O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca, Paulo Vitor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27185
Resumo: O tema deste estudo é a prestação de serviços urbanos de infraestrutura nos municípios portugueses e brasileiros de grande porte. Com a redução de recursos e o aumento da demanda, grandes cidades necessitam de instrumentos eficientes de prestação de serviços urbanos para melhorar o nível de atendimento à população. Essa melhoria nos serviços acaba por refletir na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico, além de estar diretamente relacionada com a capacidade das instituições em encontrar as estruturas de governança mais adequadas. Nesse contexto, a utilização da Teoria dos Custos de Transação (TCT), nas suas vertentes econômica e política, parece ser uma lente adequada de pesquisa que busca entender as formas como os serviços públicos são prestados. Diversos estudos empíricos ao redor do mundo foram desenvolvidos para entender como as estruturas de governança (hierarquia, mercado e redes) podem ser explicadas com base na TCT. No entanto, não foram encontrados, para a realidade brasileira, de forma sintética e organizada, estudos neste sentido. Por outro lado, Portugal tem desenvolvido estudos nesta área, porém, com o processo dinâmico em que a prestação de serviços públicos ocorre, se torna interessante atualizar tais estudos de forma a ampliar a base de dados existente. O objetivo do presente estudo foi construir um panorama das opções de prestação de dez serviços urbanos de infraestrutura, nos municípios de grande porte do Brasil e de Portugal, e verificar se os parâmetros da TCT podem ser aplicados para justificar a organização desses serviços em ambos os países. Decidiu-se pela realização de uma abordagem quantitativa e tratamento estatístico, dos dados que foram obtidos por meio de questionários enviados aos municípios selecionados e coleta de informações nos portais oficiais destes municípios e em outros órgãos oficiais. Os resultados demonstraram que, enquanto no Brasil a opção é majoritariamente por estruturas de mercado, em Portugal a preferência é por hierarquias, conforme já demonstrado em outros estudos. A TCT, do ponto de vista econômico, apresentou resultados estatísticos inconclusivos, no entanto, verificou-se que existência de avaliação dos serviços, como parâmetro de mensuração, conduz à externalização no caso do Brasil. Em relação aos custos de transação políticos, verificou-se que a economia de escala, saúde financeira deficitária, cobrança direta dos serviços e a elevada densidade demográfica condizem com a tendência de externalização no contexto brasileiro, mas não no contexto português. Os ciclos eleitorais não são capazes de alterar as formas de prestação dos serviços urbanos de infraestrutura, possivelmente porque estes serviços possuem caráter técnico. A estabilidade administrativa não foi identificada como um fator que influencia na tomada de decisão das estruturas de governança.
id UTFPR-12_aa0e66bfa89e174a3fe907e2f0b282fc
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27185
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-02-17T23:33:49Z2022-02-17T23:33:49Z2021-09-06LUCCA, Paulo Vitor. O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses. 2021. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27185O tema deste estudo é a prestação de serviços urbanos de infraestrutura nos municípios portugueses e brasileiros de grande porte. Com a redução de recursos e o aumento da demanda, grandes cidades necessitam de instrumentos eficientes de prestação de serviços urbanos para melhorar o nível de atendimento à população. Essa melhoria nos serviços acaba por refletir na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico, além de estar diretamente relacionada com a capacidade das instituições em encontrar as estruturas de governança mais adequadas. Nesse contexto, a utilização da Teoria dos Custos de Transação (TCT), nas suas vertentes econômica e política, parece ser uma lente adequada de pesquisa que busca entender as formas como os serviços públicos são prestados. Diversos estudos empíricos ao redor do mundo foram desenvolvidos para entender como as estruturas de governança (hierarquia, mercado e redes) podem ser explicadas com base na TCT. No entanto, não foram encontrados, para a realidade brasileira, de forma sintética e organizada, estudos neste sentido. Por outro lado, Portugal tem desenvolvido estudos nesta área, porém, com o processo dinâmico em que a prestação de serviços públicos ocorre, se torna interessante atualizar tais estudos de forma a ampliar a base de dados existente. O objetivo do presente estudo foi construir um panorama das opções de prestação de dez serviços urbanos de infraestrutura, nos municípios de grande porte do Brasil e de Portugal, e verificar se os parâmetros da TCT podem ser aplicados para justificar a organização desses serviços em ambos os países. Decidiu-se pela realização de uma abordagem quantitativa e tratamento estatístico, dos dados que foram obtidos por meio de questionários enviados aos municípios selecionados e coleta de informações nos portais oficiais destes municípios e em outros órgãos oficiais. Os resultados demonstraram que, enquanto no Brasil a opção é majoritariamente por estruturas de mercado, em Portugal a preferência é por hierarquias, conforme já demonstrado em outros estudos. A TCT, do ponto de vista econômico, apresentou resultados estatísticos inconclusivos, no entanto, verificou-se que existência de avaliação dos serviços, como parâmetro de mensuração, conduz à externalização no caso do Brasil. Em relação aos custos de transação políticos, verificou-se que a economia de escala, saúde financeira deficitária, cobrança direta dos serviços e a elevada densidade demográfica condizem com a tendência de externalização no contexto brasileiro, mas não no contexto português. Os ciclos eleitorais não são capazes de alterar as formas de prestação dos serviços urbanos de infraestrutura, possivelmente porque estes serviços possuem caráter técnico. A estabilidade administrativa não foi identificada como um fator que influencia na tomada de decisão das estruturas de governança.The theme of this study is the delivery of urban infrastructure services in large Portuguese and Brazilian municipalities. With the reduction of resources and the increase in demand, large cities need efficient instruments to provide urban services to improve the level of service provided to the population. This improvement in services ends up reflecting on the quality of life and economic development, in addition to being directly related to the capacity of institutions to find the most adequate governance structures. In this context, the use of Transaction Cost Theory (TCT), in its economic and political aspects, seems to be an appropriate lens for research that seeks to understand the ways in which public services are provided. Several empirical studies around the world have been developed to understand how governance structures (hierarchy, market and networks) can be explained based on TCT. However, for the Brazilian reality, studies in this sense were not found in a synthetic and organized way. On the other hand, Portugal has developed studies in this area, however, with the dynamic process in which the provision of public services takes place, it becomes interesting to update such studies in order to expand the existing database. The aim of this study was to build an overview of the options for providing ten urban infrastructure services in large municipalities in Brazil and Portugal, and verify if the TCT parameters can be applied to justify the organization of these services in both countries. It was considered a quantitative approach and statistical treatment, in which data were obtained through questionnaires sent to selected municipalities and collection of information on the official portals of the municipalities and other official bodies. The results showed that, while in Brazil the option is mostly for market structures, in Portugal the preference is for hierarchies, as found in other studies. The TCT, from an economic point of view, presented inconclusive statistical results, however, it was found that the existence of evaluation of services, as a measurement parameter, leads to externalization in the case of Brazil. In relation to political transaction costs, it was found that the economy of scale, poor financial health, direct charging for services and the high population density are consistent with the trend of externalization in the Brazilian, but not in the Portuguese context. Electoral cycles are not able to change the ways in which urban infrastructure services are provided, possibly because these services are technical in nature. Administrative stability was not identified as a factor influencing decision-making on governance structures.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança PúblicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALPlanejamento Urbano e RegionalServiços municipais - Custos - BrasilServiços municipais - Custos - PortugalInfraestrutura (Economia)Administração municipalMunicipal services - Costs - BrasilMunicipal services - Costs - PortugalInfrastructure (Economics)Municipal governmentO papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portuguesesThe role of transaction costs in the provision of urban infrastructure services: an overview of brazilian and portuguese municipalitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGuimaraes, Inacio Andruskihttps://orcid.org/ 0000-0002-4528-9165http://lattes.cnpq.br/0853920709013375Costa, Claudia Cristina SilvaOliveira, Antonio Goncalves dehttps://orcid.org/0000-0002-4191-9406http://lattes.cnpq.br/1924420693381374Costa, Claudia Cristina Silva.Guimaraes, Inacio Andruskihttps://orcid.org/ 0000-0002-4528-9165http://lattes.cnpq.br/0853920709013375Ribeiro, Sergio Antoniohttps://orcid.org/0000-0001-8861-6480http://lattes.cnpq.br/0223639377489867Lucca, Paulo Vitorreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALcustostransacaoservicosurbanos.pdfapplication/pdf2544156http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/1/custostransacaoservicosurbanos.pdf03ef060e2e9465e5f1475b342f973bebMD51TEXTcustostransacaoservicosurbanos.pdf.txtcustostransacaoservicosurbanos.pdf.txtExtracted texttext/plain249152http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/4/custostransacaoservicosurbanos.pdf.txt6a15b08f458a17bde7d240bcf84c9645MD54THUMBNAILcustostransacaoservicosurbanos.pdf.jpgcustostransacaoservicosurbanos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/5/custostransacaoservicosurbanos.pdf.jpg206b9c2a301d3f9734fd97fda70d193bMD551/271852022-02-18 04:05:55.746oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-18T06:05:55Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The role of transaction costs in the provision of urban infrastructure services: an overview of brazilian and portuguese municipalities
title O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
spellingShingle O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
Lucca, Paulo Vitor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Serviços municipais - Custos - Brasil
Serviços municipais - Custos - Portugal
Infraestrutura (Economia)
Administração municipal
Municipal services - Costs - Brasil
Municipal services - Costs - Portugal
Infrastructure (Economics)
Municipal government
Planejamento Urbano e Regional
title_short O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
title_full O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
title_fullStr O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
title_full_unstemmed O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
title_sort O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses
author Lucca, Paulo Vitor
author_facet Lucca, Paulo Vitor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimaraes, Inacio Andruski
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-4528-9165
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0853920709013375
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Claudia Cristina Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Antonio Goncalves de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4191-9406
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1924420693381374
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Claudia Cristina Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv .
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Guimaraes, Inacio Andruski
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-4528-9165
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0853920709013375
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ribeiro, Sergio Antonio
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8861-6480
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0223639377489867
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Paulo Vitor
contributor_str_mv Guimaraes, Inacio Andruski
Costa, Claudia Cristina Silva
Oliveira, Antonio Goncalves de
Costa, Claudia Cristina Silva
Guimaraes, Inacio Andruski
Ribeiro, Sergio Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Serviços municipais - Custos - Brasil
Serviços municipais - Custos - Portugal
Infraestrutura (Economia)
Administração municipal
Municipal services - Costs - Brasil
Municipal services - Costs - Portugal
Infrastructure (Economics)
Municipal government
Planejamento Urbano e Regional
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços municipais - Custos - Brasil
Serviços municipais - Custos - Portugal
Infraestrutura (Economia)
Administração municipal
Municipal services - Costs - Brasil
Municipal services - Costs - Portugal
Infrastructure (Economics)
Municipal government
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Planejamento Urbano e Regional
description O tema deste estudo é a prestação de serviços urbanos de infraestrutura nos municípios portugueses e brasileiros de grande porte. Com a redução de recursos e o aumento da demanda, grandes cidades necessitam de instrumentos eficientes de prestação de serviços urbanos para melhorar o nível de atendimento à população. Essa melhoria nos serviços acaba por refletir na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico, além de estar diretamente relacionada com a capacidade das instituições em encontrar as estruturas de governança mais adequadas. Nesse contexto, a utilização da Teoria dos Custos de Transação (TCT), nas suas vertentes econômica e política, parece ser uma lente adequada de pesquisa que busca entender as formas como os serviços públicos são prestados. Diversos estudos empíricos ao redor do mundo foram desenvolvidos para entender como as estruturas de governança (hierarquia, mercado e redes) podem ser explicadas com base na TCT. No entanto, não foram encontrados, para a realidade brasileira, de forma sintética e organizada, estudos neste sentido. Por outro lado, Portugal tem desenvolvido estudos nesta área, porém, com o processo dinâmico em que a prestação de serviços públicos ocorre, se torna interessante atualizar tais estudos de forma a ampliar a base de dados existente. O objetivo do presente estudo foi construir um panorama das opções de prestação de dez serviços urbanos de infraestrutura, nos municípios de grande porte do Brasil e de Portugal, e verificar se os parâmetros da TCT podem ser aplicados para justificar a organização desses serviços em ambos os países. Decidiu-se pela realização de uma abordagem quantitativa e tratamento estatístico, dos dados que foram obtidos por meio de questionários enviados aos municípios selecionados e coleta de informações nos portais oficiais destes municípios e em outros órgãos oficiais. Os resultados demonstraram que, enquanto no Brasil a opção é majoritariamente por estruturas de mercado, em Portugal a preferência é por hierarquias, conforme já demonstrado em outros estudos. A TCT, do ponto de vista econômico, apresentou resultados estatísticos inconclusivos, no entanto, verificou-se que existência de avaliação dos serviços, como parâmetro de mensuração, conduz à externalização no caso do Brasil. Em relação aos custos de transação políticos, verificou-se que a economia de escala, saúde financeira deficitária, cobrança direta dos serviços e a elevada densidade demográfica condizem com a tendência de externalização no contexto brasileiro, mas não no contexto português. Os ciclos eleitorais não são capazes de alterar as formas de prestação dos serviços urbanos de infraestrutura, possivelmente porque estes serviços possuem caráter técnico. A estabilidade administrativa não foi identificada como um fator que influencia na tomada de decisão das estruturas de governança.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-17T23:33:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-17T23:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCCA, Paulo Vitor. O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses. 2021. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27185
identifier_str_mv LUCCA, Paulo Vitor. O papel dos custos de transação na prestação dos serviços urbanos de infraestrutura: um panorama dos municípios brasileiros e portugueses. 2021. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/1/custostransacaoservicosurbanos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/4/custostransacaoservicosurbanos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27185/5/custostransacaoservicosurbanos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
03ef060e2e9465e5f1475b342f973beb
6a15b08f458a17bde7d240bcf84c9645
206b9c2a301d3f9734fd97fda70d193b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922980287479808