Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pittner, Viviane Dziubate
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103
Resumo: Acompanha: UEPS ­ Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnética
id UTFPR-12_a89eb5ca2705a83473030e2355d550a6
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29103
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-07-19T12:57:18Z2022-07-19T12:57:18Z2022-06-03PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103Acompanha: UEPS ­ Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnéticaO presente trabalho desenvolveu uma proposta educacional a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa ­ UEPS, sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier. A UEPS foi desenvolvida por meio de práticas experimentais envolvendo esses efeitos, cálculos do balanço energético com o efeito Joule e Peltier e demonstração do processo de aquecimento por indução, utilizando um módulo ZVS acoplado a uma bobina. Tendo como base a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade­ CTS. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho foi verificar o potencial pedagógico de uma UEPS sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier, em duas turmas da terceira série do Ensino Médio, no formato de aula presencial. Adotou­-se uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados questionários para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, os quais, ao final das atividades, foram aplicados novamente a fim de identificar uma possível reconciliação integradora acerca do conteúdo. Também foram utilizados mapas conceituais, relatório das aulas práticas e a resolução da situação ­problema inicial e final. Os resultados evidenciam que o interesse dos alunos pela disciplina aumentou, assim como houve mudanças na visão equivocada de alguns alunos que não viam sentido em estudar Física. Tais educandos passaram a visualizar a mesma no seu cotidiano e afirmar a importância em estudá­-la. Dessa forma, foram obtidas muitas evidências de um aprendizado significativo nas turmas de aplicação da UEPS, principalmente a partir dos mapas conceituais, os quais demonstraram uma conscientização dos alunos em relação a utilização consciente dos recursos naturais.The present work developed an educational proposal from a Potentially Significant Teaching Unit ­ UEPS, on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect. The UEPS was developed through experimental practices involving these effects, calculations of the energy balance with the Joule and Peltier effect and demonstration of the induction heating process, using a ZVS module coupled to a coil. Based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, focusing on Science, Technology and Society ­ CTS. In this sense, the objective of our work was to verify the pedagogical potential of a UEPS on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect, in two classes of the third grade of high school, in the classroom format. A qualitative research methodology was adopted and for data collection, questionnaires were used to survey the students' previous knowledge, which, at the end of the activities, were applied again in order to identify a possible integrative reconciliation about the content. Concept maps, reports of practical classes and the resolution of the initial and final problem­situation were also used. The results show that students' interest in the discipline increased, as well as changes in the mistaken view of some students who did not see any sense in studying Physics. Such students began to visualize it in their daily lives and affirm the importance of studying it. In this way, many evidences of significant learning were obtained in the UEPS application classes, mainly from the conceptual maps, which showed an awareness of students in relation to the conscious use of natural resources.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoEnsino - MetodologiaAprendizagem ativaCalorimetriaTeaching - MethodologyActive learningCalorimetryEstudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnéticaStudy of a UEPS on electric energy transformation, using Joule effect, Peltier effect and electromagnetic inductioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoSchiavon, Gilson Juniorhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Duminelli, Geislana Padeti Ferreirahttps://orcid.org/ 0000-0002-7781-6468http://lattes.cnpq.br/5072549386411496Schiavon, Gilson Juniorhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Schwerz, Roseli Constantinohttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/8638021519578975https://orcid.org/0000-0003-0065-1973http://lattes.cnpq.br/6631155003674423Pittner, Viviane Dziubatereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALestudouepsdissipacaoenergia.pdfapplication/pdf3839474http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/1/estudouepsdissipacaoenergia.pdf15744f1a91c4465b3813acfbb3a8344aMD51uepsdissipacaoenergia_produto.pdfapplication/pdf1996169http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/2/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf757fcf6ed4c9bc68dedd17934a8d48a6MD52TEXTestudouepsdissipacaoenergia.pdf.txtestudouepsdissipacaoenergia.pdf.txtExtracted texttext/plain313335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/3/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.txt11930108ae889062e4ce5a71a9ef143cMD53uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txtuepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain121701http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/5/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txt50c0c334dc7291e05667bbe6339dd9a4MD55THUMBNAILestudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgestudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/4/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpgd929b83847f86c771f4a46d3c88b4fb0MD54uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpguepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/6/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpg7e09ea851e91f4f77ef4f27854b4885eMD561/291032022-07-20 03:06:18.576oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29103Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-20T06:06:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study of a UEPS on electric energy transformation, using Joule effect, Peltier effect and electromagnetic induction
title Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
spellingShingle Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
Pittner, Viviane Dziubate
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Calorimetria
Teaching - Methodology
Active learning
Calorimetry
Ensino
title_short Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
title_full Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
title_fullStr Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
title_full_unstemmed Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
title_sort Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética
author Pittner, Viviane Dziubate
author_facet Pittner, Viviane Dziubate
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schiavon, Gilson Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9759363996357582
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Batista, Michel Corci
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duminelli, Geislana Padeti Ferreira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-7781-6468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5072549386411496
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schiavon, Gilson Junior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9759363996357582
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Batista, Michel Corci
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Schwerz, Roseli Constantino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8638021519578975
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0065-1973
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6631155003674423
dc.contributor.author.fl_str_mv Pittner, Viviane Dziubate
contributor_str_mv Schiavon, Gilson Junior
Batista, Michel Corci
Duminelli, Geislana Padeti Ferreira
Schiavon, Gilson Junior
Batista, Michel Corci
Schwerz, Roseli Constantino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Calorimetria
Teaching - Methodology
Active learning
Calorimetry
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Calorimetria
Teaching - Methodology
Active learning
Calorimetry
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: UEPS ­ Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnética
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T12:57:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T12:57:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103
identifier_str_mv PITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/1/estudouepsdissipacaoenergia.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/2/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/3/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/5/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/4/estudouepsdissipacaoenergia.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29103/6/uepsdissipacaoenergia_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15744f1a91c4465b3813acfbb3a8344a
757fcf6ed4c9bc68dedd17934a8d48a6
11930108ae889062e4ce5a71a9ef143c
50c0c334dc7291e05667bbe6339dd9a4
d929b83847f86c771f4a46d3c88b4fb0
7e09ea851e91f4f77ef4f27854b4885e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923250443649024