Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103 |
Resumo: | Acompanha: UEPS Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnética |
id |
UTFPR-12_a89eb5ca2705a83473030e2355d550a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29103 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-19T12:57:18Z2022-07-19T12:57:18Z2022-06-03PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103Acompanha: UEPS Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnéticaO presente trabalho desenvolveu uma proposta educacional a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa UEPS, sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier. A UEPS foi desenvolvida por meio de práticas experimentais envolvendo esses efeitos, cálculos do balanço energético com o efeito Joule e Peltier e demonstração do processo de aquecimento por indução, utilizando um módulo ZVS acoplado a uma bobina. Tendo como base a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho foi verificar o potencial pedagógico de uma UEPS sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier, em duas turmas da terceira série do Ensino Médio, no formato de aula presencial. Adotou-se uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados questionários para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, os quais, ao final das atividades, foram aplicados novamente a fim de identificar uma possível reconciliação integradora acerca do conteúdo. Também foram utilizados mapas conceituais, relatório das aulas práticas e a resolução da situação problema inicial e final. Os resultados evidenciam que o interesse dos alunos pela disciplina aumentou, assim como houve mudanças na visão equivocada de alguns alunos que não viam sentido em estudar Física. Tais educandos passaram a visualizar a mesma no seu cotidiano e afirmar a importância em estudá-la. Dessa forma, foram obtidas muitas evidências de um aprendizado significativo nas turmas de aplicação da UEPS, principalmente a partir dos mapas conceituais, os quais demonstraram uma conscientização dos alunos em relação a utilização consciente dos recursos naturais.The present work developed an educational proposal from a Potentially Significant Teaching Unit UEPS, on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect. The UEPS was developed through experimental practices involving these effects, calculations of the energy balance with the Joule and Peltier effect and demonstration of the induction heating process, using a ZVS module coupled to a coil. Based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, focusing on Science, Technology and Society CTS. In this sense, the objective of our work was to verify the pedagogical potential of a UEPS on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect, in two classes of the third grade of high school, in the classroom format. A qualitative research methodology was adopted and for data collection, questionnaires were used to survey the students' previous knowledge, which, at the end of the activities, were applied again in order to identify a possible integrative reconciliation about the content. Concept maps, reports of practical classes and the resolution of the initial and final problemsituation were also used. The results show that students' interest in the discipline increased, as well as changes in the mistaken view of some students who did not see any sense in studying Physics. Such students began to visualize it in their daily lives and affirm the importance of studying it. In this way, many evidences of significant learning were obtained in the UEPS application classes, mainly from the conceptual maps, which showed an awareness of students in relation to the conscious use of natural resources.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoEnsino - MetodologiaAprendizagem ativaCalorimetriaTeaching - MethodologyActive learningCalorimetryEstudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnéticaStudy of a UEPS on electric energy transformation, using Joule effect, Peltier effect and electromagnetic inductioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoSchiavon, Gilson Juniorhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Duminelli, Geislana Padeti Ferreirahttps://orcid.org/ 0000-0002-7781-6468http://lattes.cnpq.br/5072549386411496Schiavon, Gilson Juniorhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Schwerz, Roseli Constantinohttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/8638021519578975https://orcid.org/0000-0003-0065-1973http://lattes.cnpq.br/6631155003674423Pittner, Viviane Dziubatereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALestudouepsdissipacaoenergia.pdfapplication/pdf3839474http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/1/estudouepsdissipacaoenergia.pdf15744f1a91c4465b3813acfbb3a8344aMD51uepsdissipacaoenergia_produto.pdfapplication/pdf1996169http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/2/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf757fcf6ed4c9bc68dedd17934a8d48a6MD52TEXTestudouepsdissipacaoenergia.pdf.txtestudouepsdissipacaoenergia.pdf.txtExtracted texttext/plain313335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/3/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.txt11930108ae889062e4ce5a71a9ef143cMD53uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txtuepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain121701http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/5/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txt50c0c334dc7291e05667bbe6339dd9a4MD55THUMBNAILestudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgestudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/4/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgd929b83847f86c771f4a46d3c88b4fb0MD54uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpguepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/6/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpg7e09ea851e91f4f77ef4f27854b4885eMD561/291032022-07-20 03:06:18.576oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29103Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-20T06:06:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Study of a UEPS on electric energy transformation, using Joule effect, Peltier effect and electromagnetic induction |
title |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
spellingShingle |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética Pittner, Viviane Dziubate CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Calorimetria Teaching - Methodology Active learning Calorimetry Ensino |
title_short |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
title_full |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
title_fullStr |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
title_full_unstemmed |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
title_sort |
Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética |
author |
Pittner, Viviane Dziubate |
author_facet |
Pittner, Viviane Dziubate |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schiavon, Gilson Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duminelli, Geislana Padeti Ferreira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-7781-6468 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5072549386411496 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Schiavon, Gilson Junior |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Schwerz, Roseli Constantino |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0065-1973 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6631155003674423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pittner, Viviane Dziubate |
contributor_str_mv |
Schiavon, Gilson Junior Batista, Michel Corci Duminelli, Geislana Padeti Ferreira Schiavon, Gilson Junior Batista, Michel Corci Schwerz, Roseli Constantino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Calorimetria Teaching - Methodology Active learning Calorimetry Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Calorimetria Teaching - Methodology Active learning Calorimetry |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: UEPS Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnética |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T12:57:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T12:57:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103 |
identifier_str_mv |
PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/1/estudouepsdissipacaoenergia.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/2/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/3/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/5/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/4/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/6/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15744f1a91c4465b3813acfbb3a8344a 757fcf6ed4c9bc68dedd17934a8d48a6 11930108ae889062e4ce5a71a9ef143c 50c0c334dc7291e05667bbe6339dd9a4 d929b83847f86c771f4a46d3c88b4fb0 7e09ea851e91f4f77ef4f27854b4885e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923250443649024 |