Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Giovanni Lucas Jardim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998
Resumo: Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas.
id UTFPR-12_b21b873505792b98f9c91bb46f1623b8
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12998
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T14:03:27Z2020-11-16T14:03:27Z2019-11-12COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas.The objective of this work was to understand the public perception of the MedianeiraPR region about the UTFPR, with the reduction of the students entrance in the UTFPR campus Medianeira, it was understood that it was necessary to explore and understand the what the public knows about the university, a structured interview was conducted in Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu and Serranópolis, where questions were asked about the nature of the university, courses, projects, media, everything what the university involves and how it gets to the public. Percentages of answers to each question were presented, as well as suggestions from the population to the university. After analyzing the results, it is concluded that the interviewed population does not really know the university, not knowing how to answer some questions correctly, and not knowing what is done inside the university and informing which media are the most effective and what type. Of information these people receive and what they expect from the university. The institution needs attention to how its activities reach the public and how best to make this information reach as many people as possible.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOComunidade e universidadeUniversidades e faculdades – AvaliaçãoMídia (Publicidade) – PlanejamentoCommunity and collegeUniversities and colleges - EvaluationAdvertising media planningMarketing educacional: a imagem da UTFPR – MDEducational marketing: the image of UTFPR – MDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBecker, MarcioBecker, MarcioWrasse, Carlos LaercioBerghauser, Neron Alipio CortesCosta, Giovanni Lucas Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALmarketingeducacionalimagemutfpr.pdfapplication/pdf851367http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/2/marketingeducacionalimagemutfpr.pdfc733591b9da0237f8710fa3ff13e82feMD52TEXTmarketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txtExtracted texttext/plain93035http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/3/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txt30677b64414790b7452bdd748fdc48c1MD53THUMBNAILmarketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/4/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpg185432236163971893c236ddda45d96bMD541/129982020-11-16 12:03:27.5oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:03:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Educational marketing: the image of UTFPR – MD
title Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
spellingShingle Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
Costa, Giovanni Lucas Jardim
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Comunidade e universidade
Universidades e faculdades – Avaliação
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Community and college
Universities and colleges - Evaluation
Advertising media planning
title_short Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
title_full Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
title_fullStr Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
title_full_unstemmed Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
title_sort Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
author Costa, Giovanni Lucas Jardim
author_facet Costa, Giovanni Lucas Jardim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Marcio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Becker, Marcio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Giovanni Lucas Jardim
contributor_str_mv Becker, Marcio
Becker, Marcio
Wrasse, Carlos Laercio
Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Comunidade e universidade
Universidades e faculdades – Avaliação
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Community and college
Universities and colleges - Evaluation
Advertising media planning
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade e universidade
Universidades e faculdades – Avaliação
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Community and college
Universities and colleges - Evaluation
Advertising media planning
description Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T14:03:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T14:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998
identifier_str_mv COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/2/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/3/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/4/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
c733591b9da0237f8710fa3ff13e82fe
30677b64414790b7452bdd748fdc48c1
185432236163971893c236ddda45d96b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923002846543872