Aprendizagem significativa do conceito de intensidade óptica utilizando o fotômetro de Bunsen
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28594 |
Resumo: | O presente estudo refere-se à realização de um produto educacional para construção e aplicação de um Fotômetro de mancha de óleo, conforme experiência do químico alemão Robert Bunsen (1811-1899). Optou-se por organizar uma Sequência Didática na qual fossem contempladas atividades de retomada de conteúdos teóricos sobre Ondas Eletromagnéticas – Luz até a construção e aplicação do Fotômetro de mancha de óleo. Como referencial teórico, utiliza-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1918-2008). A sequencia didática foi aplicada para alunos da 2º série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Foz do Iguaçu, região oeste do Paraná. As atividades desenvolvidas aconteceram de forma remota por meio do Google meet e do Google classroom uma vez que as aulas presenciais encontram-se suspensas em função da Pandemia do novo corona vírus. Durante a aplicação do produto educacional, os alunos participantes se mostraram interessados no experimento e relataram que foram aulas diferentes e inovadoras em comparação as aulas tradicionais. Sendo o produto de fácil aplicação e o baixo custo para a construção do Fotômetro de mancha de óleo são características que o tornam acessível, independente de um laboratório específico de Física. A partir do estudo realizado, conclui-se que o produto educacional proposto é adequado para mostrar e verificar que a partir de uma fonte de luz conhecida e suas características de luminosidade podemos determinar as características de outra fonte de luz e que sua aplicação é viável e pode ser utilizado de forma a contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. |
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2022-05-19T14:24:18Z2022-05-19T14:24:18Z2021-02-22CONCEIÇÃO, Paulo da. Aprendizagem significativa do conceito de intensidade óptica utilizando o fotômetro de Bunsen. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28594O presente estudo refere-se à realização de um produto educacional para construção e aplicação de um Fotômetro de mancha de óleo, conforme experiência do químico alemão Robert Bunsen (1811-1899). Optou-se por organizar uma Sequência Didática na qual fossem contempladas atividades de retomada de conteúdos teóricos sobre Ondas Eletromagnéticas – Luz até a construção e aplicação do Fotômetro de mancha de óleo. Como referencial teórico, utiliza-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1918-2008). A sequencia didática foi aplicada para alunos da 2º série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Foz do Iguaçu, região oeste do Paraná. As atividades desenvolvidas aconteceram de forma remota por meio do Google meet e do Google classroom uma vez que as aulas presenciais encontram-se suspensas em função da Pandemia do novo corona vírus. Durante a aplicação do produto educacional, os alunos participantes se mostraram interessados no experimento e relataram que foram aulas diferentes e inovadoras em comparação as aulas tradicionais. Sendo o produto de fácil aplicação e o baixo custo para a construção do Fotômetro de mancha de óleo são características que o tornam acessível, independente de um laboratório específico de Física. A partir do estudo realizado, conclui-se que o produto educacional proposto é adequado para mostrar e verificar que a partir de uma fonte de luz conhecida e suas características de luminosidade podemos determinar as características de outra fonte de luz e que sua aplicação é viável e pode ser utilizado de forma a contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos.The present study refers to the realization of an educational product for the construction and application of an oil stain photometer, according to the experience of the German chemist Robert Bunsen (1811-1899). It was decided to organize a Didactic Sequence in which activities to resume theoretical content on Electromagnetic Waves - Light was contemplated until the construction and application of the Oil Stain Photometer. As a theoretical framework, David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (1918-2008) is used. The didactic sequence was applied to students in the 2nd grade of high school at a public school in Foz do Iguaçu, in the western region of Paraná. The activities carried out took place remotely through Google meet and Google classroom since the face-to-face classes are suspended due to the Pandemic of the new coronavirus. During the application of the educational product, the participating students showed interest in the experiment and reported that they were different and innovative classes compared to traditional classes. Since the product is easy to apply and the low cost for the construction of the Oil Stain Photometer are characteristics that make it accessible, regardless of a specific Physics laboratory. From the study carried out, it is concluded that the proposed educational product is suitable to show and verify that from a known light source and its luminosity characteristics we can determine the characteristics of another light source and that its application is viable and can be used in a way to contribute to meaningful learning of the students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaAprendizagem perceptivaEstratégias de aprendizagemCiências físicasPerceptual learningLearning strategiesPhysical sciencesAprendizagem significativa do conceito de intensidade óptica utilizando o fotômetro de BunsenSignificant learning of the concept of optical intensity using the Bunsen photometerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraAlmeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Silva, Leandro Herculano dahttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521http://lattes.cnpq.br/5350749822007916Almeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Kilian, Alex Sandrehttps://orcid.org/0000-0003-2650-4189http://lattes.cnpq.br/2264305061145371Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341https://orcid.org/0000-0003-2025-7746http://lattes.cnpq.br/7928964215544697Conceição, Paulo dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALaprendizagemconceitooptica.pdfaprendizagemconceitooptica.pdfapplication/pdf2363635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28594/5/aprendizagemconceitooptica.pdf2ef603ff3eb94989166a85106e2b24e0MD55aprendizagemconceitooptica_produto.pdfaprendizagemconceitooptica_produto.pdfapplication/pdf2363635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28594/6/aprendizagemconceitooptica_produto.pdf2ef603ff3eb94989166a85106e2b24e0MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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