos, com o intuito de verificar a acurácia do modelo analítico. Posteriormente, foi implantada uma rotina de cálculo para o IRI através do MATLAB, de modo a só utilizar as respostas dinâmicas do modelo ao percorrer pistas que tenham seu IRI já determinado através dos métodos comparativos elencados. Esses métodos são através do programa ProVAL e o método proposto por Sayers et al. (1986), que utilizam como dado de entrada para o cálculo o perfil da pista a ser analisada. Os resultados comparativos entre o modelo analítico e o numérico demonstram o comportamento semelhante entre métodos, confirmando a acurácia do modelo analítico. Já o cálculo do IRI através das rotinas, apresenta valores muito próximos ou até mesmo iguais aos métodos comparados, com variações abaixo de 0,5% para ambos os métodos. A utilização de características de um veículo comum para o cálculo do IRI demonstra resultados diferentes das características propostas pela bibliografia para esse tipo de simulação, atestando que a aplicação deste método para o cálculo em campo necessitará de uma forma a deixar o veículo análogo ao proposto pela bibliografia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T13:44:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T13:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Lucas Kffuri da. Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28063
identifier_str_mv ROCHA, Lucas Kffuri da. Determinação do índice de irregularidade do pavimento por análise de vibrações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/1/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/3/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28063/4/determinacaoindicepavimentovibracoes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 533ffa7bc97a2f1d505f46642d66b3ff
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ddc8ea0b4194b912df7bceca2add56e8
63cb718f87ac7c415d264002c274d6fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923228822011904