Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998 |
Resumo: | Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas. |
id |
UTFPR-12_b21b873505792b98f9c91bb46f1623b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12998 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T14:03:27Z2020-11-16T14:03:27Z2019-11-12COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas.The objective of this work was to understand the public perception of the MedianeiraPR region about the UTFPR, with the reduction of the students entrance in the UTFPR campus Medianeira, it was understood that it was necessary to explore and understand the what the public knows about the university, a structured interview was conducted in Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu and Serranópolis, where questions were asked about the nature of the university, courses, projects, media, everything what the university involves and how it gets to the public. Percentages of answers to each question were presented, as well as suggestions from the population to the university. After analyzing the results, it is concluded that the interviewed population does not really know the university, not knowing how to answer some questions correctly, and not knowing what is done inside the university and informing which media are the most effective and what type. Of information these people receive and what they expect from the university. The institution needs attention to how its activities reach the public and how best to make this information reach as many people as possible.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOComunidade e universidadeUniversidades e faculdades – AvaliaçãoMídia (Publicidade) – PlanejamentoCommunity and collegeUniversities and colleges - EvaluationAdvertising media planningMarketing educacional: a imagem da UTFPR – MDEducational marketing: the image of UTFPR – MDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBecker, MarcioBecker, MarcioWrasse, Carlos LaercioBerghauser, Neron Alipio CortesCosta, Giovanni Lucas Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALmarketingeducacionalimagemutfpr.pdfapplication/pdf851367http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/2/marketingeducacionalimagemutfpr.pdfc733591b9da0237f8710fa3ff13e82feMD52TEXTmarketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txtExtracted texttext/plain93035http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/3/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txt30677b64414790b7452bdd748fdc48c1MD53THUMBNAILmarketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/4/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpg185432236163971893c236ddda45d96bMD541/129982020-11-16 12:03:27.5oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12998TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:03:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Educational marketing: the image of UTFPR – MD |
title |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
spellingShingle |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD Costa, Giovanni Lucas Jardim CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Comunidade e universidade Universidades e faculdades – Avaliação Mídia (Publicidade) – Planejamento Community and college Universities and colleges - Evaluation Advertising media planning |
title_short |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
title_full |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
title_fullStr |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
title_full_unstemmed |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
title_sort |
Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD |
author |
Costa, Giovanni Lucas Jardim |
author_facet |
Costa, Giovanni Lucas Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Marcio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Becker, Marcio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wrasse, Carlos Laercio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Giovanni Lucas Jardim |
contributor_str_mv |
Becker, Marcio Becker, Marcio Wrasse, Carlos Laercio Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Comunidade e universidade Universidades e faculdades – Avaliação Mídia (Publicidade) – Planejamento Community and college Universities and colleges - Evaluation Advertising media planning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade e universidade Universidades e faculdades – Avaliação Mídia (Publicidade) – Planejamento Community and college Universities and colleges - Evaluation Advertising media planning |
description |
Este trabalho teve como temática entender a real percepção do público da região de Medianeira-PR sobre a UTFPR, com a redução da entrada de alunos na UTFPR campus Medianeira, entendeu-se que era necessário explorar e entender o que o público conhece relacionado à universidade, para isso foi realizado uma entrevista estruturada, em Medianeira, Matelândia, Missal, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis, onde foram feitas perguntas sobre a natureza da universidade, cursos, projetos, meios de comunicação, tudo o que envolve a universidade e como isso chega ao público. Foram apresentados os percentuais de respostas para cada pergunta, além de sugestões da população para a universidade. Após análise dos resultados, concluiu-se que a população entrevistada não conhece de fato a universidade, não sabendo responder de maneira correta, algumas questões, e desconhecendo o que é feito dentro da universidade e informando quais meios de comunicação são os mais eficazes e que tipo de informação essas pessoas recebem e o que esperam da universidade. É importante uma grande atenção da instituição a como as atividades exercidas pela universidade chegam ao público e qual a melhor maneira de fazer essas informações atingirem a maior quantidade possível de pessoas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T14:03:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T14:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998 |
identifier_str_mv |
COSTA, Giovanni Lucas Jardim. Marketing educacional: a imagem da UTFPR – MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/2/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/3/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12998/4/marketingeducacionalimagemutfpr.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b c733591b9da0237f8710fa3ff13e82fe 30677b64414790b7452bdd748fdc48c1 185432236163971893c236ddda45d96b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923002846543872 |