Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luis Gustavo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8355
Resumo: O Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC) busca determinar um conjunto de rotas para uma frota homogênea de veículos, partindo de um depósito central com destino a um conjunto de clientes que demandam determinado produto. Por ser um dos mais importantes e complexos problemas afetos à logística de distribuição, alternativas heurísticas para o problema são constantemente apresentadas. Nesse sentido, este trabalho endereça a uma abordagem heurística baseada na estratégia “Cluster First Route Second” que consiste primeiramente em agrupar os clientes conforme a demanda para posteriormente construir rotas para os grupos formados. A abordagem emprega Simulação de Monte Carlo em conjunto com o clássico algoritmo de GILLETT e JOHNSON, 1976 para a resolução do problema do agrupamento, enquanto que as rotas para cada grupo são construídas pela heurística do vizinho mais próximo com refinamentos advindos de trocas 2-opt. Empregaram-se ainda técnicas de processamento paralelo para redução do tempo de processamento computacional.
id UTFPR-12_a490467d17c3c1e81020c5c09f1013c4
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8355
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T14:22:36Z2020-11-11T14:22:36Z2012-06-19PEREIRA, Luis Gustavo. Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8355O Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC) busca determinar um conjunto de rotas para uma frota homogênea de veículos, partindo de um depósito central com destino a um conjunto de clientes que demandam determinado produto. Por ser um dos mais importantes e complexos problemas afetos à logística de distribuição, alternativas heurísticas para o problema são constantemente apresentadas. Nesse sentido, este trabalho endereça a uma abordagem heurística baseada na estratégia “Cluster First Route Second” que consiste primeiramente em agrupar os clientes conforme a demanda para posteriormente construir rotas para os grupos formados. A abordagem emprega Simulação de Monte Carlo em conjunto com o clássico algoritmo de GILLETT e JOHNSON, 1976 para a resolução do problema do agrupamento, enquanto que as rotas para cada grupo são construídas pela heurística do vizinho mais próximo com refinamentos advindos de trocas 2-opt. Empregaram-se ainda técnicas de processamento paralelo para redução do tempo de processamento computacional.The Capacitated Vehicle Routing Problem (CVRP) seeks to determine a set of routes for a homogeneous fleet of vehicles, from a central warehouse bound to a set of customers who demand a certain product. As one of the most important and complex problems related to the distribution logistics, heuristic approaches to this problem are constantly presented. In this way, this work addresses the heuristic approach based on a strategy "Cluster First Route Second" which consists primarily of grouping customers according to their demands for later build routes for the formed groups. The approach uses Monte Carlo simulation in conjunction with the classic algorithm Gillett and Johnson, 1976 to solve the clustering problem, while the routes for each group are constructed by the nearest neighbor heuristic with refinements coming from 2-opt exchanges. It is also employed parallel processing techniques to reduce the computational time.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilLevantamentos de rotasLogísticaAnálise por agrupamento - TransporteRoute surveyingLogisticsCluster analysis - TransportationSimulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCândido, Lilian Caroline XavierGuimarães, Thiago AndréPereira, Luis Gustavoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2012_1_08.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/1/CT_EPC_2012_1_08.PDF.jpga0af462097011f0aa3ba05bbe5add8f4MD51ORIGINALCT_EPC_2012_1_08.PDFapplication/pdf1819654http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/2/CT_EPC_2012_1_08.PDF82b133495dd0055a388bf226554076e5MD52LICENSElicense.txttext/plain1748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTCT_EPC_2012_1_08.PDF.txtExtracted texttext/plain99396http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/4/CT_EPC_2012_1_08.PDF.txt31b6250bc7f711898ecc45f92f6657bfMD541/83552020-11-11 12:22:36.808oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8355Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:22:36Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
title Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
spellingShingle Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
Pereira, Luis Gustavo
Engenharia de Produção Civil
Levantamentos de rotas
Logística
Análise por agrupamento - Transporte
Route surveying
Logistics
Cluster analysis - Transportation
title_short Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
title_full Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
title_fullStr Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
title_full_unstemmed Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
title_sort Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”
author Pereira, Luis Gustavo
author_facet Pereira, Luis Gustavo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cândido, Lilian Caroline Xavier
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Guimarães, Thiago André
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luis Gustavo
contributor_str_mv Cândido, Lilian Caroline Xavier
Guimarães, Thiago André
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção Civil
topic Engenharia de Produção Civil
Levantamentos de rotas
Logística
Análise por agrupamento - Transporte
Route surveying
Logistics
Cluster analysis - Transportation
dc.subject.por.fl_str_mv Levantamentos de rotas
Logística
Análise por agrupamento - Transporte
Route surveying
Logistics
Cluster analysis - Transportation
description O Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC) busca determinar um conjunto de rotas para uma frota homogênea de veículos, partindo de um depósito central com destino a um conjunto de clientes que demandam determinado produto. Por ser um dos mais importantes e complexos problemas afetos à logística de distribuição, alternativas heurísticas para o problema são constantemente apresentadas. Nesse sentido, este trabalho endereça a uma abordagem heurística baseada na estratégia “Cluster First Route Second” que consiste primeiramente em agrupar os clientes conforme a demanda para posteriormente construir rotas para os grupos formados. A abordagem emprega Simulação de Monte Carlo em conjunto com o clássico algoritmo de GILLETT e JOHNSON, 1976 para a resolução do problema do agrupamento, enquanto que as rotas para cada grupo são construídas pela heurística do vizinho mais próximo com refinamentos advindos de trocas 2-opt. Empregaram-se ainda técnicas de processamento paralelo para redução do tempo de processamento computacional.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T14:22:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T14:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Luis Gustavo. Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8355
identifier_str_mv PEREIRA, Luis Gustavo. Simulação estocástica e métodos heurísticos paralelizados para a resolução do problema de roteamento de veículos capacitados com base na estratégia “cluster first route second”. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/1/CT_EPC_2012_1_08.PDF.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/2/CT_EPC_2012_1_08.PDF
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8355/4/CT_EPC_2012_1_08.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a0af462097011f0aa3ba05bbe5add8f4
82b133495dd0055a388bf226554076e5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
31b6250bc7f711898ecc45f92f6657bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923247877783552