Poluição do ar dentro de barcos no litoral do estado de Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coloma, Álvaro Alfredo Parra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4045
Resumo: A queima de combustível nos motores de barcos emite poluentes sólidos e gasosos que impactam negativamente a saúde humana e o meio ambiente. Um dos poluentes atmosféricos particulados de especial interesse são as partículas ultrafinas (com diâmetro menor que 100 nm) que podem atingir a região alveolar e produzir danos no sistema respiratório. Dentro desse grupo, encontram-se as partículas de black carbon (BC), que além dos efeitos adversos sobre a saúde humana, contribuem para o aquecimento global. Nesse contexto, pela primeira vez no Brasil, foram monitoradas as concentrações do número de partículas (CNP) e de BC dentro de barcos que navegam no litoral do Paraná, especificamente entre Paranaguá/Pontal do Sul e a Ilha do Mel (localizada a 4 km da costa) no verão de 2015. Também foram realizadas medições fixas destes poluentes nos trapiches e na Ilha do Mel (em uma pousada e na Praia de Fora), e de variáveis meteorológicas. Os resultados mostraram uma grande variabilidade espacial das concentrações de BC e CNP. Em média, o trajeto da Ilha do Mel para Pontal do Sul foi mais poluído (BC: 27,25 μg m-3 e CNP: 2,68 x 104 cm-3) do que o trajeto para a Ilha do Mel (BC: 5,43 μg m-3 e CNP: 1,05 x 104 cm-3). A brisa marinha influenciou as concentrações medidas a bordo dos barcos, favorecendo a dispersão dos poluentes em alguns casos e em outros contribuindo com a fumigação desses poluentes para dentro da cabine. As correntes de maré e o vento interagiram com a força de deslocamento do barco, gerando resistências nas viagens em alguns casos e, portanto, causando a elevação das emissões pelo escapamento. As medições fixas de BC e CNP foram relativamente baixas em comparação com o monitoramento móvel. As menores concentrações médias de BC foram observadas na pousada (0,46 μg m-3) e Praia Encantada (0,69 μg m-3), e no caso da CNP a menor média (0,22 x104 cm-3) foi observada no trapiche de Brasília. A exposição média para todas as viagens foi de 16,34 μg m-3 para BC e 8,15 x104 cm-3 para CNP. A maior dose de BC foi observada para a tripulação (7,8 μg min-1), seguida pela dose dos passageiros adultos (3,55 μg min-1), idosos (3,40 μg min-1) e crianças (3,35 μg min-1). A dose de CNP alcançou 2,24 x 103 cm-3 min-1 para a tripulação e as dos passageiros variaram entre 0,96 e 1,01 x 103 cm-3 min-1. A exposição ao BC durante a viagem mais poluída foi 617 vezes maior que a exposição registrada na pousada da Ilha do Mel. Os resultados deste estudo alertam sobre a ocorrência de valores extremamente altos de BC e CNP a bordo dos barcos quando comparados com outros meios de transporte no Brasil. São necessários mais estudos no setor de transporte aquático no Brasil, já que passageiros e tripulação em outras regiões poderiam estar expostos também a altas concentrações de poluentes atmosféricos.
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Nesse contexto, pela primeira vez no Brasil, foram monitoradas as concentrações do número de partículas (CNP) e de BC dentro de barcos que navegam no litoral do Paraná, especificamente entre Paranaguá/Pontal do Sul e a Ilha do Mel (localizada a 4 km da costa) no verão de 2015. Também foram realizadas medições fixas destes poluentes nos trapiches e na Ilha do Mel (em uma pousada e na Praia de Fora), e de variáveis meteorológicas. Os resultados mostraram uma grande variabilidade espacial das concentrações de BC e CNP. Em média, o trajeto da Ilha do Mel para Pontal do Sul foi mais poluído (BC: 27,25 μg m-3 e CNP: 2,68 x 104 cm-3) do que o trajeto para a Ilha do Mel (BC: 5,43 μg m-3 e CNP: 1,05 x 104 cm-3). A brisa marinha influenciou as concentrações medidas a bordo dos barcos, favorecendo a dispersão dos poluentes em alguns casos e em outros contribuindo com a fumigação desses poluentes para dentro da cabine. As correntes de maré e o vento interagiram com a força de deslocamento do barco, gerando resistências nas viagens em alguns casos e, portanto, causando a elevação das emissões pelo escapamento. As medições fixas de BC e CNP foram relativamente baixas em comparação com o monitoramento móvel. As menores concentrações médias de BC foram observadas na pousada (0,46 μg m-3) e Praia Encantada (0,69 μg m-3), e no caso da CNP a menor média (0,22 x104 cm-3) foi observada no trapiche de Brasília. A exposição média para todas as viagens foi de 16,34 μg m-3 para BC e 8,15 x104 cm-3 para CNP. A maior dose de BC foi observada para a tripulação (7,8 μg min-1), seguida pela dose dos passageiros adultos (3,55 μg min-1), idosos (3,40 μg min-1) e crianças (3,35 μg min-1). A dose de CNP alcançou 2,24 x 103 cm-3 min-1 para a tripulação e as dos passageiros variaram entre 0,96 e 1,01 x 103 cm-3 min-1. A exposição ao BC durante a viagem mais poluída foi 617 vezes maior que a exposição registrada na pousada da Ilha do Mel. Os resultados deste estudo alertam sobre a ocorrência de valores extremamente altos de BC e CNP a bordo dos barcos quando comparados com outros meios de transporte no Brasil. São necessários mais estudos no setor de transporte aquático no Brasil, já que passageiros e tripulação em outras regiões poderiam estar expostos também a altas concentrações de poluentes atmosféricos.The burning of fossil fuels in boat engines emits solid and gaseous pollutants that impact negatively human health and the environment. One of the particulate pollutants of special interest is ultrafine particles (diameter less than 100 nm) due to their potential to reach the alveolar region and to damage the respiratory system. Black carbon (BC) particles are a fraction of UFP that, in addition to the deleterious effects on human health, contribute to global warming. In this context, for the first time in Brazil, concentrations of BC and ultrafine particle number (PN) concentrations were monitored on board ferry boats sailing along the coast of Paraná State, specifically from Paranaguá and Pontal do Sul to Ilha do Mel (an island located 4 km from the coast) in the summer of 2015. Measurements of these pollutants were also conducted in several piers and on Ilha do Mel, together with meteorological variables. The results showed a large spatial variability of BC and PN during the trips. On average, the trips from Ilha do Mel to Pontal do Sul were more polluted (mean BC 27.25 μg m-3 and PN: 2.68 x 104 cm-3) than the trip to Ilha do Mel (BC: 5.43 μg m-3 and PN: 1.05 x 104 cm-3). The sea breeze influenced the concentrations measured on board the boats, favoring the dispersion of the pollutants in some cases and in others contributing to the fumigation of these pollutants into the cabin. Tidal currents and wind interacted with the boat's shifting force, increasing the resistance to sail and, thus, raising the exhaust emissions in some cases. BC and PN measurements at fixed sites on the island were relatively low compared to mobile monitoring. On average, the lowest BC concentrations were observed at an inn (0.46 μg m-3) and at Praia Encantada beach (0.69 μg m-3), and in the case of PN the lowest mean value (0.22 x104 cm- 3) was reported at Brasília pier on the island. The average exposure for all trips was 16.34 μg m-3 for BC and 8.15 x 104 cm-3 for PN. The highest potential BC dose was observed for crew members (7.8 μg min-1), followed by adult passengers (3.55 μg min-1), elderly (3.40 μg min-1) and children (3.35 μg min-1). The PN dose reached 2.24 x 103 cm-3 min-1 for crew members and for passengers ranged from 0.96 to 1.01 x 103 cm-3 min-1. The BC exposure during the most polluted trip was 617 times higher than the exposure recorded at the hostel on Ilha do Mel. The results of this study raise concern about the occurrence of extremely high BC and PN concentrations on board ferry boats when compared with other transport modes in Brazil. More studies are needed on the water transport sector in Brazil, since passengers and crew in other regions could also be exposed to high concentrations of air pollutants.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AmbientalUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIAEngenharia SanitáriaPoluição do ar de interioresSaúde ambientalPoluentesBarcosIndoor air pollutionEnvironmental healthPollutantsBoats and boatingPoluição do ar dentro de barcos no litoral do estado de ParanáAir pollution on board ferry boats sailing along the coast of Paraná state, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaKrecl, Patriciahttp://lattes.cnpq.br/7010587657666224Krecl, PatriciaTargino, Admir Créso de LimaGalvi, Borishttp://lattes.cnpq.brColoma, Álvaro Alfredo Parrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4045/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4045/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdfLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdfapplication/pdf5280033http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4045/1/LD_PPGEA_M_Coloma%2c%20%c3%81lvaro%20Alfredo%20Parra_2019.pdf13a47a66f4c4fb7ca52688ecc03a7b77MD51TEXTLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdf.txtLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain171564http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4045/4/LD_PPGEA_M_Coloma%2c%20%c3%81lvaro%20Alfredo%20Parra_2019.pdf.txtb26e7d0ec547610dc6f5d0e1071a16a5MD54THUMBNAILLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdf.jpgLD_PPGEA_M_Coloma, Álvaro Alfredo Parra_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4045/5/LD_PPGEA_M_Coloma%2c%20%c3%81lvaro%20Alfredo%20Parra_2019.pdf.jpg605734b7202615e913a9501e7d7e4cceMD551/40452019-05-11 03:00:43.954oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-05-11T06:00:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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