Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudencio, Alex
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15955
Resumo: Os jogos eletrônicos estão sempre buscando uma maneira de inovar e se diferenciar no mercado, de maneira que atraia a atenção do jogador, seja com histórias mais elaboradas, ou um gráfico realista e em alta definição. Porém existe uma parte que nem sempre é percebida, a alteração do comportamento do jogo de acordo com as ações do jogador. Isso possibilita uma excelente maneira de deixar o jogo diferente, de forma que, sempre que for jogado novamente uma mesma fase, o jogo reaja de maneira diferente trazendo um novo desafio ao jogador. Uma maneira de realizar essa diferenciação é através do ajuste dinâmico de dificuldade, onde o jogo de adapta a cada jogador reagindo de maneira adequada ao grau de habilidade do mesmo. Esse projeto apresenta uma pesquisa sobre algumas dessas técnicas utilizadas para o ajuste dinâmico de dificuldade, onde algumas foram escolhidas e aplicadas em um jogo desenvolvido para a plataforma android. Buscando sempre um ajuste dinâmico de dificuldade de forma transparente ao jogador, onde se consiga atingir um estado de fluxo deixando o jogador satisfeito com os desafios propostos pelo jogo. O jogo apresentado possui o objetivo simples de adquirir o maior número de pontos possíveis por derrotar seus inimigos, antes de ser derrotado. O jogador controla um avião e deve atingir seus adversários, porém deve tomar cuidado e desviar dos projéteis inimigos. O ajuste foi aplicado no número de inimigos simultâneos que aparecem no cenário, de forma que o jogo apresente um desafio constante, mas que condiz com as habilidades do jogador.
id UTFPR-12_ae0d0ae14f0b905a1cbfff6ed79e6d13
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15955
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T18:23:46Z2020-11-19T18:23:46Z2017-12-06GAUDENCIO, Alex. Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15955Os jogos eletrônicos estão sempre buscando uma maneira de inovar e se diferenciar no mercado, de maneira que atraia a atenção do jogador, seja com histórias mais elaboradas, ou um gráfico realista e em alta definição. Porém existe uma parte que nem sempre é percebida, a alteração do comportamento do jogo de acordo com as ações do jogador. Isso possibilita uma excelente maneira de deixar o jogo diferente, de forma que, sempre que for jogado novamente uma mesma fase, o jogo reaja de maneira diferente trazendo um novo desafio ao jogador. Uma maneira de realizar essa diferenciação é através do ajuste dinâmico de dificuldade, onde o jogo de adapta a cada jogador reagindo de maneira adequada ao grau de habilidade do mesmo. Esse projeto apresenta uma pesquisa sobre algumas dessas técnicas utilizadas para o ajuste dinâmico de dificuldade, onde algumas foram escolhidas e aplicadas em um jogo desenvolvido para a plataforma android. Buscando sempre um ajuste dinâmico de dificuldade de forma transparente ao jogador, onde se consiga atingir um estado de fluxo deixando o jogador satisfeito com os desafios propostos pelo jogo. O jogo apresentado possui o objetivo simples de adquirir o maior número de pontos possíveis por derrotar seus inimigos, antes de ser derrotado. O jogador controla um avião e deve atingir seus adversários, porém deve tomar cuidado e desviar dos projéteis inimigos. O ajuste foi aplicado no número de inimigos simultâneos que aparecem no cenário, de forma que o jogo apresente um desafio constante, mas que condiz com as habilidades do jogador.Electronic games are always looking for a way to innovate and differentiate themselves in the marketplace, in ways that appeal to the player, whether with more elaborate stories or a realistic, high-definition graphics. However there is a part that is not always perceived, changing the behavior of the game according to the actions of the player. This allows a great way to leave the game different, so that whenever the same phase is played again, the game react differently bringing a new challenge to the player. One way to accomplish this differentiation is through the dynamic adjustment of difficulty, where the game adapts to each player reacting appropriately to the skill's level of the same. This project presents a research on some of these techniques used for the dynamic adjustment of difficulty, where some were chosen and applied in a game developed for the android platform. Always seeking a dynamic adjustment of difficulty in a transparent way to the player, where it can reach a state of flux leaving the player satisfied with the challenges proposed by the game. The game presented has the simple goal of acquiring as many points as possible by defeating your enemies before being defeated. The player controls an airplane and must hit his opponents, but he must take care and divert the enemy projectiles. The adjustment was applied to the number of simultaneous enemies that appear on the scene, so that the game presents a constant challenge but that matches the player's abilities.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos eletrônicosJogos para computadorAndroid (Recurso eletrônico)Electronic gamesComputer gamesAndroid (Electronic resource)Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmicoDevelopment of game with dynamic difficulty balancinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaKoscianski, AndréKoscianski, AndréForonda, AugustoKossoski, ClaytonGaudencio, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COCIC_2017_2_09.pdfapplication/pdf404476http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/1/PG_COCIC_2017_2_09.pdfaea3503b51a0ca8f8097fed161416afcMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COCIC_2017_2_09.pdf.txtExtracted texttext/plain46633http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/3/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.txtbafaf70050f3720f655e40a4706707f7MD53THUMBNAILPG_COCIC_2017_2_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/4/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.jpga3066c73c67f202aeb4e898dfa3c3b8dMD541/159552020-11-19 16:23:46.145oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:23:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development of game with dynamic difficulty balancing
title Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
spellingShingle Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
Gaudencio, Alex
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos
Jogos para computador
Android (Recurso eletrônico)
Electronic games
Computer games
Android (Electronic resource)
title_short Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
title_full Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
title_fullStr Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
title_sort Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico
author Gaudencio, Alex
author_facet Gaudencio, Alex
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koscianski, André
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Koscianski, André
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Foronda, Augusto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Kossoski, Clayton
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudencio, Alex
contributor_str_mv Koscianski, André
Koscianski, André
Foronda, Augusto
Kossoski, Clayton
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos
Jogos para computador
Android (Recurso eletrônico)
Electronic games
Computer games
Android (Electronic resource)
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Jogos para computador
Android (Recurso eletrônico)
Electronic games
Computer games
Android (Electronic resource)
description Os jogos eletrônicos estão sempre buscando uma maneira de inovar e se diferenciar no mercado, de maneira que atraia a atenção do jogador, seja com histórias mais elaboradas, ou um gráfico realista e em alta definição. Porém existe uma parte que nem sempre é percebida, a alteração do comportamento do jogo de acordo com as ações do jogador. Isso possibilita uma excelente maneira de deixar o jogo diferente, de forma que, sempre que for jogado novamente uma mesma fase, o jogo reaja de maneira diferente trazendo um novo desafio ao jogador. Uma maneira de realizar essa diferenciação é através do ajuste dinâmico de dificuldade, onde o jogo de adapta a cada jogador reagindo de maneira adequada ao grau de habilidade do mesmo. Esse projeto apresenta uma pesquisa sobre algumas dessas técnicas utilizadas para o ajuste dinâmico de dificuldade, onde algumas foram escolhidas e aplicadas em um jogo desenvolvido para a plataforma android. Buscando sempre um ajuste dinâmico de dificuldade de forma transparente ao jogador, onde se consiga atingir um estado de fluxo deixando o jogador satisfeito com os desafios propostos pelo jogo. O jogo apresentado possui o objetivo simples de adquirir o maior número de pontos possíveis por derrotar seus inimigos, antes de ser derrotado. O jogador controla um avião e deve atingir seus adversários, porém deve tomar cuidado e desviar dos projéteis inimigos. O ajuste foi aplicado no número de inimigos simultâneos que aparecem no cenário, de forma que o jogo apresente um desafio constante, mas que condiz com as habilidades do jogador.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T18:23:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T18:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GAUDENCIO, Alex. Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15955
identifier_str_mv GAUDENCIO, Alex. Desenvolvimento de jogo com balanceamento de dificuldade dinâmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/1/PG_COCIC_2017_2_09.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/3/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15955/4/PG_COCIC_2017_2_09.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aea3503b51a0ca8f8097fed161416afc
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
bafaf70050f3720f655e40a4706707f7
a3066c73c67f202aeb4e898dfa3c3b8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043856581066752