Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudencio, Alex
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15955
Resumo: Os jogos eletrônicos estão sempre buscando uma maneira de inovar e se diferenciar no mercado, de maneira que atraia a atenção do jogador, seja com histórias mais elaboradas, ou um gráfico realista e em alta definição. Porém existe uma parte que nem sempre é percebida, a alteração do comportamento do jogo de acordo com as ações do jogador. Isso possibilita uma excelente maneira de deixar o jogo diferente, de forma que, sempre que for jogado novamente uma mesma fase, o jogo reaja de maneira diferente trazendo um novo desafio ao jogador. Uma maneira de realizar essa diferenciação é através do ajuste dinâmico de dificuldade, onde o jogo de adapta a cada jogador reagindo de maneira adequada ao grau de habilidade do mesmo. Esse projeto apresenta uma pesquisa sobre algumas dessas técnicas utilizadas para o ajuste dinâmico de dificuldade, onde algumas foram escolhidas e aplicadas em um jogo desenvolvido para a plataforma android. Buscando sempre um ajuste dinâmico de dificuldade de forma transparente ao jogador, onde se consiga atingir um estado de fluxo deixando o jogador satisfeito com os desafios propostos pelo jogo. O jogo apresentado possui o objetivo simples de adquirir o maior número de pontos possíveis por derrotar seus inimigos, antes de ser derrotado. O jogador controla um avião e deve atingir seus adversários, porém deve tomar cuidado e desviar dos projéteis inimigos. O ajuste foi aplicado no número de inimigos simultâneos que aparecem no cenário, de forma que o jogo apresente um desafio constante, mas que condiz com as habilidades do jogador.
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Uma maneira de realizar essa diferenciação é através do ajuste dinâmico de dificuldade, onde o jogo de adapta a cada jogador reagindo de maneira adequada ao grau de habilidade do mesmo. Esse projeto apresenta uma pesquisa sobre algumas dessas técnicas utilizadas para o ajuste dinâmico de dificuldade, onde algumas foram escolhidas e aplicadas em um jogo desenvolvido para a plataforma android. Buscando sempre um ajuste dinâmico de dificuldade de forma transparente ao jogador, onde se consiga atingir um estado de fluxo deixando o jogador satisfeito com os desafios propostos pelo jogo. O jogo apresentado possui o objetivo simples de adquirir o maior número de pontos possíveis por derrotar seus inimigos, antes de ser derrotado. O jogador controla um avião e deve atingir seus adversários, porém deve tomar cuidado e desviar dos projéteis inimigos. O ajuste foi aplicado no número de inimigos simultâneos que aparecem no cenário, de forma que o jogo apresente um desafio constante, mas que condiz com as habilidades do jogador.Electronic games are always looking for a way to innovate and differentiate themselves in the marketplace, in ways that appeal to the player, whether with more elaborate stories or a realistic, high-definition graphics. However there is a part that is not always perceived, changing the behavior of the game according to the actions of the player. This allows a great way to leave the game different, so that whenever the same phase is played again, the game react differently bringing a new challenge to the player. One way to accomplish this differentiation is through the dynamic adjustment of difficulty, where the game adapts to each player reacting appropriately to the skill's level of the same. This project presents a research on some of these techniques used for the dynamic adjustment of difficulty, where some were chosen and applied in a game developed for the android platform. Always seeking a dynamic adjustment of difficulty in a transparent way to the player, where it can reach a state of flux leaving the player satisfied with the challenges proposed by the game. The game presented has the simple goal of acquiring as many points as possible by defeating your enemies before being defeated. The player controls an airplane and must hit his opponents, but he must take care and divert the enemy projectiles. The adjustment was applied to the number of simultaneous enemies that appear on the scene, so that the game presents a constant challenge but that matches the player's abilities.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos eletrônicosJogos para computadorAndroid (Recurso eletrônico)Electronic gamesComputer gamesAndroid (Electronic resource)Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmicoDevelopment of game with dynamic difficulty balancinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaKoscianski, AndréKoscianski, AndréForonda, AugustoKossoski, ClaytonGaudencio, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COCIC_2017_2_09.pdfapplication/pdf404476http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/1/PG_COCIC_2017_2_09.pdfaea3503b51a0ca8f8097fed161416afcMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COCIC_2017_2_09.pdf.txtExtracted texttext/plain46633http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/3/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.txtbafaf70050f3720f655e40a4706707f7MD53THUMBNAILPG_COCIC_2017_2_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/4/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.jpga3066c73c67f202aeb4e898dfa3c3b8dMD541/159552020-11-19 16:23:46.145oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15955TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:23:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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