Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dombrowski, Milena Raquel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3726
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar estratégias de marketing que possam ser aplicadas de forma cooperada em arranjos produtivos locais (APLs), utilizando como campo de pesquisa o APL de malhas de Imbituva. De forma específica, o estudo descreveu estratégias de marketing embasadas em conceitos teóricos, identificou ações de marketing individuais praticadas e analisou como os mecanismos de cooperação impactam no desenvolvimento destas ações. Também identificou características específicas existentes em APLs de setores produtivos distintos, as quais propiciam a melhor utilização destas estratégias. Por fim, investigou as estratégias de marketing que apresentam potencial para serem desenvolvidas de forma cooperada e analisou o nível de potencialidade encontrado para cada estratégia. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados classificaram a pesquisa como aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa realizada por meio de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi a entrevista pessoal que se utilizou de três roteiros, sendo dois roteiros semi-estruturados e um roteiro estruturado. A coleta de dados foi realizada in loco para uma amostra de 17 (dezessete) gestores, e também para a governança do APL de Malhas de Imbituva. Os resultados apresentaram ações de média e alta potencialidade (disposição dos gestores) para a aplicação das estratégias que são: sistema de informações de marketing (SIM); planejamento de marketing anual e a promoção de vendas; marca coletiva e o selo de qualidade; feiras setoriais; propaganda como televisão, rádio, outdoor, revista e internet; relações públicas e o marketing de lugares. A análise permitiu constatar que as ações de marketing praticadas de forma individual e de forma coletiva são incipientes, e que o nível de competitividade entre as empresas interfere na aplicação de determinadas estratégias que se realizam de forma cooperada. Deste modo, a governança e as lideranças empresariais deste APL precisam buscar pela integração interna e externa, visando elevar o nível de cooperação para o alcance da eficácia destas ações.
id UTFPR-12_a4713b6239db0c19e332e3521dbc3527
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3726
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-12-06T11:49:55Z5000-01-012018-12-06T11:49:55Z2011-02-17DOMBROWSKI, Milena Raquel. Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3726O objetivo geral deste trabalho foi avaliar estratégias de marketing que possam ser aplicadas de forma cooperada em arranjos produtivos locais (APLs), utilizando como campo de pesquisa o APL de malhas de Imbituva. De forma específica, o estudo descreveu estratégias de marketing embasadas em conceitos teóricos, identificou ações de marketing individuais praticadas e analisou como os mecanismos de cooperação impactam no desenvolvimento destas ações. Também identificou características específicas existentes em APLs de setores produtivos distintos, as quais propiciam a melhor utilização destas estratégias. Por fim, investigou as estratégias de marketing que apresentam potencial para serem desenvolvidas de forma cooperada e analisou o nível de potencialidade encontrado para cada estratégia. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados classificaram a pesquisa como aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa realizada por meio de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi a entrevista pessoal que se utilizou de três roteiros, sendo dois roteiros semi-estruturados e um roteiro estruturado. A coleta de dados foi realizada in loco para uma amostra de 17 (dezessete) gestores, e também para a governança do APL de Malhas de Imbituva. Os resultados apresentaram ações de média e alta potencialidade (disposição dos gestores) para a aplicação das estratégias que são: sistema de informações de marketing (SIM); planejamento de marketing anual e a promoção de vendas; marca coletiva e o selo de qualidade; feiras setoriais; propaganda como televisão, rádio, outdoor, revista e internet; relações públicas e o marketing de lugares. A análise permitiu constatar que as ações de marketing praticadas de forma individual e de forma coletiva são incipientes, e que o nível de competitividade entre as empresas interfere na aplicação de determinadas estratégias que se realizam de forma cooperada. Deste modo, a governança e as lideranças empresariais deste APL precisam buscar pela integração interna e externa, visando elevar o nível de cooperação para o alcance da eficácia destas ações.The general aim of this study was to evaluate the marketing strategies that are able to be applied on a cooperative way in local productive arrangements (LPAs), using the LPA of knitwear of Imbituva as a search field. Specifically, this study described the marketing strategies, based on theoretical concepts, identified marketing individual actions that are practiced, and analyzed how the cooperation mechanisms have an impact on development of these actions. Had also identified specific characteristics in the APLs of different productive sector, which promote the best use of this strategies. Finally, this study investigated marketing strategies that present a potential to be developed on cooperative way, and analyzed the potential level found in each strategy. For both, were used methodological procedures in order to classify the research as applied, descriptive and exploratory, with qualitative and quantitative approach, accomplished by means of a study case. The research instrument was the personal interview that was done by three scripts, two of them were semi-structured, and one of them was structured. Data collection was done in loco for a sample of seventeen managers, and also for LPA governance. Results presented actions of media and high potential (disposition of managers) for the strategies application: marketing information systems (MIS); planning of annual marketing and sales promotion; collective brand and quality stamp; trade shows; advertising on television, radio, outdoor, magazine and internet; public relations and the marketing places. The analysis allowed to find that marketing actions practiced by an individual way are incipients, and that the competitive level among companies interposes on applications of some cooperative strategies. Thus, the governance and the business leaders of this LPA need to seek for internal and external integration, aiming to rase the cooperation level in order to achieve the efficiency of these actions.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoMarketing - AdministraçãoMalhas - IndústriaCluster industrialMarketing - ManagementKnit goods industryIndustrial clustersEstratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PRMarketing strategies on a cooperative way in local productive arrangements: the case of LPA of knitwear of Imbituva - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaResende, Luis Mauricio Martins dehttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305Steiner Neto, Pedro JoséFrasson, Antonio CarlosAndrade Júnior, Pedro Paulo deResende, Luis Mauricio Martins dehttp://lattes.cnpq.br/1223511638254902Dombrowski, Milena Raquelinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdfPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdfapplication/pdf1743481http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/1/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdfdbfa56dcac436c9157d85f146643fcb9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdf.txtPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain362592http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/3/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdf.txta09e39eb52dbda5afbcdcc896b4088f0MD53THUMBNAILPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Dombrowski, Milena Raquel_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/4/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdf.jpgc576808cc80512a464a275e5d51e98c3MD541/37262018-12-07 03:00:50.198oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-12-07T05:00:50Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing strategies on a cooperative way in local productive arrangements: the case of LPA of knitwear of Imbituva - PR
title Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
spellingShingle Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
Dombrowski, Milena Raquel
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Marketing - Administração
Malhas - Indústria
Cluster industrial
Marketing - Management
Knit goods industry
Industrial clusters
Engenharia de Produção
title_short Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
title_full Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
title_fullStr Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
title_full_unstemmed Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
title_sort Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR
author Dombrowski, Milena Raquel
author_facet Dombrowski, Milena Raquel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5368459603526305
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Steiner Neto, Pedro José
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frasson, Antonio Carlos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Andrade Júnior, Pedro Paulo de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1223511638254902
dc.contributor.author.fl_str_mv Dombrowski, Milena Raquel
contributor_str_mv Resende, Luis Mauricio Martins de
Steiner Neto, Pedro José
Frasson, Antonio Carlos
Andrade Júnior, Pedro Paulo de
Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Marketing - Administração
Malhas - Indústria
Cluster industrial
Marketing - Management
Knit goods industry
Industrial clusters
Engenharia de Produção
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Administração
Malhas - Indústria
Cluster industrial
Marketing - Management
Knit goods industry
Industrial clusters
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de Produção
description O objetivo geral deste trabalho foi avaliar estratégias de marketing que possam ser aplicadas de forma cooperada em arranjos produtivos locais (APLs), utilizando como campo de pesquisa o APL de malhas de Imbituva. De forma específica, o estudo descreveu estratégias de marketing embasadas em conceitos teóricos, identificou ações de marketing individuais praticadas e analisou como os mecanismos de cooperação impactam no desenvolvimento destas ações. Também identificou características específicas existentes em APLs de setores produtivos distintos, as quais propiciam a melhor utilização destas estratégias. Por fim, investigou as estratégias de marketing que apresentam potencial para serem desenvolvidas de forma cooperada e analisou o nível de potencialidade encontrado para cada estratégia. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados classificaram a pesquisa como aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa realizada por meio de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi a entrevista pessoal que se utilizou de três roteiros, sendo dois roteiros semi-estruturados e um roteiro estruturado. A coleta de dados foi realizada in loco para uma amostra de 17 (dezessete) gestores, e também para a governança do APL de Malhas de Imbituva. Os resultados apresentaram ações de média e alta potencialidade (disposição dos gestores) para a aplicação das estratégias que são: sistema de informações de marketing (SIM); planejamento de marketing anual e a promoção de vendas; marca coletiva e o selo de qualidade; feiras setoriais; propaganda como televisão, rádio, outdoor, revista e internet; relações públicas e o marketing de lugares. A análise permitiu constatar que as ações de marketing praticadas de forma individual e de forma coletiva são incipientes, e que o nível de competitividade entre as empresas interfere na aplicação de determinadas estratégias que se realizam de forma cooperada. Deste modo, a governança e as lideranças empresariais deste APL precisam buscar pela integração interna e externa, visando elevar o nível de cooperação para o alcance da eficácia destas ações.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T11:49:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-06T11:49:55Z
5000-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMBROWSKI, Milena Raquel. Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3726
identifier_str_mv DOMBROWSKI, Milena Raquel. Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/1/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/3/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3726/4/PG_PPGEP_M_Dombrowski%2c%20Milena%20Raquel_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbfa56dcac436c9157d85f146643fcb9
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
a09e39eb52dbda5afbcdcc896b4088f0
c576808cc80512a464a275e5d51e98c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923209915138048